TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Staphylococcus Aureus

Por:   •  2/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.378 Palavras (6 Páginas)  •  711 Visualizações

Página 1 de 6

DESCRIÇÃO

O Staphylococcus aureus é uma bactéria, em forma de cocos, ou seja, esférica, que é produz toxinas nos alimentos em que ela está presente e pode nos causar uma série de complicações. Porém, convivemos com ela no nosso corpo diariamente, pois está integrada na nossa pele, como nas unhas, narinas e aparelho gastrointestinal.

Há diversos microorganismos que podem causar intoxicação através dos alimentos, mas o S. aureus é um dos mais importantes, por se reproduzirem em alta velocidade e por ter um grande numero de casos ocorrentes. Além de serem considerados altamente virulentos.

 

Pois, são termoresistentes, crescem em temperaturas de  18 a 40°C, e conseguem manter a atividade enzimática mesmo após a pasteurização; são aeróbios, mas podem sobreviver  em ambientes com pouco oxigênio. Estes podem existir em pH de 4,5 a 9,3 e suportam uma grande concentração de  

NaCl, até 20%, pois são osmotolerantes.

[pic 1]

AGENTE ETIOLÓGICO

Estas bactérias são caracterizadas por aparecerem em cachos, são imóveis e gram positivas. Liberam toxinas por estarem em temperaturas inadequadas e quando estão em grande numero.

OCORRÊNCIA

A colonização nasal pelo S. aureus é desprovida de sintomas, ou seja, o individuo não desenvolve infeccção, e pode ser transmitido através da via aérea, já que cresce nas fossas nasais. Essas infecções podem atingir desde regiões superficiais até os tecidos mais profundos, sendo o S. aureus o agente mais comum.

[pic 2]

RESERVATÓRIO

As contaminações ocorrem devido a mãos infeccionadas ou secreções que contaminam os alimentos e/ou utensílios. Os sintomas mais comuns são náuseas e vômitos, por vezes acompanhados por diarreia e dores abdominais. Os sintomas desaparecem geralmente em torno de dois dias.

        

PERÍODO DE INCUBAÇÃO

O período de incubação desse surto varia de 30 minutos a 8 horas, sendo a média de 2 a 4 horas após a ingestão de alimentos contaminados.

MODO DE TRANSMISSÃO

O S.aureus  e outros estafilococos coagulase positivos (ECP) produzem proteínas extracelulares associados às células do hospedeiro.  Essas proteínas são importantes na colonização e no crescimento dos filos nos vários tecidos. Com a presença desses organismos e seus produtos extracelulares sobre as superfícies demonstram como estes agentes estabelecem infecções.

Algumas toxinas citolíticas (hemolisinas); enzimas (proteases, lípases, hialuronidases) se unem para causar uma lesão tecidual, fornecendo nutrientes de baixo peso molecular que são assimilados e utilizados para o desenvolvimento. Sendo que a doença se desenvolve de um fenômeno complexo entre varias proteínas de superfície envolvidas na colonização celular, enzimas, toxinas e o ambiente extracelular.

Sendo assim nenhum fator de virulência  sozinho  é  responsável  pela  superação  da  resposta  do hospedeiro,  exceto  no  caso  da  toxina  exfoliativa  e  da  toxina  da  síndrome  do  choque tóxico  (TSST-1)  em  que  o  produto  bacteriano  é  responsável  primário  pelos  sinais  da doença.

Entretanto, certas hemolisinas e enzimas contribuem com o processo da doença. Além disso, mutantes  podem  perder  mais  de  um  fator  de  virulência  (alfa  toxina  e coagulase).

1. Proteinas que incapacitam as defesas imunes.

a) Proteína A — com sítios que ligam-se à porção Fc da gG podem se proteger da opsonização efagocitose;

b) Coagulase — enzima que pode levar ‘formação de fibrina ao seu redor,protegendo-se da fagocitose;

c) Hernolisinas (alfa, beta, gama, deita) — destroemas hemácias (células vermeihas do sangue),neutrófilos, macrófagos e plaquetas;

d) Leucocidjnas — destroem leucócitos (célulasbrancas do sangue);

e) Penicilinase (forma secretada de beta-lactamase) — quebra a porção beta-lactâmica da molécula depenicilina, portanto, inativando o antibiótico;

f) Transpeptidase (nova proteína de ligação à penicilina) — necessária à formação do

peptídioglicano da parede celular e é inibida pela penicilina.

2. Proteínas que abrem túneis através dos tecidos.

a) Hialuronidase — como fator de disseminação, quebra proteoglicanas no tecido conectivo;

b) Estafiloquinase — lisa os coágulos de fibrina formados;

c) Lipase enzima que degrada gorduras e óleos, que se acumulam na superfície do corpo do

hospedeiro, facilitando a àolonização da bactéria nas glândulas sebáceas.

3. Armamento de assalto de exotoxinas

a) Exfoliatina exotoxina difusível que descama a pele (síndrome da pele escaldada);

b) Enterotoxina — termo-estável, causa intoxicação alimentar,resultando em vômito e diarreia;

c) TSST-1 (toxina da síndrome do choque tóxico) — toxina pirogênica (superantígeno) liga-se, às moléculas do MHC de classe II nas células apresentadoras. de antígenos (como os

macrófagos) formando o comiexo toxina MHC de classe II causando uma resposta maciça de células T e um superderramamento de citocinas.

SUSCETIBILIDADE E RESISTÊNCIA

Os sintomas variam com o grau de susceptibilidade do individuo, com a concentração da enterotoxina no alimento e quantidade desse alimento ingerida.

Os principais sintomas são vômitos, cãibras abdominais geralmente dolorosas, diarreia e sudorese.

Pode vir a ocorrer também dores de cabeça, calafrios, queda de pressão artificial e, raramente, febre, quando a quantidade de toxina ingerida e grande.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (216.8 Kb)   docx (137.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com