TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oferta E Preço

Artigo: Oferta E Preço. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  2.110 Palavras (9 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

A lei da oferta e procura que também e chamada de Lei da oferta e Demanda, isso seria a busca de estabilizar a procura e a oferta de determinado produto ou serviço para manter uma certa estabilidade entre os mesmo. Formas de aplicarmos e usarmos os conceitos impostos pela economia moderna. A teoria procura demonstra como as preferências dos consumidores determinam a procura dos bens, enquanto que os custos das empresas são a base da oferta. Do equilíbrio entre a oferta e a procura resulta o preço e a quantidade transaccionada de cada bem.

Lei oferta e Procura

A teoria de oferta e procura ou (demanda), é reconhecida quase universalmente como o primeiro passo na direção de compreender como são determinados os preços de mercado e a forma como esses preços ajudam a definir decisões de produção e consumo — decisões que compõem não apenas o esqueleto, mas também a carne e o sangue do sistema econômico.

Em épocas antigas, podemos se dizer que foi dividida em duas fazes especificas, a fase Pré-científica e a fase Cientificam Econômicas, foi onde começou a surgir algumas leis e teorias para o melhor funcionamento do mercado, onde usamos como referencia ate nos dias de hoje.

A Fisiocracia pregavam “ordem natural” onde o Estado não deveria intervir nas relações econômicas Os doutrinadores clássicos acreditavam que o Estado deveria intervir para equilibrar o mercado (oferta e demanda), através do ajuste de preços ("mão- invisível"). Já o marxismo criticava a "ordem natural" e a "harmonia de interesses" (defendida pelos clássicos), afirmando que tanto um como outro resultava na concentração de renda e na exploração do trabalho.

Funcionamento

As leis da oferta e da procura de um produto são relações económicas indicadoras, respetivamente, dos comportamentos de consumidores e produtores desse bem. Matemática e graficamente, consubstanciam-se em duas curvas bem conhecidas: uma representando a oferta, a outra representando a procura.

A curva da procura relaciona vários níveis de preço de um produto e as quantidades que os consumidores pretendem adquirir para cada um desses preços. A sua principal característica é variar na proporção inversa (com exceção dos chamados bens Giffen). De facto, quando o preço aumenta, a procura cai, e vice-versa. Existem duas grandes razões para a existência desta relação entre as duas variáveis: por um lado, o aumento do preço do bem leva a que os consumidores o substituam por outro que cumpra a mesma função económica (o chamado efeito substituição); por outro, como o seu rendimento real diminui, irão comprar menos (de qualquer bem) do que antes (pelo chamado efeito rendimento). Processar-se-ia exatamente o contrário no caso de quedas de preço.

A curva da oferta representa as quantidades que os vendedores querem vender, dados vários possíveis preços para os seus produtos. O que é característico desta curva é a sua inclinação positiva, demonstradora da relação direta entre as duas variáveis em questão: quanto maior o preço, maior será a oferta, dando-se o inverso para descidas de preço.

A primeira estabilização em relação da oferta e procura seriamos em primeira analise estabilizarmos o preço, mas esse não e o único fator que faz com quem os dois “oferta e demanda” perca o equilíbrio entre eles existem outros fatores como (os desejos e necessidades das pessoas, o poder de compra, a disponibilidade dos serviços- “concorrência”, existência de produtos complementares ou substituídos e a capacidade das empresas de produzirem determinadas mercadorias com nível tecnológico desejado). Da mesma forma que a oferta exerce uma influência sobre a procura dos consumidores, a frequência com que as pessoas buscam determinados produtos também pode aumentar e diminuir os preços dos bens e serviços.

No caso da demanda os fatores que podem prejudicar e fazer com que percam o equilíbrio entre eles são ( o gosto do consumidor, a relação entre o preço do bem – quanto maior o valor menos sera a procura pelo mesmo, a relação de seu preço com o preço de bens substitutos e a relação de seu preço e poder de compra do consumidor). Assim, podemos ver que quanto há o aumento do preço de um produto, maior é o estimulo para a fabricação deste bem. Quando a quantidade deste bem se normaliza no mercado, há a redução de seu preço, estimulando a demanda e desestimulando a vontade dos fabricantes de produzi-lo.

Observando essas citações podemos perceber que os preços e a qualidade de um serviço dependem basicamente de dois fatores fundamentais: a oferta e a procura que o mercado apresenta. Podemos observar um bom exemplo no nosso cotidiano é o supermercado. Em épocas especificas como Páscoa, Natal, etc., os produtos de época tendem a ficarem mais caros, pois a demanda pelos mesmos aumenta em uma proporção muito maior que o aumento de sua oferta. No caso contrario quando a oferta fica maior que a demanda, ocorre liquidação por parte das empresas como forma de reduzir seus estoques. Então para podermos manter um equilíbrio e não acabar favorecendo mais um lado que o outro é necessário que a quantidade que as firmas ofertam seja igual a quantidade que os consumidores demandem. Como também é condição necessária, que o preço que os consumidores estejam dispostos a pagar, seja igual ao preço que os ofertantes desejam vender este bem. Abaixo veremos gráficos que mostra às citações a cima:

existem, no entanto, situações onde o mercado age de maneira diferente do explicado acima. Devido a isso, devemos ir mais adentro da lei e nos concentrarmos nas decisões de cada uma das partes.Essas forças de mercado vivem em conflito, fazendo com que o preço dos produtos seja regido pela oferta, que oferecerá pouco para o mesmo elevar-se, e pela demanda, que almejará muitos produtos para ele chegar a preços mais acessíveis. E esta lei econômica serve para qualquer produto.

Elasticidade das Variáveis

A maior ou menor elasticidade, de um produto, pode ser avaliada graficamente, pela tangente da função. Quanto mais as funções da oferta ou da procura, se aproximarem das situações limite (verticalidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com