TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Setor de cosméticos é dinâmico, expansivo

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O setor de cosméticos é dinâmico, expansivo. Nele, toda a cadeia produtiva acaba sendo estimulada, impulsionando assim a produção. Considerado atualmente como um dos setores que mais emprega mão-de-obra, oferece empregos diretos e indiretos, o setor de cosméticos tem estreitas relações com outros setores, como a indústria química, farmacêutica, de embalagem e alimentícia. O segmento de cosméticos é o que tem mais espaço para crescer, já que a maioria dos produtos tem um alto potencial de penetração nos lares brasileiros. As empresas do setor já conseguiram observar que produtos diferenciados para públicos específicos têm grande aceitação.A exemplo disso são produtos infantis com licenciamento, que além de possuir o diferencial utilizando uma marca já consolidada, também consegue absorver o valor agregado que hánele.

As análises feitas na empresa Agapé Indústria e Comércio de Cosméticos foram de modo geral para descobrir a situação atual da empresa no mercado. No entanto o planejamento de marketing foi totalmente desenvolvido a partir de uma linha de produtos licenciados do desenho animado da PeppaPig, a fim de segmentar melhor as análises e obter o resultado desejado.

Todo o planejamento tem em vista a divulgação e alcance maior de vendas dos produtos, de modo com que seu crescimento seja superior ao crescimento do setor. Os números apresentados tem origem através de pesquisa quantitativa e qualitativa, a fim de questionar o consumidor sobre o produto em destaque.

1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A Agapé Indústria e Comércio de Cosmético LTDA oferece aos clientes soluções em terceirização de cosméticos, situada em Morro da Fumaça, Sul de Santa Catarina a empresa conta com profissionais qualificados a disposição para desenvolver e assessorar o cliente com que existe de mais moderno no mundo dos cosméticos. Uma equipe treinada e equipada que com certeza atende todas as demandas dos clientes. Seus profissionais estão sempre em treinamentos e em cursos de atualização tendo em vista a grande exigência e dinamismo do mercado cosmético.

1.1 HISTÓRICO

A Agapé Indústria Cosmética iniciou suas atividades em 2004, com o objetivo central de possuir uma linha de cosméticos própria. Formada por dois engenheiros químicos, cuja ambos possuíam empregos paralelos, já que a ideia inicial era apenas ganhar um extra na renda. Alugaram 1/3 de uma sala comercial, compraram alguns equipamentos simples e começaram a elaborar formulações de produtos capilares para vender em mercados da cidade. Com o passar do tempo perceberam a necessidade de se regularizar mediante ao órgão da ANVISA, tendo que cumprir todas as exigências necessárias e conseguindo todo o licenciamento em 2006.

Os produtos não faziam muito sucesso, porém perceberam que poderiam contratar um funcionário, para desenvolver os produtos durante o dia. Como os recursos eram poucos contrataram uma estudante de engenharia química, sem nenhuma experiência, para orientá-la a desenvolver tais produtos. Os processos eram todos manuais e não usavam nenhum tipo de tecnologia. Compravam os suprimentos de amigos e conhecidos, nas quantidades mínimas estabelecidas. Os produtos eram colocados nas prateleiras dos mercados e mercearias, consignados e no final do mês retornavam até o mesmo para receber o valor vendido.

Em 2008 a empresa já possuía todos os registros da marca própria e possuía uma linha capilar completa, com alguns produtos corporais também. Então iniciaram seus trabalhos em salões de beleza, investindo em linhas profissionais. Com um nome já estabelecido no mercado, conseguiram alguns contatos. Abandonaram seus servidos paralelos e passaram a se dedicar a própria empresa. Algumas mudanças na sociedade foram feitas e mais dois funcionários foram contratados.

Em 2012, eis que surgiu a demanda de terceirizar uma linha completa de produtos capilares para uma distribuidora. Porem eles teriam que elaborar todas àsformulas e partir do inicio. Pois os donos da distribuidora não queria de modo algum se envolver com os processos, apenas na parte financeira.

Surgindoentão a ideia de terceirizar, já que era um mercado com poucos concorrentes. Em menos de um ano a linha foi lançada e se tornou um sucesso nas farmácias da região. Em paralelo o comercial passou a buscar novos clientes e trabalhar somente na função da terceirização.

Em menos de 3 anos após o primeiro trabalho como terceirista, a Agapé já possuí mais de 40 clientes com linhas lançadas e mais de 10 trabalhos para serem lançados no decorrer do ano de 2015.

1.2 MERCADO

O setor de cosméticos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (128.5 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com