TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III Natura

Artigo: PIM III Natura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2013  •  2.262 Palavras (10 Páginas)  •  3.520 Visualizações

Página 1 de 10

RESUMO

O Brasil é um país emergente, tornando seu mercado de trabalho muito dinâmico em relação ao desenvolvimento. Por isso, a exigência de profissionais cada vez mais qualificados. O objetivo deste projeto é identificar a aplicabilidade das práticas pedagógicas aprendidas durante o primeiro módulo do curso Superior de Tecnologia Gestão em Logística, que compreende as disciplinas Contabilidade, Fundamentos e Importância da Logística e Estatística Aplicada.

O projeto realizado teve como característica pesquisa a uma empresa de capital aberto - Natura, com visão de gestão logística em caráter crítico, com o intuito de se identificar pontos fortes e de melhoria da empresa.

Palavras-chave: Mercado de trabalho, Gestão Logística

ABSTRACT

Brazil is an emerging country, making their labor market dynamic in relation to development. Therefore, the demand for more skilled professionals. The objective of this project is to identify the applicability of teaching practices learned during the first course module of Technology in Logistics Management, which comprises the disciplines Accounting, Fundamentals and Importance of Logistics and Applied Statistics.

The project had conducted a search feature as a publicly traded company- Natura, with a view of the criticality of logistics management in order to identify strengths and improvement of the company.

Key-words: Labor market, Logistic management

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO………………………………………………………………..…........ 8

NATURA ........................................................................................................................ 9

1. A Empresa ........................................................................................................ 9

2. Fundamentos e Importância da Logística ..................................................... 9

2.1. Missão Logística...................................................................................10

2.2. Fluxo Logístico.....................................................................................10

2.3. Cadeia de Suprimentos .......................................................................12

2.4. Logística Reversa ................................................................................13

3. Contabilidade ..................................................................................................14

3.1. Demonstrativo de Fluxo de Caixa......................................................15

3.2. Demonstrativo do Resultado do Exercício........................................15

3.3. Balanço Patrimonial............................................................................16

3.4. Índice de liquidez ................................................................................17

3.5. Índice de Alavancagem .......................................................................17

4. Estatística aplicada .........................................................................................17

CONCLUSÃO ...............................................................................................................20

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .......................................................................21

INTRODUÇÃO

Devido ao crescente concorrência entre empresas que vendem seus produtos de forma tradicional e ou via internet, o processo logístico passou a ser o diferencial.

Os consumidores querem maior variedade, flexibilidade, menor custo e maior rapidez de forma segura e sem burocracia.

O processo logístico se encarrega de melhorar o nível de rentabilidade da distribuição, utilizando planejamento, armazenagem para entrega do produto ou serviço no tempo correto, menor custo e condições pré-acordadas.

Esta pesquisa pode ser enquadrada sob o ponto de vista de sua natureza como uma pesquisa aplicada, pois objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática sobre a cadeia logística da empresa.

Assim, a presente pesquisa tem como objetivo principal apresentar a gestão estratégica de logística adotada pela empresa de cosméticos – Natura.

NATURA

1. A Empresa

Natura é uma empresa brasileira que atua no setor de produtos de tratamento para o rosto e o corpo, banho, óleos corporais, perfumaria, cabelos, proteção solar, infantil e higiene oral. Fundada em 1969 por Antônio Luiz Seabra, com apenas 7 funcionários, hoje está presente no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela e França, com planos de expansão para os Estados Unidos da América.

Na trajetória da Natura, um dos pontos fortes da empresa para obter êxito está na opção, feita em 1974, pela venda direta. Em 1980 já eram 200 funcionários e uma rede de 2 mil Consultoras. Em 1990 já possuía 1800 funcionários e 50 mil Consultoras e, entre os anos de 1993 a 1997, cresceu 5,5 vezes. Iniciou 1997 como a maior empresa brasileira de cosméticos, com 3000 funcionários, 145 mil Consultoras no Brasil e cerca de 10 mil na América Latina.

No Brasil, a Natura é a indústria líder no mercado de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal, assim como no setor da venda direta. Companhia de capital aberto desde 2004, tem suas ações listadas no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). O desempenho da Natura, em 2007, mostra uma receita bruta consolidada de R$ 4,3 bilhões, crescimento de 10,6% sobre o ano anterior. O lucro líquido consolidado foi de R$ 462,3 milhões, gerando um retorno sobre o patrimônio líquido inicial de 72,1% (fonte: Relatório Anual Natura 2007).

2. Fundamentos e Importância da Logistica:

A Natura trabalha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com