TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicológica: Aspectos históricos e perspectivas futuras

Por:   •  18/8/2018  •  Resenha  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 3

CAPITULO 1 – Da testagem à avaliação Psicológica: aspectos históricos e perspectivas futuras

Pode se observar que nesse capitulo os autores trazem uma passagem histórico da testagem psicológica no Brasil e no exterior, mostrando todo o desenvolvimento da ciência psicológica gerado a partir das pesquisas em avaliação psicológica. Eles começam descrevendo os  primeiros processos avaliativos, baseados na escrita e na análise do comportamento e o início da profissionalização da testagem, com a criação de laboratórios de pesquisa, sendo os de Wundt, Weber e Galton, com a avaliação das características psicológicas e físicas e a discriminação sensorial. Mais adiante a escala de Binet e Simon passou por revisão, ampliação e aperfeiçoamento, trazendo as medidas de conteúdos intelectuais e chegando ao conceito de Quociente Intelectual (QI) de Stern, posteriormente refinado por LewisTerman.

 Por volta de 1930 a testagem estava em expansão nos Estados Unidos, até então percebe-se que o foco estava sobre a capacidade cognitiva, nessa época os estudos sobre a inteligência humana obteve os maiores avanços tecnológicos. Percebesse que além dos desenvolvimentos técnicos que os testes ajudaram implementar na psicologia, eles contribuíram também para  importantes avanços teóricos.

O caminho dos testes no Brasil passou por vários avanços e obstáculos ao longo da sua trajetória. No texto Pasquali e Alchieri destacam que no começo a história dos testes no cenário brasileiro teve uma grande empolgação e uso indiscriminado, sucessivo por fases de críticas para poder regulamentar o uso, o que ainda está em processo na realidade brasileira. So no ano de 1962 que foi legitimado a psicologia como profissão no Brasil pela lei nº4.119, de 27 de agosto daquele ano.

Pode constatar que a historia da testagem e da avaliação psicológica foi e é muito rica e legitima os investimentos atuais e os desenvolvimento recente, enquanto área pratica de atuação do psicólogo

CAPITULO 2 – Panorama atual dos testes psicológicos no Brasil de 2003 a 2011

Nesse capitulo os autores apresenta o panorama atual da produção científica dos testes psicológicos entre 2003 e 2011. No começo do texto Pasquali descreve os testes como um conjunto de tarefas predeterminadas que o indivíduo precisa realizar em uma determinada situação, do qual resultam em alguma forma de medida.

Em 2003 o Conselho Federal de Psicologia (CFP) instituiu a Comissão Nacional de Avaliação Psicológica, chamada de Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos (SATEPSI) que teve como objetivo principal a análise das principais dificuldades que o psicólogo enfrenta perante a avaliação psicológica e do uso dos testes. É importante enfatizar que todo material considerado psicológicos ou não, direcionados para o CFP passam por uma avaliação do SATEPSI. Os autores relatam o caminho para submissão dos instrumentos ao Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos (SATEPSI) e são apontados alguns dados sobre os motivos de não aprovação dos instrumentos e a respeito dos testes que necessitam pareceres favoráveis (aptos) junto a este órgão regulador.

  O texto revela que entre os próprios estudantes de psicologia, existe um desconhecimento da prática e da importância em se utilizar a avaliação psicológica corretamente, o que gera uma grande necessidade de aperfeiçoamento da formação acadêmica do psicólogo, visando à aquisição de habilidades suficientes para capacita-lo ao exercício profissional de melhor qualidade na área. Essa conteúdo está associada com a questão da ética em avaliação psicológica, uma vez que os profissionais devem utilizar apenas instrumentos adequados aos parâmetros do SATEPSI. O descumprimento dessa norma pode acarretar sérios problemas no processo de testagem, comprometendo todos os resultados da avaliação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com