TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PDCA

Dissertações: PDCA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 2

História do PDCA

O ciclo PDCA é uma ferramenta de gestão e planejamento estratégico, que ajuda as empresas a conduzir de uma melhor maneira.

O significado de PDCA é: P (plan, planejar) D (do, fazer) C (check, acompanhar) A (act, corrigir).

História do PDCA

O ciclo PDCA é uma ferramenta de gestão e planejamento estratégico, que ajuda as empresas a conduzir de uma melhor maneira.

O significado de PDCA é: P (plan, planejar) D (do, fazer) C (check, acompanhar) A (act, corrigir).

O criador do PCDA foi Dr. Walter Shewart, tornou-se conhecido e respeitado com Dr. Deming, ele é considerado o pai da qualidade. Nos primeiros séculos as indústrias conheciam os processos em massa especificação e, produção e inspeção. Ishikawa (1986) relembra que Taylor recomendava plan -do -se ( planeje, execute e veja) como referência para o planejamento das etapas básicas de um , processo produtivo. . Em 1951, o ciclo de Shewhart ganhou mais dois passos passando a compreender: (a) o desenho do produto; (b) produzi-lo testando na linha de produção e no laboratório; (c) colocar no mercado; (d) testar no mercado por meio de pesquisas; (e) redesenhar o produto à luz da reação dos consumidores e continuar girando o ciclo

Um pouco adiante, no final da década de 30, o norte-americano Walter A. Shewhart, em sua obra intitulada Statistical method from the viewpoint of quality control propõe o modelo de produção visto como um sistema, que representa os mesmos passos, porém de forma cíclica Shewhart argumenta que esses três passos devem fazer um círculo ao invés de uma linha reta, pois eles constituem um “processo científico dinâmico de aquisição de conhecimento. Essa pequena modificação transformou o modelo de ciclo aberto para um ciclo fechado, em que os resultados obtidos numa passagem são considerados no planejamento da próxima passagem. Isso realimenta o processo e permite que ele seja aprimorado pela análise dos erros e problemas das etapas anteriores.

Em 1951, o ciclo de Shewhart ganhou mais dois passos passando a compreender: (a) o desenho do produto; (b) produzi-lo testando na linha de produção e no laboratório; (c) colocar no mercado; (d) testar no mercado por meio de pesquisas; (e) redesenhar o produto à luz da reação dos consumidores e continuar girando o ciclo

Esse modelo passou ainda por novos desdobramentos. Na década de 80, Deming criou o modelo plan, do, study, action – PDCA – e defende a ideia de que o ciclo de Shewhart pode ser utilizado por qualquer pessoa na organização, não apenas em ambiente industrial. Deming preferia o ciclo PDCA, pois ele incorporaria melhor a ideia original de Shewhart .

Fonte:

www.qualypro.com.br/artigos/pdca-origem-conceitos-e-variantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com