TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é motivação?

Projeto de pesquisa: O que é motivação?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.948 Palavras (20 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 20

Introdução

Atualmente, o número de fusões e aquisições de empresas é crescente. Para conclusão destes processos, é importante que haja um planejamento estratégico eficiente da incorporação de forma a não comprometer os resultados das empresas. Não menos importante, os assuntos relacionados a gestão de pessoas não podem ser negligenciados.

A integração entre as diferentes culturas organizacionais é fator crítico de sucesso. A não observância pode convergir em fatores prejudiciais a organização, tais como estresse, insegurança, conflito, frustração, baixo desempenho profissional, entre outros.

A área de recursos humanos tem papel fundamental para motivação das pessoas e manutenção do bom clima organizacional.

Para abordagem do tema supra, analisaremos o caso sobre a incorporação do Banco Nossa Caixa pelo Banco do Brasil.

O que é motivação

Segundo Chiavenato, (2004) “Talvez seja mais fácil começar dizendo o que a motivação não é, muita gente acha que a motivação é um traço pessoal da personalidade humana que algumas pessoas possuem e outras não”. Há gente que acha que as pessoas com pouca motivação são preguiçosas e indolentes. O conhecimento atual a respeito da motivação demonstra que essas pressuposições são errôneas. A motivação funciona como o resultado da interação entre o indivíduo e a situação que o envolve. As pessoas diferem quanto ao seu impulso motivacional básico e a mesma pessoa pode ter diferentes níveis de motivação que variam ao longo de tempo, ou seja, ela pode estar mais motivada em um momento e menos motivada em outra ocasião. A conclusão é que o nível de motivação varia entre as pessoas e dentro de uma mesma pessoa através do tempo. Além das diferenças individuais, existem as variações no mesmo indivíduo em função do momento e da situação.

Enquanto a motivação geral está relacionada com o esforço em direção e algum objetivo pessoal, preferimos aqui estreitar o nosso foco de preocupação na situação de trabalho. Assim, a motivação é o desejo de exercer altos níveis de esforço em direção a determinados objetivos organizacionais, condicionados pela capacidade de satisfazer algumas necessidades individuais. A motivação está relacionada com três aspectos:

- A direção do comportamento (objetivo)

- A força e intensidade do comportamento (esforço)

- A duração e persistência do comportamento (necessidade)

Os três elementos fundamentais na nossa definição de motivação são: objetivos organizacionais, esforço e necessidades individuais. Quando uma pessoa está motivada. Contudo, altos níveis de esforço nem sempre conduzem a um desempenho ou resultado favorável, a menos que o esforço seja canalizado na direção que possa beneficiar a organização. Assim, devemos considerar a direção do esforço tanto quanto a sua intensidade. O esforço bem direcionado e consistente com o objetivo organizacional a alcançar é o tipo de esforço que se deseja. Finalmente, a motivação é um continuo processo de satisfação de necessidades individuais. Se não houvesse necessidades individuais, muito provavelmente não estaríamos falando sobre motivação humana.

Motivação nas organizações

Conforme Bergamini (1997) “pressuponha-se que a melhor maneira de motivar os empregados deveria caracterizar-se por forte ênfase do comportamento social dos mesmos. Os administradores e supervisores passaram, então, a procurar fazer com que os empregados sentissem a sua utilidade e importância pessoal no trabalho. A estratégia administrativa deveria promover o reconhecimento do valor de cada pessoa, alem de buscar, de forma muito especial, a satisfação das suas necessidades sociais”.

Estilos de comportamento motivacional

Orientação participativa

As pessoas que têm a convicção pessoal de que o mais importante na vida seja “promover o valor que os outros têm”. Assim, movidas pelo desejo de contribuir em tudo o que for possível para a realização pessoal dos demais, será possível descobrir o que há de melhor neles. Consideradas como “formadoras de talentos” tem abertura e sensibilidade no sentido de buscar o que seja mais produtivo para o outro, procurando identificar os seus problemas e ajudar naquilo que for possível.

As pessoas naturalmente motivadas pela participação, quando descritas por aqueles com os quais trabalham, são percebidas como portadoras dos seguintes traços comportamentais: estão sempre disponíveis para prestar ajuda, são idealistas e assumem a responsabilidade por estarem sempre envolvidas em causas importantes. Adotam atitudes de clara lealdade, mesmo que isso venha em prejuízo próprio. São descritas como prestativas, sendo sempre possível contar com sua ajuda. Essa disponibilidade nasce da grande sensibilidade que possuem com relação aos problemas dos demais. Procuram dar o melhor de si para corresponder às expectativas que pesam sobre os seus ombros. Para fazer com que tal pessoa participe de uma atividade basta dizer: “preciso de ajuda”.

Situações que trazem grande satisfação motivacional:

Poder seguir orientação grupal;

Consultar pessoas e ser consultada por elas;

Usar os seus talentos pessoais para o desenvolvimento da organização;

Promover o desenvolvimento dos talentos daqueles com os quais trabalha;

Situações que trazem grande insatisfação motivacional:

Tratamento impessoal, ou seja, dar preferência ou privilégios a um determinado funcionário;

Ser forçada a desenvolver atitudes sem significado;

Sentir que as suas intenções não são reconhecidas;

Ter que conviver em meio a um clima de falsidade em que as pessoas não são levadas a sério.

Os fatores motivacionais normalmente mais valorizados pelas pessoas que têm como primeiro estilo o da participação apontam a auto-realização, o trabalho em si e a responsabilidade como algo que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com