TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oq é Isso

Dissertações: Oq é Isso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2013  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

8º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA

Cusco, 23 a 25 de Outubro de 2007

DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE MOTOR SOBRE-EXPANDIDO – análise teórica, numérica e experimental

Martins, J J.G *, Ribeiro, B S *, * Departamento de Engenharia Mecânica – Universidade do Minho, Guimarães, Portugal * jmartins@dem.uminho.pt

RESUMO Os motores de combustão interna de ciclo Diesel têm, convencionalmente, maior rendimento que os motores de ignição comandada. Porém, é possível, com recurso a técnicas de variação de abertura de válvulas e de variação de taxa de compressão, aumentar o rendimento de motores de ignição comandada para valores superiores aos dos motores Diesel. Este trabalho relata o potencial de alteração do vulgar ciclo Otto para outros ciclos de ignição comandada com elevado rendimento, mesmo superior ao do ciclo Diesel. Esta demonstração é feita de 3 modos: pelo recurso à termodinâmica base; usando modelação de funcionamento de motores; e por testes laboratoriais, usando um motor Diesel que é convertido em ciclo Otto, ao qual se varia a duração de abertura da válvula de admissão e o valor da taxa de compressão. Prova-se, em todos os 3 modos (teórico, numérico e experimental), que o motor de ignição comandada de ciclo sobre-expandido com variação da taxa de compressão é o que proporciona maior rendimento.

PALAVRAS CHAVE motores de combustão interna, ciclo sobre-expandido, rendimento, ciclo Miller

INTRODUÇÃO Os motores de combustão interna são, ainda, o principal meio de fornecimento de potência a veículos, funcionando como motores de ignição comandada (vulgo “a gasolina”) ou de ignição por compressão (vulgo “Diesel”). Tradicionalmente os motores a gasolina produzem maior potência e são suaves enquanto que os motores Diesel apresentam menores consumos mas são de funcionamento duro e “fumam” pelo escape. Actualmente os motores Diesel estão num nível de desenvolvimento notável, conseguindo ser suaves, limpos enquanto mantêm os baixos consumos, o.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com