TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA E ANÁLISE DE MERCADO

Tese: PESQUISA E ANÁLISE DE MERCADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Tese  •  2.345 Palavras (10 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 10

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAS

JÚLIO CÉSAR ROCHA DA SILVA

LETÍCIA RODRIGUES DE FREITAS SEPÚLVIDA

PESQUISA E ANÁLISE DE MERCADO

PROFESSOR ORIENTADOR ANTÔNIO CARLOS

DUQUE DE CAXIAS

2013

O Centro de Formação de Condutores é uma entidade, devidamente certificada pelo Organismo de Qualificação de Trânsito, com registro e licença de funcionamento, expedida pelos Órgãos de Trânsito dos Estados ou do Distrito Federal, possuindo administração própria e corpo técnico de instrutores, com competência e integridade, para a capacitação teórico-prática de condutores de veículos automotores.

A popularização do automóvel e das motocicletas, aliada à legislação sobre o trânsito brasileiro, faz com que esta atividade seja bastante demandada nos dias atuais, fundamentalmente para obtenção da habilitação para direção.

O público consumidor em sua maioria é formado por jovens que, normalmente, selecionam a auto-escola, considerando indicações de amigos/parentes. Sem dúvida alguma, a diferenciação é conseguida pela qualidade e variedade dos serviços oferecidos e pelo atendimento aos clientes. Recomenda-se estudar seus hábitos, comportamentos, gostos, tendências e manter-se atualizado quanto às novidades do mercado.

Atualmente a economia favorece esta aquisição, oferecendo redução de taxas como IPI, financiamentos e leasing para obtenção de um veículo.

Em virtude disso, a procura pelos Centros de Formação de Condutores (auto escolas) também aumenta. É cada vez maior a procura por essas empresas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Com essa abertura indiscriminada de CFC’s (Centros de formação de Condutores) e o aumento de candidatos, observa-se o crescente números de condutores reprovados em seu teste prático.

Diante do exposto é fundamental avaliar o motivo que leva esses candidatos, em sua maioria, a terem que repetir suas provas por diversas vezes, chegando até mesmo a perda de seu processo que tem prazo de um ano para conclusão e aprovação nas etapas teórica e prática.

O objetivo dessa pesquisa é identificar a causa da reprovação desses candidatos à habilitação.

O Cento de Formação de Condutores Auto Escola Guarani ltda. ME, é uma empresa nova no mercado de auto escola, situada no bairro de Piabetá, 6º Distrito de Magé, solicitou essa pesquisa a fim de averiguar a principal variável que tem elevado o índice de reprovação dos candidatos de sua localidade.

De posse desse resultado a empresa poderá traçar sua estratégia de ação, a fim de evitar que seus alunos façam parte dessa estatística atual que é de mais de 50% de reprovação, segundo fontes do Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (DETRAN RJ).

RELATÓRIO DE PESQUISA

PROBLEMA:

Há um alto índice de reprovação no teste prático, da categoria B, para obter a Carteira Nacional de Habilitação, no município de Magé.

OBJETIVO:

Identificar o motivo, do elevado número de reprovações nos exames práticos de direção, dos candidatos que pretendem se habilitar para conduzir veículos automotores até 3500 kg, com lotação máxima de oito lugares, excluído o do motorista.

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA:

A análise de Mercado será feita em Piabetá, um bairro pertencente ao sexto distrito do município de Magé, no estado do Rio de Janeiro. Este bairro tem o maior cartório eleitoral do município, possui um comércio de variados gêneros e serviços, dentre eles quatro Centros de Formação de Condutores, que prestam serviços para o Departamento de Trânsito, treinando candidatos que pretendem habilitar-se para condução de veículos e motocicletas.

O município de Magé tem uma população de 205.830 habitantes, correspondentes a 1,9 % do total da população da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. Observa-se que a população é predominantemente urbana e apresenta uma participação feminina equivalente à masculina em uma proporção de 96,9 homens para cada 100 mulheres.

A maioria da população encontra-se na faixa etária entre 30 e 49 anos, seguida pela faixa de 20 a 29 anos.

Variando de zero a um, o IDH classifica os municípios segundo três níveis de desenvolvimento humano: Municípios com baixo desenvolvimento humano (IDH até 0,5); municípios com médio desenvolvimento humano (IDH entre 0,5 e 0,8) e municípios com alto desenvolvimento humano (IDH acima de 0,8). Quanto mais próximo de um, mais alto é o desenvolvimento humano.

O município de Magé está classificado com um índice de médio desenvolvimento humano, ocupando a 57ª posição no critério do IDH estadual, segundo fontes do SEBRAE municípios.

Nosso objeto de estudo irá abranger a faixa etária a partir dos 18 anos, idade onde é permitido habilitar-se segundo as normas do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).

PÚBLICO ALVO

O público alvo predominante desta pesquisa são Jovens entre 18 e 35 anos que desejam obter a primeira Carteira de Habilitação, seguido dos clientes de 36 a 60 anos que estão em busca de primeira habilitação ou inclusão de categoria.

A unidade de pesquisa a ser mensurada no campo de trabalho, serão candidatos que foram reprovados em seus testes práticos de direção, residentes em bairros pertencentes ao município do local da pesquisa.

Os dados serão coletas por pesquisadores através de questionários com perguntas estruturadas, com a finalidade de mensurar qual variável contribui para o resultado atual.

O universo amostral é de 1087 candidatos onde 565 ficaram reprovados no último informativo di vulgado pelo site do DETRAN do Estado do Rio, representando um percentual de 51,98% de reprovação desse quantitativo.

Desse universo será retirada uma amostra de 25 candidatos reprovados em seu teste prático, os mesmos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com