TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo Pdca

Monografias: Ciclo Pdca. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/7/2013  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  839 Visualizações

Página 1 de 4

ASSUNTO: MANUTENÇÃO PREDITIVA

EQUIPE TÉCNICAS:

SUMÁRIO

3.Introdução...................................................................................................................... 2

4.Histórico..........................................................................................................................3

5.Detalhamento do princípio de medição......................................................................... 4

6.Estudo de caso............................................................................................................... 8

8.Conclusão...................................................................................................................... 9

9.Referências ..................................................................................................................10

3. INTRODUÇÃO

O voltímetro é um instrumento que propõe a medição da diferença de potencial entre dois pontos. Eis a razão da necessidade de liga-lo sempre em paralelo com o trecho do circuito do qual se quer obter a tensão elétrica. Para evitar que haja interferências no circuito, a resistência interna do voltímetro deve ser a mais alta possível comparada à do circuito.

Existem variados tipos de voltímetros. Os mais utilizados são: voltímetros de bobina móvel, de ferro móvel, e os osciladores de raios catódicos.

O voltímetro de bobina móvel é um galvanômetro de altíssima resistência interna.

Dependendo da qualidade do aparelho, o voltímetro pode medir tensões alternadas e/ou tensões contínuas. Se o objetivo é medir a tensão com uma corrente alternada (AC) é necessário adicionar ao circuito um retificador, porém nos voltímetros de ferro móvel é desnecessário, pois mede ambos (AC/DC).

4. HISTÓRICO

O mecanismo sensor mais utilizado em voltímetros de corrente contínua é um dispositivo sensor de corrente ou galvanômetro chamado mecanismo medidor de D’Arsonval. Em 1881, D’Arsonval patenteou um mecanismo que utiliza o efeito eletromagnético da corrente. O mecanismo é constituído basicamente de uma bobina de fio muito fino, imersa em um campo magnético uniforme de um imã permanente e montada em um sistema de suspensão que a permite girar em torno de um eixo que passa através de seu diâmetro, quando percorrida por corrente elétrica. Duas molas cabelo não magnéticas enroladas em sentidos opostos se opõem ao movimento da armadura (contra torque). As molas espirais farão com que o ponteiro do medidor retorne a zero, quando não houver fluxo de corrente pela bobina móvel.

Quando a corrente a ser medida percorre a bobina ela produz um campo magnético que interage com o campo magnético gerado pelo imã permanente, provocando uma deflexão angular proporcional a intensidade da corrente. Esta ação é limitada pela ação restauradora das molas espirais. Este limite ocorre quando o torque provocado pela força de interação magnética se iguala ao torque restaurador da mola. O valor deste deslocamento é indicado em uma escala graduada através de um ponteiro fixo à bobina móvel, indicando, deste modo, a intensidade da corrente.

Em 1953 Andrew Kay fundador da empresa Non-Linear Systems (NLS) inventou o voltímetro digital.

5. DETALHAMENTO DO PRINCÍPIO DE MEDIÇÃO.

Um voltímetro é um aparelho elétrico que permite medir a diferença de potencial entre dois pontos de um circuito elétrico (tensão elétrica). Estes aparelhos podem ser analógicos (apresentam ponteiros que se movem sobre escalas) ou digitais.

Um voltímetro digital é um aparelho que compara periodicamente o sinal de entrada com uma diferença de potencial constante, gerada por um dispositivo interno do aparelho e que converte as diferenças por meio de um conversor analógico-digital (A / D) com um visor digital. O sinal analógico é convertido em um código digital proporcional à intensidade do sinal. Tensões de picovolts para megavolts são mensuráveis, embora a escala geralmente classifique em milivolts, volts ou quilovolts. Vale salientar que frequências entre zero e vários megahertz também podem ser detectados e mensurados por esses instrumentos de medição.

A escala de um voltímetro deve ser escolhida com atenção e para tal é necessário ver qual é o alcance do aparelho, bem como a menor divisão da escala, ajustando esta ao valor da grandeza a medir.

Um voltímetro deve ser instalado em paralelo com o dispositivo elétrico nos extremos do qual se pretende determinar a diferença de potencial.

O voltímetro ideal tem uma resistência interna infinita. O voltímetro real deve ter uma resistência interna elevada, para não introduzir uma malha de derivação de corrente, no circuito a medir, de valor não negligenciável, essa corrente iria alterar a distribuição de correntes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com