TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ambiente Organizacional Da Petrobrás

Monografias: O Ambiente Organizacional Da Petrobrás. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  2.267 Visualizações

Página 1 de 3

1. De acordo com o caso, quais são os steakholders internos e externos da Petrobras? Por que podemos dizer que, até 1995, os concorrentes não eram um steakholder da organização? Acredita que isso afetou o crescimento da empresa?

Steakholders é conceitualmente grupos de interesse. No caso da Petrobras, os steakholders internos são: funcionários; o sindicato da categoria: Sindipetro; todo o grupo diretor; o governo, já que é uma empresa estatal; acionistas; o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento); enquanto que os steakholders externos são: os consumidores; fornecedores diretos dos combustíveis; bolsas de valores; indústrias que utilizam os derivados de petróleo.

Porque até 1995 a Petrobras tinha o monopólio de exploração e refino de petróleo no país. A ausência de concorrentes permitiu que a empresa experimentasse um crescimento contínuo em suas atividades e ganhos, apesar, apesar de não ser incentivada a incrementar a sua produtividade e eficiência. Também neste ano ocorreu a greve mais longa da história petrolífera nacional, durou 32 dias e prejudicou aos steakholders internos e externos. Em um todo isso afetou o crescimento da Petrobras, pois afeta diretamente o planejamento a longo prazo e com isso o crescimento e a produtividade.

2. Qual o papel do Governo Federal na empresa? Como a influência governamental afeta a política de preços da empresa? Na sua opinião, a indicação de Foster sinaliza a intenção do governo de se afastar da estratégia da companhia?

O Governo Federal detém a participação majoritária na companhia. A influência governamental afeta a política de preços da Petrobras, pois a mesma segue uma política de preços formulada junto ao governo.

Não que a Graça Foster queira afastar o governo da estratégia da empresa, mas com certeza vai fazer com que a Petrobras foque muito mais ou até exclusivamente no próprio negócio.

3. Por que a estabilidade geopolítica é importante para empresas como a Petrobras? Como a instabilidade política na Bolívia afetou os negócios da Petrobras nesse país?

A estabilidade geopolítica é importante para empresas como a Petrobras, porque o petróleo é um produto de importância estratégica para o mundo, assim, controlando as reservas petrolíferas se tem um grande poder. A instabilidade política na Bolívia afetou os negócios da Petrobras, pois a empresa já tinha investido um bilhão de reais e planejava investir mais, porém a nacionalização foi promovida por Evo Morales cancelando os investimentos e acelerando a produção de gás natural no Brasil.

4. Como o acidente na Baía de Guanabara afetou a Petrobras e o que ela vem fazendo para evitar casos como esse? Qual o papel socioambiental da organização? Qual é a sua importância?

O acidente na Baía de Guanabara afetou a Petrobras, porque prejudicou os manguezais, assim, a empresa foi obrigada a indenizar a comunidade de pescadores e a limpar o óleo, além de ter que pagar multas representando um prejuízo de 110 milhões de reais. Para reverter a imagem negativa com acidentes ambientais, a Petrobras desenvolve projetos de energia eólica e solar em diversos locais do Brasil, tem o projeto do biodiesel, a partir de óleos vegetais, investindo nestes projetos tem o poder de promoção da inclusão e desenvolvimento social que possui. A empresa ainda investe em projetos como o Projeto Tamar e o Projeto Cetáceos, influenciando positivamente a visão que a sociedade e os consumidores têm da organização.

...

Baixar como  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »