TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA SOBRE UM PORTO

Monografias: PESQUISA SOBRE UM PORTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  1.672 Palavras (7 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO: TECNOLOGIA EM LOGISTICA

ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA PORTUÁRIA

PÓLO – BELÉM

PESQUISA SOBRE UM PORTO

CDP – COMPANHIA DOCAS DO PARA

RENATO JOSE CALDEIRA TAVARES

Mat. 201204073325

Introdução

O Porto de Belém foi inaugurado em 02.10.1909 e está situado a uma distância de 120 Km do oceano Atlântico. Sua localização é na margem direita da baía de Guajará, que é formada pelos rios Moju, Guamá, Acará e Pará. É um porto abrigado, praticamente isento de ventos fortes. Na margem esquerda dessa baía se localiza a ilha das Onças com 19 Km de comprimento e uma série de ilhas menores com mostra a figura 1.

Figura 1

O Porto de Belém tem uma extensão acostável de 1.446,90m. A estrutura do cais, que tem forma de um molhe contínuo côncavo, é constituída de blocos pré-moldados de concreto simples, só existindo fundações profundas nas entradas da Doca Marechal Hermes, que possui 75 metros nas faces laterais e 300 metros de comprimento. O restante tem base de pedras assentes em argila dura, que é a constituição do leito do rio.

Como a altura média da maré no Porto de Belém é de 3,20m, o coroamento da muralha foi projetado para +4,50 m acima do zero hidrográfico.

Estrutura do Cais

Calado 7,3m

LOA 180m

A principal entrada marítima do Porto de Belém está situada entre a ilha do Fortim e a barra. O acesso é através de um canal, o Oriental, com 90 a 180 metros de largura média, 6.000 metros de comprimento e 9,00 metros de profundidade, quando dragado. A bacia de evolução está localizada em frente à Doca do Ver-o-Peso (figura 2), possuindo 500 metros de comprimento por 500 metros de largura.

Figura 2

Atualmente a Companhia Docas do Pará - CDP tem sob sua responsabilidade a exploração e administração dos portos de Belém, Vila do Conde, Santarém, Altamira, Itaituba, Óbidos, São Francisco e Marabá, além do Terminal Petroquímico de Miramar e do Terminal Portuário de Outeiro (CDP, 2007).

Segundo o seu estatuto social, A CDP é uma sociedade de economia mista, vinculada a Secretaria de Portos da Presidência da Republica e tem como objetivo realizar os planos e programas da Secretaria de Portos da Presidência da Republica, a administração e a exploração comercial dos portos organizados e demais instalações portuárias do Estado do Pará.

Movimentação de Carga

O Porto de Belém iniciou suas atividades com a tonelagem de carga desembarcada maior que a embarcada. Em 1915 a movimentação geral foi de 323.003t, participando a importação com mais de 60% do total.

Naquela época predominava na exportação a borracha nativa, produzida em larga escala no norte do país. Hoje as cargas predominantes são:

Açaí

Bagagem

Bexiga natatória

Madeira processada

Camarão congelado

Carne bovina

Castanha

Caulim

Couro bovino

Fava de cumaru

Fertilizante

Frutos secos

Granito

Grude de peixe

Madeira serrada

Óleo de palma

Palmito

Papel

Peixe

Pimenta

Polpa de fruta

Da década de 1970 em diante o Porto passou a ser exportador. E, ultimamente os principais mercados são os países da Europa, Estados Unidos e Japão, se se destacando as cargas de madeira, pimenta-do-reino, castanha do Pará, palmito, peixe e camarão. Já o trigo, o cimento e os gêneros alimentícios se sobressaem na entrada de mercadorias.

Atualmente o Porto de Belém movimenta 1.000.000t de carga por ano, sendo que as principais cargas operadas são: madeira, pimenta, palmito, peixe, camarão, castanha-do-pará e trigo (CDP, 2011).

Figura 3

Características Operacionais

Condições meteorológicas e hidrográficas

Temperatura média 25,7° C

Pressão atmosférica (média) 9 1.009,5 mb

Umidade relativa 84,2 %

Chuvas 2.800 mm

Altura média das águas (sizígias), preamar 3,22 m

Altura média das águas (sizígias), baixa-mar 2,42 m

Altura máxima de preamar (18.03.80) + 4,21 m

Altura mínima de baixa-mar (16.07.20) - 0,37 m

Instalações

O Cais acostável com 1.295m de extensão, e dividido em 3 (três) trechos:

- Trecho do armazém 4 ao 8, onde estão movimentados carga geral, contêineres;

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com