TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II SEMESTRE TECNOLOGO EM MARKETING

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.553 Palavras (7 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 7

Pesquisa de mercado na área de locação de câmeras de vídeo

 empresa Merlin Vídeo

Ana Paula Breda – RA: A31932-8[1]

Caroline Carvalho dos Santos – RA: 679061-5

Jessica Rossi Avanço – RA: B5662G-1

Guilherme Benatti Marques – RA: B53808-2

Milena Trotti – RA: A1403B-7

Professor Orientador: Fábio dos Santos Ferreira[2]

Resumo

Utilizamos o conteúdo em aula para realizar pesquisa de mercado na área de locação de câmeras de vídeo. Escolhemos a Micro empresa Merlin, 27 anos no mercado e a 2 anos atuando na locação de câmeras e equipamentos da linha broadcast.

Palavras Chaves: Pesquisa de Mercado, Merlin, Câmeras, Micro Empresas.

Abstract

We use the content during the lesson to conduct market research in the area of leasing video cameras. We chose Micro company Merlin, 27 years in the market in which 2 years working with the rental of cameras and broadcast equipment line

Keywords: Video cameras, Merlin, rental, broadcast.

1 - Introdução

A Merlin é a maior representante dos principais fabricantes e distribuidores de equipamentos, acessórios e softwares para produção de áudio e vídeo do Brasil. A empresa conta com clientes de todo território nacional. Há 2 anos começou atuar no segmento de locação de câmeras para atender a demanda de profissionais carentes de equipamentos.

2 – Apresentação da Empresa Merlin

Situada em Campinas, a empresa atende todos os profissionais de vídeo que desejam adquirir câmeras e equipamentos. A Merlin Vídeo nasceu em 1985 da necessidade de manutenção em equipamentos de vídeo. Com o passar dos anos e com o crescente interesse na área de filmagem, ampliou seu leque de atendimento tanto em equipamentos como em acessórios.

Seu compromisso é estar em constante inovação para oferecer produtos de alta qualidade, preços competitivos, melhores condições de pagamento e um amplo estoque de equipamentos a pronta entrega. Uma grande empresa que atende com competência e tecnologia de padrão mundial a todas as necessidades dos profissionais e das empresas no ramo de comunicação.

[pic 1]

Figura 1 – Logomarca Merlin (Fonte: www.merlinvideo.com.br)

3 – Principal produto de locação

Câmeras de filmagem e seus acessórios são os produtos mais procurados para locação, pois seu custo para compra é elevado, ocasionando o interesse do profissional da área.

   

4 – Concorrentes alocados em Campinas e região

A - HDVloc

Na HDVloc encontra-se produtos para locações em eventos corporativos e eventos sociais. Os produtos em destaque são os  de vídeo, áudio, movimento, acessórios  e luz para grandes, medias e pequenas produções.

Localizada na capital São Paulo, há mais de 15 anos no mercado.

A HDVloc se consolidou como uma empresa séria, que busca em primeiro lugar entender as necessidades do cliente , dando um atendimento ético personalizado na locação de seus produtos , suporte técnico e treinamento.

B - JKL Digital

Localizada em São Paulo e no Rio de Janeiro, uma das maiores empresas na área de locação no Brasil, seu maior foco é locar para profissionais de cinema.

A JKL é uma empresa moderna  e conta com uma equipe altamente qualificada e com produtos de tecnologias avançadas, em contra partida tem o menor custo beneficio comparado com as demais empresas do segment

C - Nova Engs (Locação de equipamentos de vídeo

A Nova Engs possuiu um parque de equipamentos com mais de doze modelos diferente de câmeras. Todos os equipamentos são testados rigorosamente antes de chegar ao consumidor final .Atua no segmento de publicidade e cinema digital. Seu maior foco é locar para produtora e eventos sociais corporativo oferecendo mão de obra quando necessário.

        

5 – O mercado de locação de equipamentos de áudio e vídeo no Brasil.

O mercado de locação hoje no Brasil esta se fortalecendo devido o alto custo dos equipamentos e sua manutenção.

Do total de câmeras vendidas no país, 30% destina – se ao mercado de locação com o aumento do numero de locadoras, empresas recorrem a tecnologia para garantir vantagens frente à concorrência.

A Merlin vídeo começou atuar a 2 anos na área de locação  e hoje conta com o crescimento de 679% referente ao mesmo período do ano passado.

“O mercado de locação é uma novidade para a Merlin, tivemos um crescimento interessante no ano de 2012 , estamos muito animados com o resultado. Vamos aumentar nosso investimento em marketing em 35% ano de 2013, com o objetivo de aumentar as vendas em 40%” Segundo diretor comercial da Merlin Vídeo (SEBASTIÃO PEREIRA NETO, 2012)

6 – A importância da pesquisa de mercado

Pesquisa de Marketing se define como a elaboração, a coleta, a análise e a edição de relatórios sistemáticos de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada por uma empresa.

(KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. Prentice Hall Brasil, 12ª edição, 2007, 624p.)

O processo de pesquisa de mercado será definido a partir da sequência abaixo:

[pic 2]

Figura 2 – KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. (Fonte: Administração de Marketing, 12ª Edição)

7 – Cenário do mercado em que a Merlin se encontra

Mercado competitivo com a presença de outros players em São Paulo e região que locam equipamentos do mesmo gênero.

A Merlin encontra-se em um momento de revisão de seu portifólio e avaliação de sua imagem no mercado.

Para que seja elaborado um plano de marketing visando expansão e revitalizaçao dos negócios da Merlin torna-se necessária a elaboracão de uma pesquisa junto aos seus principais clientes para o levantamento de informações que trarão subsídios para a elaboração de um plano de marketing vencedor.

Proposta de questionário; por amostragem

Público alvo: Clientes preferenciais da empresa Merlin

Amostra: 50 pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (543.8 Kb)   docx (279.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com