TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Organizacional

Dissertações: Ambiente Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2013  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  1.035 Visualizações

Página 1 de 2

A idéia básica de ambiente organizacional pode ser resumida como sendo tudo o que envolve uma dada organização, interna ou externamente. Sendo constituido principalmente por outras organizações, formam a sociedade. Por se tratar de um sistema aberto, existem transações e intercâmbios entre organizações e seus ambientes, portanto tudo que ocorre externamente influencia internamente nos sistemas.

Dois conceitos são fundamentais para entender a idéia de ambiente organizacional: o conceito de interdependência das organizações e o conceito de conjunto organizacional.

a) Interdependência das organizações

A organização está inserida em um ambiente dinâmico o qual compreende diversos sistemas, portanto para compreender o funcionamento da mesma deve-se considerar as demandas definidas pelo meio ambiente: Existe uma co-dependencia entre as organizações para que seus objetivos sejam realizados. Porém apesar dessa fundamental interação entre a organizações e o ambiente, pouco é estudado a respeito, servindo como gatilho para uma preocupação não somente com a análise organizacional, mas também com a análise interorganizacional, a qual está voltada para a relação ambiente-organização.

O ambiente comum a todas organizações é conhecido como macroambiente, ou Ambiente Geral, e tudo o que ali ocorre influencia de forma generica direta ou indiretamente todas organizações . O maior exemplo que pode ser citado são as condições tecnologicas, pois por serem sujeitas a inovações, as organizações para evitar a perda de competitividade precisam adaptar-se e incorporar a nova tecnologia proveniente do ambiente geral.

Porém, por se tratar de um contexto externo que apresenta uma enorme variedade de condições extremamente complexas, as organizações mapeam seu espaço ambiental e passam a visualizar e focar o seu mundo exterior apenas em partes pré-definidas, esse processo é conhecido como "SELEÇÃO AMBIENTAL".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com