TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo PDCA

Trabalho Escolar: Ciclo PDCA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  1.395 Visualizações

Página 1 de 3

Ciclo PDCA

O ciclo PDCA é um processo para organizar uma ação. A primeira etapa do ciclo (Plan) consiste no planejamento daquilo que se quer realizar, logo após vem à etapa (DO) que envolve o levantamento de como fazer e produzir, em seguida é necessário checar, ou seja, escolher a melhor opção entre as levantadas e por último (ACT) finalizar o projeto colocando-o em prática.

Administração de produção

É o setor responsável por buscar técnicas e estudos para controlar o processo produtivo de produtos e operações (prestação de serviços), com base em quatro princípios básicos, planejamento, organização, direção e controle, para que o produto final seja realizado.

Gráfico

O processo produtivo começa com a entrada dos recursos a serem transformados (materiais, informação e consumidores) como também recursos de transformação, (instalações e o pessoal). Após a entrada desses recursos é necessário ter um projeto, planejamento e controle para que não ocorram prejuízos na produção. Devido a concorrência a empresa busca melhorias nos produtos através de uma nova estratégia de produção, afim de atender as necessidades dos consumidores, dando o feedback para a empresa sobre as novas melhoria, reiniciando o ciclo.

1. Produtividade

É a relação entre recursos empregados e resultados alcançados, evitar desperdícios buscando uma harmonia entre a matéria prima, máquinas, mão de obra e o tempo, maximizando a produção.

2. Sistemas de produção

É um conjunto de atividades e operações relacionadas na produção, na qual são divididas em três categorias:

- Contínua: Uma linha de produção padronizada em seqüência linear durante todo o processo.

- Intermitente: Uma linha de produção feitas em lotes e após o termino da produção de um determinado produto, outro diferente ocupa seu lugar, sendo que o primeiro produto só volta a ser produzido depois de um certo tempo.

- Grandes projetos- são projetos únicos, de longa duração, com alto custo e dificuldades nas fases do projeto.

3. Administração de estoques

Setor que busca reduzir os estoques da empresa, já que um estoque grande significa capital da empresa empatado e menos recursos financeiros no caixa da corporação.

4. Planejamento e controle da produção

É o departamento que permite a continuidade dos processos produtivos na indústria. Controla a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos. Em resumo, o PCP trata dados de diversas áreas, transforma-os em informações, suporta à produção para que o produto seja entregue na data e quantidade solicitada. Seus objetivos são: permitir que os produtos tenham capacidade especificada, máquinas e pessoas operem com mais e melhor produtividade, reduzir estoques e custos operacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com