TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PANORAMA DO SEGMENTO DE SALÕES DE BELEZA E BARBEARIAS

Casos: PANORAMA DO SEGMENTO DE SALÕES DE BELEZA E BARBEARIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 2

PANORAMA DO SEGMENTO DE SALÕES DE BELEZA E BARBEARIAS

1. INTRODUÇÃO

A indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos é o segundo segmento da indústria química brasi-leira em termos de faturamento, vindo depois, apenas, da indústria farmacêutica. Em 1999, o faturamento líquido daquele segmento atingiu US$ 3,1 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Química.

Esse nível de faturamento demonstra a importância das atividades ligadas diretamente a essa indústria, como é o caso dos segmentos de serviços, particularmente, os Salões de Beleza. Além da importância para essa indústria, os Salões de Beleza vêm apresentando, como outros segmentos da economia, alguns efeitos relacionados à globalização e a uma maior concorrência entre as empresas.

Este Informe visa apresentar um panorama do Segmento de Salões de Beleza, tendo em vista as alterações pelas quais vem passando, e pelo fato de que esse segmento continua sendo de grande importância para a geração de empregos.

2. SEGMENTAÇÃO, SERVIÇOS, MÃO-DE-OBRA E LOCALIZAÇÃO

Os salões de beleza, pela diversidade de características que podem apresentar, representam um dos seg-mentos de serviços que pode se apresentar mais diferenciado, atingindo nichos específicos de mercado.

Uma das segmentações mais antigas dos salões é a de gênero, com salões exclusivos para homens ou mulheres, embora, recentemente, com o intuito de ampliação do seu público, maior número de salões tem oferecido serviços para ambos os sexos.

O porte do salão, ou seja, salões pequenos, médios ou grandes, e o mix dos seus diversos serviços, pos-sibilitam, também, uma grande diferenciação entre os salões. Alguns dos serviços oferecidos, além dos tradicionais, como lavagem, corte e pintura de cabelo, são os de limpeza de pele, depilação, tratamento de beleza, tatuagem e maquiagem definitivas e, até mesmo, hidromassagem. Para atender a essa variedade de serviços, alguns salões de beleza precisam utilizar diversos profissionais, englobando desde cabeleirei-ros, manicures, massagistas, podólogos e maquiadores, até assistentes, que necessitam apresentar formação especializada.

A localização faz, também, com que os salões possuam características específicas. Aqueles localizados nos bairros, por exemplo, possuem uma clientela, em geral, com maior disponibilidade de tempo, e possibilitam uma maior interação social. Os salões localizados em regiões onde existe concentração de empresas atendem a clientes que, em geral, demandam bons serviços realizados de forma rápida.

Por essa razão, pode-se afirmar que a localização é um ponto determinante da estratégia da empresa, definindo o seu público-alvo. Os salões, em sua maioria, estão localizados em lojas de ruas ou em galerias comerciais. Entretanto, com a preocupação dos Shoppings Centers, em incluir segmentos de serviços no seu mix, já é possível encontrar salões de beleza em praticamente todos os grandes Shoppings. Muitas empresas, inclusive, possuem como estratégia a instalação somente nesse tipo de empreendimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com