TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III Processos Gerenciais

Por:   •  2/12/2013  •  4.760 Palavras (20 Páginas)  •  1.139 Visualizações

Página 1 de 20

RESUMO

Através deste trabalho vamos analisar a capacidade de pagamento da empresa Magazine Luiza S.A e também sua capacidade de gerar caixa e a excelência da empresa de pagar dividas, tendo como base de estudo o Balamço Patrimonial do exercicio findos em 31 de dezembro de 2011 e 2012, através da analise dos índices de liquidez geral, imediata, seca e corrente.

Atraves do estudo da Contabilidade da Empresa, vamos nos aprofundar na matéria, Fundamentos da Gestao Financeira onde vamos descrever as áreas de decisões da Administração Financeira, identificando a estrutura organizacional da função financeira e as preocupações da administração., como planejamento financeiro, controle financeiro, administração de ativos e passivos.

No penultimo capitulo estudaremos os dados estatísticos da empresa quanto aos seus colaboradores.

Por fim no ultimo capitulo, vamos apresentar as responsabilidades da empresa quanto a questões Ambientais

1-INTRODUÇÃO

Planejamento é o processo de decidir que curso de ação deverá ser tomado para o futuro. Normalmente, o processo de planejamento consiste em considerar vários cursos alternativos de ação e decidir qual o melhor. Planejamento, que deve ser diferenciado de previsão, pode abranger um só segmento ou a empresa como um todo. A informação contábil, principalmente no que se refere ao estabelecimento de padrões e ao relacionamento da Contabilidade com os planos orçamentários, é de grande utilidade no planejamento empresarial. Mesmo em caso de decisões isoladas sobre várias alternativas possíveis, normalmente utilizar-se de grandes quantidades de informações contábeis.

A razão mais importante pela gestão financeira em qualquer organização é de assegurar que a empresa saiba de quanto dinheiro vai necessitar, como obter o dinheiro de que necessita e como deve empregar esse dinheiro para alcançar os seus objetivos de forma ética, responsável e sustentável. É impossível uma organização sobreviver sem uma gestão financeira apropriada.

A estatística lida com informações associando os dados ao problema, descobrindo como e o que coletar para obter conclusões a partir de todos os dados, de tal forma que essas conclusões possam ser entendidas por outras pessoas. Portanto, os métodos estatísticos auxiliam o cientista social, o economista, o engenheiro, enfim, todos os profissionais a realizarem os seus trabalhos com mais eficiência.

2-CONTABILIDADE

2.1 - Conceito de Contabilidade

É a técnica contábil que consiste na decomposição, comparação e interpretação das demonstrações contábeis (FERREIRA, 2009)

Essas análises utilizam técnicas para a obtenção de conclusões de situações econômicas e financeiras que se relacionam com o patrimônio, de acordo com o interesse dos usuários, através da interpretação dos dados coletados de demonstrações financeiras. A análise de balanço de dados tem finalidade informar a situação financeira de uma organização para que pessoas possam decidir através da comparação entre grupos de elementos desses demonstrativos por meio de índices com o objetivo de conhecer a relação entre cada grupo com o balanço patrimonial. Os quocientes não devem ser interpretados de forma isolada, devendo ser feita em conjunto com outras variáveis, visto que cada organização possui características próprias mesmo diante de problemas aparentemente iguais (MACHADO, 2007).

Análise de quocientes é o método mais utilizado, estabelece o relacionamento entre dois elementos heterogêneos de um mesmo exercício, indica quantas vezes um divisor está contido num dividendo. Os indicadores obtidos podem ser classificados como: patrimoniais, operacionais ou de velocidade. Os indicadores patrimoniais são obtidos através de elementos patrimoniais como na relação entre ativo circulante e passivo circulante na análise de liquidez corrente. Os indicadores operacionais são observados através de elementos formadores de resultado um exemplo é na relação entre lucro líquido e vendas líquidas no cálculo da margem líquida. Os indicadores de velocidade são obtidos pela relação de um elemento patrimonial e um de resultado (FERREIRA, 2009).

No atual contexto socioeconômico; marcado por transformações; em que predominam a incerteza e a imprevisibilidade quanto ao futuro; a utilização das informações contábeis gerenciais assume uma importância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com