TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ambiente organizacional

Tese: O ambiente organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  Tese  •  1.439 Palavras (6 Páginas)  •  753 Visualizações

Página 1 de 6

AMBIENTE ORGANIZACIONAL

O ambiente organizacional é composto de fatores ou elementos externos, intermediários que influenciam o seu funcionamento, podendo as organizações ser divididas em ambientes e sub-ambientes, que constituem o ambiente total da organização, que são: Macro-ambiente, Ambiente de tarefas e Ambiente interno.

FATORES DE MACRO-AMBIENTE

De acordo com Megginson, Mosley e Pietro (1998), o macro-ambiente consiste de fatores gerais e amplos que afetam todas as organizações.

A empresa Costa Monteiro, analisada sob a visão macro-ambiental dos fatores sociais foi construída em um bairro situado na região administrativa IV do Distrito federal possuindo aproximadamente 15.000 habitantes, grande parte da população adulta trabalha no setor público, o setor possui renda média fazendo com que o comércio seja menos abrangente comparado a outras cidades.

A Costa Monteiro atua no ramo de supermercados voltado para vendas no varejo, foi constituída em sociedade limitada no ano de 2006, utilizando para um melhor atendimento, computadores em rede, balanças digitais, relógio de ponto digital entre outros.

AMBIENTE DE TAREFAS

Para Megginson, Mosley e Pietro (1998), o ambiente de tarefas, também chamado de ambiente operacional, são os elementos que interagem diretamente com a organização. Dentro do ambiente de tarefas da empresa analisada encontram-se os fornecedores que de acordo com o gestor de compras da referida empresa “... temos hoje como fornecedores, atacadistas, distribuidores, frigoríficos, etc. Os atacadistas nos fornecem a parte de enlatados, limpeza, higiene pessoal e bebidas. Os distribuidores são fornecedores que trabalham com mercadorias diferenciadas que precisam de um acompanhamento diário.”

Para a empresa os fornecedores são parceiros e mantém um grau de relacionamento com a empresa bem maior, interagindo com a empresa, trazendo novidades no segmento e ajudam no crescimento das vendas em datas específicas, como por exemplo, as comemorativas.

Os concorrentes representam para a organização uma obrigação em estar sempre à frente, na visão do gestor “... são nossos concorrentes que nos ajudam a aperfeiçoar nossa caminhada, a concorrência em si é bom e saudável apesar da relação ser um pouco agressiva na tentativa de conquistar o cliente principalmente em relação a preços, ela nos ajuda a inovar sempre trazendo melhorias para a loja e melhora o atendimento ao cliente”.

Os clientes possuem uma arma que pode estar a favor da empresa positivamente, como contra, são eles quem determina se a empresa possui bons parâmetros para atendê-los ou não, como diz um ditado popular muito conhecido “A melhor propaganda é o cliente”, o administrador deve estar atento ás necessidades e preferências de seus clientes alvo, pois eles podem levantar ou derrubar uma empresa. Na visão da empresa Costa Monteiro “... a empresa tem o objetivo não só de atraí-los, conquistá-los, mas também de fidelizá-los, mantê-los”. Pode-se afirmar que para a empresa ora em análise, o cliente é o grande objetivo, por isso procuram sempre se aperfeiçoar melhorando cada vez mais o atendimento e o ambiente sendo o lucro financeiro uma conseqüência pelo bom serviço prestado.

A empresa Costa Monteiro possui uma importante parceria financeira com bancos que a ajudam a expandir o negócio, por meio de operações bancárias como financiamentos de curto e médio prazo, oferecem juros mais baixos com parcelas pequenas que podem ser pagas sem apertar o orçamento, facilitam o pagamento pela internet de títulos, recurso bastante usado pelas empresas devido economia de tempo, maior facilidade em estar a qualquer hora controlando e verificando as transações feitas.

AMBIENTE INTERNO

No ambiente interno da empresa não se encontra um departamento de produção, pois a empresa trabalha no ramo de varejo e os suprimentos são adquiridos por meio dos fornecedores anteriormente mencionados.

Esses suprimentos variam entre alimentos, produtos de limpeza e higiene, utilidades em geral incluindo produtos para animais, carros e outros.

A empresa está dividida em setores ou departamentos que são departamento de Recursos Humanos, departamento Financeiro, departamento de compras e o departamento de Marketing.

O departamento de recursos humanos está voltado para atividades de contratação de pessoal, pagamentos de salários, programação de férias, rescisões, oferecendo ainda curso interno de treinamento e desenvolvimento das atividades dos funcionários, possui também um programa de incentivo ao funcionário do mês e coloca em quadro específico os aniversariantes do mês.

O departamento financeiro atua juntamente com o departamento de compras, é ele quem indica quando se pode comprar mais ou não, é o departamento financeiro quem paga aos fornecedores, que faz transações bancárias e que faz planejamento, juntamente com os gestores da alta administração, para alocação de recursos de curto, médio e longo prazo e também planejamento para investimentos em imóveis por exemplo.

O departamento de Marketing trabalha na função de criação e arte, das propagandas da empresa em geral, como por exemplo, a produção de propagandas para serem expostas em carros de som, a criação e o desenvolvimento da arte para os folders impressos e anúncios de promoções no setor interno da loja.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O planejamento estratégico é uma ferramenta primordial para os administradores porque os apóia na antecipação do futuro, por isso é denominado de ação proativa. A administração que não faz o planejamento proativo será somente reativa – respondendo ao ambiente atual e não sendo uma participante ativa no mundo competitivo.

A empresa analisada não possui um planejamento estratégico formal, mas de acordo com os gestores a empresa possui um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com