TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III MARKETING

Por:   •  12/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.646 Palavras (11 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 11

UNIP INTERATIVA - UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV – PIM IV

EDER HUMBERTO OLIVEIRA SILVA

PROJETO DE MARKETING DA SPAÇO MODA EVANGÉLICA

UBERABA

2014

EDER HUMBERTO OLIVEIRA SILVA

PROJETO DE MARKETING DA SPAÇO MODA EVANGÉLICA

Projeto integrado multidisciplinar IV - PIM IV apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Marketing da Universidade Paulista – UNIP. sob a orientação do Prof. Maria Goretti Artico e coordenação do Prof. Debora Custodio.

UBERABA

2014

RESUMO

Este projeto intenciona indicar uma ação de Marketing para a loja Spaço Moda Evangélica. A empresa oferece roupas de muita qualidade e ótimos preços, com peças comportadas, mas ainda assim bem modernas, para o público feminino evangélico. A segmentação de mercado tem sido algo comum. Neste caso, o aumento do número de igrejas evangélicas e o consequente aumento do seu público fizeram com que muitas lojas dedicassem seu atendimento unicamente para esse público.

Porém, apesar de se encontrar em um nicho de mercado promissor, tendo em vista que a população evangélica só aumenta e a previsão é que até 2020 este número chegue a 109 milhões, a loja enfrenta dificuldades em divulgar seus produtos, já que não possui dinheiro disponível para atividades de marketing. Assim, após uma breve análise da empresa, indicaremos uma proposta de marketing, visando melhorias para este empreendimento.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        5
  2. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA        5
  3. SEGMENTAÇÃO DE MERCADO.............................................................6
  4. ANALISE DO AMBIENTE        7
  5. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA        8
  6. JUSTIFICATIVA        8
  7. OBJETIVOS        9

7.1        OBJETIVO GERAL        9

7.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        9

  1. PROPOSTA        9

8.1        DEFINIÇÃO DA LINHA DE COMUNICAÇÃO        10

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS        11
  2. REFERÊNCIAS        12



  1. Introdução

O mercado da moda voltado para o público feminino evangélico é bastante exigente e competitivo. Tendo em vista o aumento do número de igrejas evangélicas e o conseqüente aumento do seu público, muitas mulheres passaram a procurar por roupas mais comportadas tanto para freqüentarem os cultos quanto para o uso no dia a dia. Por isso, muitas lojas voltaram seu atendimento unicamente para esse público.

Pensando nas novas necessidades destas mulheres, a loja Spaço Moda Evangélica oferece roupas de muita qualidade e ótimos preços, com peças comportadas, mas ainda assim bem modernas. Porém, a loja enfrenta dificuldades em divulgar seus produtos, já que não possui dinheiro disponível para atividades de marketing.

Por isso, este trabalho propõe um Projeto de Marketing para este comércio, com a intenção de indicar uma ação que possibilite que empresa e suas peças sejam mais conhecidas no mercado e para que haja, consequentemente, um aumento no número de clientes.

Após a análise da situação da empresa, indicaremos uma proposta de marketing, levando em consideração as possibilidades reais que esta possui, visualizando melhorias para este empreendimento.

  1. Caracterização da empresa

Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que em 2000 o País tinha 26,2 milhões de evangélicos. Dados da Expocristã, feira que acontece há dez anos e é o maior evento do setor, asseveram que atualmente existem 55 milhões de protestantes no país. Seguindo essa ascensão, a estimativa é que em 2020 esse número chegue a 109 milhões.

O crescimento da população evangélica tem atraído os empreendedores. É neste nicho do mercado têxtil que a loja Spaço Moda Evangélica tem trabalhado, oferecendo peças de qualidade a este público específico. O empreendimento atua em Uberaba, Minas Gerais, situado na Rua Prudente de Morais, número 767, bairro Abadia.A empresa conta com peças diversificadas e modernas, mas que fazem parte do que é denominado como “moda comportada”, atendendo mulheres que desejam roupas com decotes menores, saias com comprimento abaixo do joelho, peças sem transparências, entre outras especificidades.

A Spaço Moda Evangélica é um empreendimento familiar criado em agosto de 2009. O seu quadro funcional é composto pela proprietária da loja que gerencia a empresa e duas vendedoras que auxiliam no atendimento aos clientes. A empreendedora fez um investimento de vinte mil reais, referente á aquisição do ponto comercial e a estrutura física da loja, além de alguns equipamentos e materiais necessários para o seu funcionamento. No começo, a loja vendia roupas femininas e masculinas que seguiam a tendência do momento, ou seja, aquilo que estava na moda. Porém, havia muitas lojas que também trabalhavam com o mesmo estilo de roupas. Ao analisar o perfil de suas clientes, a proprietária percebeu que atendia um publico feminino evangélico muito grande. Por isso, a partir de outubro de 2010, passou a focar suas vendas neste público, visto que havia poucas empresas que trabalhando especificamente para estas pessoas. A loja tem como público alvo mulheres de faixa etária entre 20 e 45 anos de classe B e C, que possuem renda própria e estão dispostas a pagar por roupas de qualidade.

com que surgissem outros setores no mercado voltado unicamente para este público. Assim, a Spaço Moda Evangélica ganhou outras concorrentes no setor. Uma pesquisa prévia pela rede social Facebook, apontou que este espaço midiático não é tão aproveitado pelas empresas deste setor. Por isso, apresentamos um projeto de criação de uma página na referida rede social em que será possível que a cliente tenha acesso às peças virtualmente.

  1. Segmentação de mercado

A necessidade de segmentação vem se intensificando nos últimos anos. As mulheres evangélicas tinham muita dificuldade em conseguir roupas no estilo que precisavam e desejavam. Como no caso da loja em questão, é necessário usarmos o conceito de marketing de nicho. Kotler (2006) define nicho como “um grupo definido mais estritamente que procura por um mix de benefícios distintos”. As clientes da Spaço Moda Evangélica possuem necessidades distintas, no que se refere ao tipo de roupa que desejam comprar. Para adquirir peças que atendam a suas necessidades, elas se predispõem a pagar um preço mais alto, desde que sejam de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com