TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Integrador

Por:   •  2/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.877 Palavras (12 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 12

                                

Curso superior de tecnologia em marketing digital

Thais de Souza Bessa

Projeto Integrador Interdisciplinar II:

Estratégia e intervenção em marketing digital: o caso empresarial “Doce Sabor”

Divinópolis

2022

1        INTRODUÇÃO

O setor de alimentação foi um dos setores mais impactados pela crise global vivida nos útimos anos. Muitas empresas fecharam suas portas, e outras tiveram que se reinventar. A alimentação faz parte dos serviços essenciais e nesse cenário de incertezas torna-se cada vez mais necessário que os empreendedores busquem alternativas com marketing digital para aprimorar seu negócio e alavancar suas vendas.

O investimento em marketing digital é muito importante para os restaurantes que apostam na modalidade delivery de atendimento. Afinal, é preciso que os clientes saibam que o seu estabelecimento presta esse tipo de serviço. Para isso, porém, é preciso ter um estudo minucioso do negócio, buscando entender quais são os melhores meios e canais para fazer a divulgação.

Dessa forma, este trabalho integrador tem como principal objetivo fazer um estudo de uma empresa do ramo da integrador conhecida como “Doce Sabor” com o intuito de fornecer uma assessoria em marketing digital com diagnóstico e intervenção. As sócias Rita e Emília inauguraram a empresa em 2020 e atende seus clientes-consumidores exclusivamente por meio de canais on-line: plataformas de delivery (iFood e Uber Eats) e via WhatsApp. O modelo de negócio proposto pelas empreendedoras tem o objetivo de oferecer produtos de confeitaria sob encomenda, para consumidores que apreciam doces artesanais. Nesse caso, a autora deste trabalho representa o papel de gerente da ZAP Projetos Digitais, empresa responsável por auxiliá-las nesse desafio.

As próprias empreendedoras são as responsáveis em elaborar e produzir suas receitas e investir na infraestrutura do negócio de modo geral. No entanto, em virtude da crescente demanda de pedidos e por passarem quase todo o tempo criando e executando as atividades na cozinha, os procedimentos de gestão, comunicação e o desenvolvimento de ações e campanhas de marketing digital estão ficando em segundo plano.  

Na primeira reunião da equipe de consultoria com as empreendedoras, foi possível estabelecer alguns parâmetros iniciais e desenvolver um plano de intervenção pautado em cinco macro etapas: Empreendedorismo Digital; Gestão do Relacionamento com o Cliente; Projetos para Marketing Digital; Indicadores e Métricas, Sociedade Brasileira e Cidadania.

Com base nesses parâmetros, serão propostas soluções estratégicas para a alavancagem dos negócios e para o enfrentamento desse cenário de crise. Ao longo do processo de assessoria empresarial, também serão apresentados às empreendedoras vários aspectos e conceitos relacionados às estratégias digitais, sempre com o objetivo de melhorar a performance da empresa “Doce Sabor”, diante do cenário de crise da atualidade.

2        DESENVOLVIMENTO

2.1 Etapa 01: Empreendedorismo Digital

O Business Model Canvas ou "Quadro de modelo de negócios" é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes em uma única página. É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos do modelo de negócios (OSTERWALDER, 2010).

O Canvas é um mapa dos principais itens que constituem uma empresa, pode ser também uma receita de estratégia, que deve estar sempre sendo revisado cada quadrante ao longo do tempo para saber se cada um está sendo bem atendido ou se é necessário fazer alteração em algum deles para se conseguir um melhor resultado. O mapa é um resumo dos pontos chave de um plano de negócio, mas não deixa de excluir um plano de negócio em si, é uma ferramenta menos formal que pode ser utilizada com mais frequência no dia a dia. O mapeamento é feito analisando os seguintes pontos da empresa:

1) Proposta de valor: aquilo que a empresa pretende oferecer para o mercado e que realmente terá valor para os clientes.

2) Segmentação: quais segmentos de clientes deverão ser enfatizados pela empresa.

3) Canais comerciais: maneiras de como o cliente compra e recebe os produtos e/ou serviços

4) Relacionamento com clientes: como a sua empresa se relacionará com cada segmento de cliente.

5) Atividade-chave: quais são as atividades essenciais (core business) para que seja possível entregar a Proposta de Valor.

6) Principais recursos: são os recursos necessários para realizar as atividades-chave.

7) Principais parcerias: são as atividades-chave realizadas de maneira terceirizada e os recursos principais adquiridos fora da empresa.

8) Fontes de receitas: são as formas de obter receita por meio de propostas de valor.

9) Estrutura de custos: são os custos relevantes necessários para que a estrutura proposta possa funcionar.

Figura 1 – Canvas da empresa Doce Sabor

[pic 1]

Fonte: Própria autora

2.2 Etapa 02: CRM – Gestão do Relacionamento com o Cliente

Toda empresa que quer implementar um programa de relacionamento com o cliente deve se atentar à estratégia de negócio ou de relacionamento que pretende desenvolver com os consumidores para gerar valor ao seu negócio. Uma forma de projetar o relacionamento consiste em acompanhar toda a “jornada do cliente”, ou seja, criar um mapeamento ou fluxograma da experiência do cliente que vai desde o primeiro contato com a empresa até o pós-venda.

O Mapeamento da Jornada do Cliente (CJM) é uma ferramenta que tem como objetivo certificar que o consumidor terá uma excelente experiência em toda a sua trajetória de consumo: desde o primeiro contato até a pós venda. Vale ressaltar que o consumidor da Doce Sabor terá contato/experiência com vários canais de contato da empresa: os aplicativos de delivery; as redes sociais; a loja física e toda a sua estrutura, principalmente os seus funcionários que deverão proporcionar a boa experiência de atendimento.

A Jornada do Cliente diz respeito à toda a trajetória trilhada pelo consumidor até chegar ao seu produto. Por essa razão, é muito importante que o público-alvo do negócio seja bem definido. Isso vai ajudar a especificar as características de cada uma das etapas de compra e estabelecer uma estratégia mais específica para cada uma delas. Os dados dos clientes como gênero, idade e localização são facilmente colhidos num serviço de delivery, logo, manter-se atualizado sobre quem está consumindo seus produtos é fundamental (CARVALHO, 2021).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (324 Kb)   docx (219.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com