TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orçamento

Artigos Científicos: Orçamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2013  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância (AD)

Disciplina: Filosofia e Ética na Gestão de Negócios

Curso: Administração

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

Entregue a atividade no prazo estipulado.

Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia com atenção o texto “Ética e Indiferença”, disponível na Midiateca e em seguida avance para a questão proposta:

Com base nos conceitos estudados na disciplina de Filosofia e Ética, elabore uma análise crítica sobre o texto "Ética e Indiferença" (disponível na Midiateca), relacionando-o com a onda de violência, criminalidade e escândalos políticos que vem se abatendo sobre a sociedade brasileira nos últimos tempos. Seu texto deve ter no mínimo 20 linhas. (10 pontos)

RESP:

Escolha de comportamentos

Vivemos em uma sociedade caracterizada por pessoas que mostram preocupação apenas com os seus assuntos ou age apenas em função se si, fato que tem na Indiferença e na carência de Ética suas conseqüências mais tŕagicas para a vida coletiva. O cidadão não tem comprometimento com a coletividade. É fácil perceber que o comportamento humano em geral está se tornando cada vez mais indiferente diante das diversas manifestações extremas de violência, como a atitude de não mais enxergar o mendigo na rua, os jovens drogados e futuro meliante ou diante da morte de várias pessoas, na maoiria das vezes por motivos banais, na periferia, olhamos para esses fatos como se fosse algo normal, da natureza do ser humano, e não se vê atitudes para mudar essa situação. As pessoas não se chocam mais com estas cenas de desrespeito à pessoa humana.

A sociedade indiferente é aquela que não manifesta interesse por algo ou alguém, ou que não lhe dispensa atenção, ela é insensível às coisas e às pessoas. A ética entra nesse contexto com seus conceitos, regras e moral, moral essa que determina um conjunto de normas válidas para todos, a conduta de comportamento em sociedade. Deste conjunto de regras é que advém a proibição de ferir o direito do outro e a necessidade de respeitar o bem comum e, sobretudo, de não matar. Contudo, percebemos que há controvérsias, pois como uma sociedade que possui essa regra moral de não matar, lida com a eutanásia e com o aborto, tema este que está em “destaque” atualmente. Tudo isso exige uma reflexão ética para que possam ser pensadas de forma justa sem que firam o direito de nenhuma pessoa.

O fato é que a convivência social está banalizada, ver atos de vandalismo, criminalidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com