TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SEGMENTAÇÃO PSICOGRÁFICA

Por:   •  30/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

MICHELE HERNANDEZ

SEGMENTAÇÃO PSICOGRÁFICA


MICHELE HERNANDEZ

SEGMENTAÇÃO PSICOGRÁFICA

Trabalho solicitado na disciplina de Marketing, no curso de secretariado, turma manhã terceiro semestre Prof. Me. Tânia  


Conteúdo        

SEGMENTAÇÃO PSICOGRÁFICA:        4

Introdução:        4

Autoconceito:        4

Personalidade:        4

Valores:        5

Estilo de Vida:        5

Atividades:        5

Opiniões Pessoais:        6

        

SEGMENTAÇÃO PSICOGRÁFICA:

Introdução:

Esta dissertação trata de uma das formas de segmentação de mercado mais recentes no campo do consumidor individual: a segmentação psicográfica. Propõe-se, aqui, a classificação e a identificação de perfis como: autoconceito, personalidade, valores, estilo de vida, atividades, interesses e opiniões pessoais.

Autoconceito:

Quem sou eu? Como consumidora, diria que sou muito modesta. Por pertencer a classe c, possuo um perfil muito econômico. Por morar sozinha, minhas compras em supermercados sempre são as ofertas da semana. Evito estocar alimentos porque considero um grande desperdício. Roupas, acessórios, geralmente as compro em liquidações ou fora de temporada, raramente compro algo que não tenho certeza que realmente vou usar. Definitivamente, não vejo relação entre o meu perfil econômico e falta de autoestima.

Personalidade:

      Baseada nas teorias: psicanalítica, a sociopsicológica e fator traço, afirmo o meu perfil como consumidora:

       “No passado, deixava-me influenciar por propagandas, “ofertas imperdíveis”, o que é um comportamento comum para um jovem de hoje, em uma sociedade de consumo, isso até me endividar no cartão de crédito e ver qual era a porcentagem de juros que iria pagar para o banco.

       Pois bem, minhas compras supérfluas trouxeram-me uma incrível dor de cabeça, e a minha personalidade hoje, devido a meu comportamento no passado, o meu ego está “autoprogramado” para não se deixar seduzir facilmente. O que não quer dizer que eu não usufrua do dinheiro que recebo. Muitas vezes me dou de presente um perfume do Boticário ou qualquer outra marca ou fragrância que me agrade. Invisto em cosméticos acessíveis porem, consagrados, pois é necessário investir em tais cuidados. Gosto de me “mimar” mas com o devido cuidado para não gastar demais.

Valores:

Além dos fatores preço e economia (como citados exaustivamente), outro valor e fator decisivo na decisão de compra é saber se ele é um produto “saudável” ou, no mínimo, “confiável”. Gosto muito de saber se é um produto com registro na Anvisa, se agride o meio ambiente, se é testado em animais... Acredito também que, o ser humano não foi preparado para o uso de tanta química e procuro ingerir produtos sem conservantes. O meu principal valor é cuidar, sempre de minha saúde.

Estilo de Vida:

Meu estilo é bem simples. Meu principal lazer é a internet. Esportes, pretendo voltar á natação e fazer academia. Meu entretenimento favorito são as baladas e shows de rock, geralmente nas noites de sábado. Minha categoria profissional exige um pouco mais de sofisticação, sobretudo no vestuário. Futuramente, pretendo explorar mais esse lado, investindo um pouco mais em roupas adequadas. Minhas viagens, geralmente são econômicas para o litoral ou outra cidade deste estado. Futuramente, pretendo fazer uma viagem internacional para fins profissionais (intercâmbio cultural).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (107.7 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com