TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O lucro real

Ensaio: O lucro real. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  Ensaio  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

1. Como funciona a sistemática em que a tributação sobre os resultados da empresa depende do levantamento do chamado Lucro Real?

R: Ele é calculado sobre as receitas e despesas não-operacionais. Assim teremos o resultado antes do período que é chamado de Lucro Antes do Imposto de Renda.

2.Com relação à questão indicada em (1), anterior, qual é o procedimento no caso do lucro arbitrado?

R: O lucro arbitrado é aplicado quando a empresa não elabora demonstrações contábeis, quando a escrituração não está classificada pelas autoridades, quando não mantem arquivo de documentos e quando opta indevidamente pela tributação com base no lucro presumido. Quando esse regime é aplicado o pagamento de impostos acaba sendo maior do que quando apurado pelas regras tradicionais. A porcentagem será aplicada sobre a receita bruta quando não conhecida é aplicado no valor ativo do capital social, do patrimônio líquido, folha de pagamentos de funcionários, das compras, de aluguel de instalações ou do lucro líquido auferido em períodos anteriores.

3.Quem pode usar o modo simplificado de tributação?

R: Empresas de pequeno porte e Microempresas que são enquadradas no Simples Nacional.

4. A empresa pode optar pelo lucro presumido caso não se conheça o montante de suas receitas no determinado exercício social?

R: A empresa não pode optar pelo lucro presumido sem conhecer o montante de sua renda porque esse regime é calculado encima das receitas brutas da empresa.

5. Vale a pena a execução e todos os procedimentos contábeis, se a empresa optar pelo regime do lucro presumido?

R: Não vale apena porque para calcular esse regime o porcentual é encima do faturamento que acaba se tornando a base do cálculo.

6. O ICMS é apurado sobre o lucro da empresa no final do respectivo exercício social?

R: Não o ICMS pode ser calculado sobre o total de circulação de mercadorias e em toda prestação de serviço, ou a cada mercadoria adquirida e prestação de serviço

7. A empresa paga os impostos pelos valores distribuidos aos seus acionistas ou proprietários?

R: Não, a empresa paga imposto sobre os valores de recebimento, sobre a renda da empresa, sobre circulação de mercadorias

8. Qual é a diferença entre a base de tributação do Cofins e do Imposto de Renda?

R: A diferença é que o COFINS é considerado indireto pois é calculado sobre o produto ou seja o quanto a empresa consome. Já o imposto de renda é calculado sobre a renda da empresa, quanto maior a renda maior o tributo, e ele é considerado um imposto direto.

OBS: COFINS é considerado uma contribuição e não u

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com