TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Segredo De Luísa

Artigos Científicos: O Segredo De Luísa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2013  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  1.003 Visualizações

Página 1 de 3

O Segredo de Luísa

O livro trabalhado nesta resenha é “O Segredo de Luísa”, que faz parte dar exigências da disciplina ADM 392 – Identificação e Viabilização de Oportunidades de Negócios, que tem o foco nas atividades empreendedoras e suas teorias.

O livro retrata a história de Luísa, uma estudante infeliz com o curso de odontologia e com enorme vontade de empreender. É assim que a personagem começa uma jornada em busca de seu sonho: Goiabadas Maria Amália Ltda – GMA. O autor usa personagens “fictícios” para o leitor entender a jornada de um empreendedor, que tem somente um sonho em mente, mas não tem conhecimento suficiente para montar um negócio de sucesso. A partir da leitura Luísa vai descobrindo a importância de fazer um Plano de Negócios para iniciar sua empresa de goiabadas.

O autor utiliza a linguagem de Romance para retratar a história da estudante de odontologia, aspirante a empreendedora, mas utiliza também de dados técnicos para informar aos leitores como iniciar um negócio. Abrangendo todas as áreas da empresa, como financeira, gestão de pessoas, marketing, produção e como devemos proceder a dar um passo para o sucesso.

O livro retrata a trajetória de Luísa, uma dentista recém-formada, que se sente desiludida com a profissão, que fez por insistência dos pais. A vontade de empreender nasceu da infelicidade com a profissão, pois não era o que sonhava, além disto, desde os nove anos Luísa ajuda sua madrinha Fernanda na loja Sereia Azul, a junção destes fatores fez com que a personagem não atuasse como dentista, e sim como uma empresaria.

Ao longo da obra o autor informa em “caixas explicativas” teorias utilizadas no meio empresarial, que ao fazer um planejamento estratégico o empreendedor deve levar em conta. Luísa aplicou todos os ensinamentos do Professor

Pedro – lecionava uma matéria de empreendedorismo em sua faculdade – com as dicas sobre iniciar a empresa GMA e a vontade de crescer como a proprietária, nossa protagonista aprende e coloca em prática os ensinamentos.

Em todo livro, percebemos que Luísa é uma pessoa que se destaca no meio que vive, em seus relacionamentos, escola, família e na busca pela nova profissão. Formando sua rede de contatos conseguiu juntar dados confiáveis e concretos para montar seu plano de negócios. Com a ajuda do prof. Pedro; o consultor Eduardo, que auxiliou na elaboração do organograma da empresa; o empresário Sr. André, proprietário de uma fábrica de biscoitos e se tornou padrinho de Luísa; o namorado de sua irmã, Rodrigo, estudante de administração, instruindo Luísa a procurar um clube de empreendedores e ajuda-la na abertura da GMA. Todo esforço de Luísa são compensados com recebimento do prêmio de “Melhor Empreendedor Global do Estado de Minas Gerais”, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG.

O Segredo de Luísa tem grande importância para o estudante e aspirante a empreendedor, que tem um sonho de ter uma empresa, mas não sabe como iniciar seu negócio. De acordo com o grupo da matéria ADM 392, os ensinamentos encontrados durante a leitura, motiva o leitor a formalizar seu negócio e mostra as vantagens de fazer o plano de negócios. Ao ler o livro e descobrir que o segredo da Luísa é algo nobre e caridoso, engrandece a obra e principalmente o autor, Fernando Dolabela.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com