TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERSPECTIVAS FUTURAS DA ADMINISTRAÇÃO

Tese: PERSPECTIVAS FUTURAS DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Tese  •  2.073 Palavras (9 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 9

A administração é uma das áreas mais importantes da atividade humana, e o homem e seu esforço cooperativo é parte fundamental, é a base da sociedade.

A administração deve saber fazer com que as pessoas trabalhem de maneira eficiente e eficaz. Em qualquer área, em qualquer ramo, a pessoa tem papel fundamental, pois elas trabalham em conjunto para atingir os objetivos traçados pela empresa.

Os avanços nos conhecimentos humano e tecnológico são importantes, mas serão insuficientes se o administrador não souber a melhor maneira de colocá-los em prática, se esses conhecimentos não forem transmitidos às pessoas, enfim, se os recursos não forem bem aplicado.

O conteúdo e significado da administração sofreram grandes alterações, que variam conforme o autor e escola que são analisadas. As escolas e os enfoques que elas dão (tarefas, estrutura, pessoas, ambiente, tecnologia e competitividade) não podem ser desprezados e podem ser aplicados até hoje, conforme as necessidades das empresas.

Cada nova situação faz com que as teorias da administração busquem aperfeiçoamento, devendo ser sempre levado em conta que essas teorias sempre se expandem e se ampliam.

Cada empresa tem seus objetivos, e o administrador não pode cometer erros, deve saber se relacionar com as pessoas que estão acima e abaixo dele, deve ter consciência do que já aconteceu na empresa, do que ainda pode ocorrer e evidentemente do que acontece atualmente. Deve estar atento aos fatos externos e internos, precisa “enxergar longe”. Deve ter consciência de que é um agente de condução e mudanças, quando elas forem necessárias. Deve ser orientador, educador, para modificar a atitude das pessoas. O administrador influencia interna e externamente.

PERSPECTIVAS FUTURAS DA ADMINISTRAÇÃO

A organização burocrática, no futuro terá seu fim decretado e isso deverá ocorrer por três motivos:

1- Mudanças no mundo dos negócios, impondo crescentes necessidades que hoje as organizações não tem como atender.

2- Crescimento e expansão das organizações que se tornam complexas e globalizadas.

3- Atividades que exigem pessoas com conhecimentos diversos e que sejam especializadas envolvendo problemas de coordenação a atualização, devido as rápidas mudanças.

O administrador terá que resolver problemas cada vez maiores em quantidade e complexidade. Ele deverá estar atento, pois receberá informações de dentro e fora da organização, informações contraditórias que dificultarão sua tomada de decisões para resolução dos problemas. Terá que estar cada vez mais atento as necessidades dos clientes, fornecedores, visualizar os concorrentes, atender as expectativas da alta administração.

As empresas também deverão sofrer grandes mudanças, tais como:

- Crescimento das organizações: as grandes empresas tendem a crescer e ampliar suas atividades, recursos, expansão de mercado e volume de operações.

- Concorrência mais aguda: Os melhores produtos serão os procurados. O desenvolvimento de produtos ou serviços exigirá grandes investimentos e pesquisas no sentido do desenvolvimento e aperfeiçoamento das tecnologias.

- Sofisticação da tecnologia: Maior tecnologia, maior eficiência, precisão, deixando que as pessoas se ocupem de tarefas como planejamento e tomadas de decisão.

- Taxas elevadas de inflação devido as crescentes aumentos nos custos em matéria- prima e trabalho humano. As empresas deverão obter o máximo possível dos recursos, sabendo que eles serão em menor quantidade. Produzir mais com menos recursos.

- Globalização da economia e internacionalização dos negócios onde a competição será mundial.

- Visibilidade maior das organizações, e essa visibilidade será percebida e influenciará a opinião pública, podendo transmitir uma imagem positiva ou negativa, não sendo ignorada em nenhum setor, o que influenciará seu comportamento.

Esses fatores levarão as empresas a lidar com instabilidades, imprevisibilidade, descontinuidade, sendo necessária nova mentalidade, formas e conceitos sobre administrar. Outro fator complicador é a grande transformação que a sociedade sofre, as mega-tendências, que são:

1- Da sociedade industrial para a sociedade da informação, onde a informação, devido as inovações tecnológicas, nas comunicações, passou a ser um recurso estratégico.

2- Da tecnologia simples para a tecnologia sofisticada, em que as tecnologias não serão aperfeiçoadas, mas sim substituídas, fazendo com que o produto final esteja disponível com maior velocidade e precisão.

3- Da economia nacional para a economia mundial, a concorrência será mundial, e o melhor produto será o mais procurado.

4- Do curto para o longo prazo, onde a exigência por resultados imediatos será substituída pelos resultados de longo alcance.

5- Da democracia representativa para a participativa, onde as pessoas deixarão de escolher quem as representará e passarão a opinar sobre pontos de vista e expectativas.

6- Das hierarquias para a comunicação lateral intensiva, em que as decisões exclusivamente da alta administração passarão a ter também a participação dos demais níveis, facilitando a interação das pessoas e dinamização da organização.

7- Da opção dual para a opção múltipla, em que serão verificadas várias opções para as soluções de problemas, conforme as necessidades das organizações.

8- Da centralização para a descentralização, onde as empresas em geral mudam-se gradativamente para as periferias, criando lá também novos mercados. Isso aumenta o volume de variáveis e contingências ambientais sobre o comportamento das empresas, trazendo novas incertezas e imprevisibilidade a ela.

9- Da ajuda institucional para a auto-ajuda, as pessoas deixam de lado as instituições públicas que não atenderam suas necessidades e passam a buscar novos meios para resolver seus problemas, e as instituições privadas servem de apoio nesse sentido oferecendo serviços que dão suporte e solucionam as necessidades das pessoas.

A partir dessas situações a busca pela eficiência e eficácia nas empresas tornar-se-á cada vez maisdifícil. Surgirá a necessidade de saber o que fazer, visualizar cada atitude que deve ser tomada num determinado momento. Deve-se ter a consciência de que nada é absoluto ou definitivo, será variável de acordo com a situação.

O MÉTODO DO CASO

È uma técnica de simulação que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com