TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III

Casos: PIM III. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2013  •  2.879 Palavras (12 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 12

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Curso superior

Tecnologia Gestão Financeira

MAKRO ATACADISTA SA.

TAGUATINGA

2009

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Curso superior

Tecnologia Gestão Financeira

MAKRO ATACADISTA SA.

Eliete Keille Alves da Silva

RA: 090163-9

Erick Robston Guimarães Bastos

RA: 091678-1

Sandro Soares de Quadros

PIM III

2º SEMESTRE DE 2009

TAGUATINGA

2009

INTRODUÇÃO

O Makro Atacadista é parte do Grupo Holandês SHV (Steenkolen Handeis Vereeniging) fundado em 1896. Foi fundado em 1968 na Holanda e suas atividades iniciaram-se no Brasil em 1972 com a primeira loja na cidade de São Paulo. Atualmente, conta com lojas instaladas em quase todas as capitais do país e é uma das maiores empresas que operam no sistema auto-serviço com vendas exclusivamente a clientes cadastrados.

O Makro oferece um sortimento completo de produtos para o negócio do cliente profissional, resolvendo todos os problemas de abastecimento em uma única visita.

Isso porque nas lojas da rede é possível encontrar, sob um mesmo teto e com preços baixos sempre, uma rica variedade de produtos em Alimentos, Perecíveis e Não-Alimentos.

Os clientes que não gostam de se ausentar do negócio, podem contar com um sistema de Televendas, pelo qual os clientes podem efetuar cotações de preços e finalizar a compra antes mesmo de sair do seu negócio. Já os profissionais que preferem receber as mercadorias em seu negócio, o Makro está implementando em suas lojas o serviço de entrega de mercadorias para clientes transformadores de alimentos. Para as grandes empresas e franquias, o Makro faz contratos corporativos para abastecer empresas que possuam operação em todo território nacional.

ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Como em nossas vidas, as organizações necessitam de um planejamento para realizarem da melhor forma seus objetivos. Principalmente com a atual competitividade. Este planejamento do orçamento precisa ser muito bem feito; do contrário corremos o risco de não possuir os meios para suprir a demanda ou não honrar com os compromissos e ainda permanecer com estoque, matéria-prima, maquinário e mão de obra ociosa.

O orçamento criterioso nos permitirá casar os recursos com os investimentos, trazendo agilidade nas decisões que terão reflexo nos resultados e com a mínima necessidade de buscar recursos onerosos com a rede bancária. Um orçamento realista pode nos revelar a viabilidade ou não de nossos planos, bem como os recursos necessários, mostrando inclusive o momento em que serão imperativos.

Os orçamentos poderão:

• Ter períodos variados e fornecer a empresa de forma qualitativa e quantitativa uma previsão dos objetivos pretendidos;

• Permitir o desmembramento em subdivisões que nos permitem criar metas para períodos menores;

• Estimar recursos associados aos planos, estabelecer um plano de investimento planejando valores a serem aplicados;

• Montar um plano de produção de encontro as metas de competitividade; planejar as compras de acordo com os planos de produção, que estarão ligados as necessidades do mercado;

• Prever a necessidade mão-de-obra com tempo pela busca ou preparação; ajustar o plano de produção;

• Estabelecer os planejamentos financeiros.

• Controlar comparando o previsto com o realizado, realinhando os objetivos e as estratégias;

• Intervir para acertar os planejamentos, bem como estudar a economia, a eficiência e a eficácia dos administradores. Principalmente o orçamento deve ser realizável e aceito por todos da empresa.

O primeiro passo começa pela previsão das vendas de todos os produtos e ou prestação de serviços. Esta etapa normalmente determinará os orçamentos dos passos seguintes. Determinam-se as quantidades dos produtos ou serviços prestados/vendidos, bem como o preço a ser praticado, dentro dos estudos da demanda e do market share previsto.

Estas previsões ajudam na prevenção de problemas internos e externos que por ventura possam ocorrer, como:

• Capacidade produtiva abaixo da demanda;

• Estrutura administrativa não adequada;

• Mão de obra despreparada

• Falta de recursos para desenvolver as atividades programadas.

• Alterações políticas e nas leis;

• Problemas com fornecedores;

• Mudanças nas políticas fiscais, monetárias e/ou econômicas, afetando a demanda e ou os custos e despesas.

O primeiro passo é a previsão de vendas, para que tenhamos condições de calcular a receita liquida.

Faremos orçamento, supondo a rede Makro decida comprar açúcar a granel e empacotá-lo em pacotes de 5 Kg para revendê-lo. Nas previsões de vendas suporemos terem sido calculadas conforme relatórios da demanda obtidos na própria empresa, referente produtos comprados de diversos fornecedores e que se optou por colocar um produto elaborado (pesagem e empacotamento) pelos próprios a partir de fornecedores idôneos e com ótima qualidade. Os impostos indiretos foram estimados em 20%, e da demanda total, decidiu-se por um market share de 10%, com um preço competitivo para a qualidade do produto.

ORÇAMENTO DE VENDAS

Novembro Dezembro Janeiro

Previsão de vendas de pacotes 150.000 160.000 172.000

Preço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com