TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oficina

Trabalho Universitário: Oficina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  3.826 Palavras (16 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 16

Oficina 3

Neste resumo esta sendo englobados todos os níveis da tabela 1, 2,3 e 4 com a realização de mostrar a melhor forma de aprendizado no meio de uma empresa em geral;

Os acidentes de trabalho tem se tornado muito comum nas empresas, tanto nas pequenas como nas grandes empresas. Isso se deve muito a falta de consciência dos administradores e a falta de conhecimento dos colaboradores.

O trabalho às vezes repetitivo, cansativo, entre outros é o grande fator para que o número de acidentes de trabalho venha crescendo cada vez mais, por isso algumas empresas estão buscando maneiras para reduzir esse problema, contratando profissionais da área e conscientizando seus colaboradores sobre o uso de EPI’s.

A tarefa de controlar os riscos no trabalho assemelha-se a qualquer outra tarefa, que passa por identificar os problemas em questão, conhecê-los a fundo, decidir sobre as ações e tomar e aplicar as soluções encontradas.

Risco - é uma ou mais condições de uma variável, com o potencial de causar dano (pessoas ou equipamentos). O risco é a possibilidade.

Perigo – expressa uma exposição relativa a um risco, que favorece a sua materialização em danos.

Dano – é a severidade da lesão, ou a perda física funcional ou econômica, que podem resultar se o controle sobre o risco for perdido. O perigo é a exposição.

OBS. Existem níveis de perigos e severidade de dano.

Um risco pode estar presente, mas pode haver níveis de perigo, devido às precauções tomadas. Assim um banco de transformadores de alta voltagem possui um risco inerente de eletrocussão, uma vez que esteja energizado. Há um alto nível de perigo se o banco estiver desprotegido, no meio de uma área com pessoas. O mesmo risco estará presente quando os transformadores estiverem trancados num cubículo sob o piso. Entretanto, o perigo agora será mínimo para o pessoal.

Um operário desprotegido pode cair de uma viga a 3 metros de altura, resultando um dano físico, por exemplo, uma fratura. Se a viga estiver colocada a 90 m de altura ele com certeza poderá morrer. O risco (possibilidade) e o perigo (exposição) de queda são os mesmos porém os danos serão diferentes.

Categoria ou Classe de Riscos:

Desprezível – a falha não irá resultar numa degradação maior do sistema, nem irá produzir danos funcionais ou lesões ou contribuir com um risco ao sistema. É aceitável;

Marginal (ou limítrofe) – a falha irá degradar o sistema numa certa extensão, porém sem envolver danos maiores ou lesões, podendo ser compensada com um risco ao sistema. Aceitável esporadicamente;

Crítica – a falha irá degradar o sistema causando lesão, danos substanciais, ou irá resultar num risco aceitável, necessitando ações corretivas imediatas. Não aceitável;

Catastrófica – a falha irá produzir severa degradação do sistema, resultando em sua perda total ou morte. Absolutamente não aceitável.

Gerenciamento de Riscos

O Programa de Gerenciamento de Riscos- PGR deve ser implementado e considerado nas atividades industriais que apresentem um potencial de acidente elevado. Seu objetivo é prover uma sistemática voltada para o estabelecimento de requisitos contendo orientações gerais de gestão, visando à prevenção e redução de acidentes.

Sua elaboração será realizada a partir das medidas e recomendações do Estudo de Análise de Riscos e visa estabelecer medidas e ações para reduzir a frequência e/ou as consequências de um acidente.

Critério de Planejamento cada empresa possui o seu próprio critério de planejamento, porém, em sua essência, são semelhantes e se resumem em definir os aspectos do trabalho conforme ilustrado.

O que fazer Definir claramente o produto esperado do trabalho e suas características de qualidade

Para que fazer Definir o objetivo a ser alcançado com o produto realizado

Com que fazer Definir claramente os recursos materiais necessários e quantidades

Com quem fazer Definir as pessoas que devem executar as atividades

Como fazer Definir o processo e os procedimentos a serem utilizados

Quando fazer Definir o período de execução

Onde fazer Definir o local da execução, incluindo as atividades auxiliares

Hierarquia das medidas preventivo-corretivas - de uma forma genérica, pode-se dizer que existem várias alternativas de ações preventivas que podem ser tomadas, umas mais, outras menos eficazes. Independente da medida adotada, o importante é que, como resultado, tenhamos um Nível de Risco considerado aceitável. Logicamente, devemos optar, prioritariamente, pelas medidas mais eficazes porque a confiabilidade do resultado é sempre maior. Nesse sentido, as ações preventivas podem ser classificadas em quatro níveis no que se refere à natureza dessas medidas e, de certa forma, à eficácia.

Eliminação

As medidas dessa categoria são as mais eficazes porque, absolutamente, elas eliminam totalmente o risco. É o caso, por exemplo, da substituição de um produto tóxico por outro não tóxico. Sempre que possível essas medidas devem ser tomadas prioritariamente.

Minimização

As medidas não eliminam, mas minimizam o risco a um nível aceitável através da diminuição da probabilidade de ocorrência ou da amplitude da consequência. O EPI – Equipamento de Proteção Individual é um exemplo de minimização da amplitude da consequência do risco. Sabe-se que o uso de óculos de segurança não impede o acidente, ou seja, não impede o lançamento do objeto esvoaçante, porém, pode evitar que esse objeto venha o ferir o olho. Por outro lado, a implantação de um Sistema Operacional Redundante/Prova Falhas é uma medida que minimiza o risco através da diminuição da probabilidade da ocorrência.

Enclausuramento

O risco é enclausurado, ou seja, circunscrito a um ponto ou região que não causa danos. É o caso de proteção das partes móveis das máquinas.

Isolamento

O risco é isolado, ou seja, é colocado em um lugar de acesso restrito. É o caso, por exemplo, da instalação do parque de tanques afastado da área produtiva,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com