TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oq é E Q Para Q Serrve O Ar Condicionado

Artigo: Oq é E Q Para Q Serrve O Ar Condicionado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 3

O que é e para que serve o ar condicionado?

O ar condicionado é um aparelho que assegura a regulação da temperatura, da umidade, da limpeza e da distribuição do ar.

A maioria dos aparelhos de ar condicionado assegura diversas funções, tais como:

Arrefecimento - Função base dos aparelhos de ar condicionado. Através do sistema de refrigeração, contribui para o arrefecimento e um controlo preciso da temperatura da divisão.

Aquecimento – Nos aparelhos com função Inverter, que permite o arrefecimento ou aquecimento da habitação. Estes aparelhos são uma solução completa de climatização completa da habitação em que, através de uma bomba de calor, o ar condicionado pode ser também para aquecimento. Esta é uma alternativa mais ecológica ao aquecimento tradicional, porque se usa energia do ar exterior trazendo-a para casa.

Purificação do ar – Os aparelhos de ar condicionado estão equipados com filtros que removem as poeiras, o pólen e os fumos do ar e ajudam a obter um ar limpo e saudável. Consoante as necessidades, os níveis de filtragem podem ser aumentados. Em pessoas que sofrem de alergias, a filtragem é essencial, mas os filtros necessitam de uma manutenção regular.

Desumidificação - O modo de arrefecimento do ar condicionado também desumidifica o ar. Um nível de umidade correto limita o crescimento dos ácaros e bolores, o que mais uma vez ajuda as pessoas com alergias. Para os seres humanos, um nível de umidade de 40 a 60 % é o mais confortável.

Ventilação - Esta função retira o ar do interior e traz para dentro ar fresco, condicionado, vindo do exterior. Nas estações intermédias, como o Outono e a Primavera, quando não se liga o ar condicionado, a ventilação pode funcionar num modo independente.

Quais as vantagens do ar condicionado?

Com uma unidade de ar condicionado pode-se criar um ambiente mais confortável, com a temperatura e a umidade mais adequadas, mais limpo, fresco e saudável, sem umidade ou formação e bolor, sem quaisquer correntes de ar ou ruídos.

Como funciona o ar condicionado?

O princípio de funcionamento do ar condicionado resume-se à absorção de energia (calor ou frio) de um lugar e a sua libertação noutro. Este processo requer uma unidade interior, uma unidade exterior e tubos de cobre a ligar as duas unidades, através dos quais circula um gás refrigerante de uma unidade para a outra. É este gás refrigerante que absorve a energia de uma unidade e a liberta na outra.

Como escolher o equipamento mais adequado?

Na escolha do equipamento mais adequado à sua situação, deve, antes de tudo, seguir as sugestões do responsável pela instalação do sistema. Algumas questões a ter em conta:

 Nível de controlo do clima no interior da residência (apenas refrigerar ou também ventilar?)

 Número de divisões (no caso de desejar o sistema para mais do que uma divisão, deve optar pelo sistema multi split, em que é possível ligar várias unidades interiores a uma única unidade exterior)

 Tipo de utilização do espaço (escritório, loja, quarto ou sala?)

 Condições a que o sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com