TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ovinocultura No Brasil

Trabalho Universitário: Ovinocultura No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 3

2.1 A OVINOCULTURA NO BRASIL

O Brasil possui 15,5 milhões de cabeças ovinas distribuídas por todo o país, porém, concentradas em grande número no estado do Rio Grande do Sul e na região nordeste. A criação ovina no Rio Grande do Sul é baseada em ovinos de raças de carne, laneiras e mistas, adaptadas ao clima subtropical, onde se obtém o produto lã e carne. Na região nordeste os ovinos pertencem a raças deslanadas, adaptadas ao clima tropical, que apresentam alta rusticidade e produzem carne e peles (IBGE, Pesquisa Pecuária Municipal, 2005).

Destaca-se também o crescimento da criação ovina nos Estados de São Paulo, Paraná e na região centro oeste, regiões de grande potencial para a produção da carne ovina. A ovinocultura no nordeste brasileiro cresceu significativamente nos últimos anos. Os rebanhos começaram a ser explorados economicamente com a introdução de raças especializadas, melhoramento genético e técnicas de manejo que propiciaram a elevação da produtividade.

A ovinocultura passou por transformações desde a década de 1990. O aumento do poder aquisitivo, a abertura do comércio internacional e a estabilidade monetária trouxeram um cenário favorável para o desenvolvimento da atividade, cenário propício para reestruturação da cadeia produtiva ovina.

O Estado de Mato Grosso do Sul. Pois com um plantel de aproximadamente 440 mil matrizes ovinas e com um crescimento de (14,02%) no curto período de tempo (2000/2005), fez do Estado Sul-mato grossense o maior em participação entre aqueles da Região Centro Oeste dado o número do rebanho de suas matrizes.

Segundo Nogueira Filho (2003), a atividade de ovinocultura acena com possibilidades reais de se tornar em pouco tempo, um negócio altamente lucrativo, é factível observar pelas vantagens que o agronegócio da ovinocultura apresenta em relação a outras pecuárias, pois o valor de mercado da carne ovina é o dobro da bovina.

4. ANÁLISE DA CADEIA PRODUTIVA NO MATO GROSSO DO SUL

As cadeias produtivas podem ser divididas em três macros segmentos: comercialização, industrialização e produção de matérias primas. A cadeia de produção pode ser vista como um sistema aberto, onde as fronteiras são permeáveis e permitem trocas com o meio, sua estrutura é percebida como a maneira pela qual seus elos estão integrados internamente. Enquanto sistema ela evolui no espaço e no tempo em função de mudanças internas e externas (BATALHA, 2001).

Os ambientes institucional e organizacional, embora nem sempre considerados quando se delimita as cadeias produtivas para estudo, são indispensáveis para seu funcionamento e sustentabilidade. (SILVEIRA, 2005)

Para Zylbersztajn (2000), estes são os agentes que realmente fazem os sistemas funcionarem, atuando como margens para o fluxo das cadeias. Ressaltando que as mudanças nas organizações podem ocorrer com rapidez, o que não ocorre com frequência nas instituições. O ambiente institucional é formado pelos aspectos normativos e legais, como leis, hábitos, costumes e cultura. Enquanto o ambiente organizacional é composto pelas organizações representativas, que regulam as atividades econômicas inseridas em um determinado espaço geográfico.

O atual crescimento do consumo de carne ovina no Brasil está direcionado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com