TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III Processos Gerenciais

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.135 Palavras (13 Páginas)  •  851 Visualizações

Página 1 de 13

RESUMO

O presente projeto integrador multidisciplinar I, tem como objetivo de explorar a empresa VFC assessoria esportiva(fictícia) com o intuito de disseminar as disciplinas desenvolvidas no decorrer do curso. Apresentaremos os fundamentos da administração vinculada à empresa, seus recursos materiais e suas técnicas de informática e todo seu ordenamento administrativo. No seu ramo, a empresa é nova no mercado, mas com um prognóstico de crescimento muito fundamentado em suas pesquisas, fazendo com que a empresa tenha uma administração coesa e participativa. Enquanto que no projeto integrador disciplinar II vem apresentar as formas de comunicação da empresa VFC assessoria esportiva. Também, o projeto busca uma análise concreta da economia nacional e onde a empresa se enquadra dentro do exposto, e por último, uma avaliação das práticas matemáticas da empresa analisada. Com um ramo bastante dinâmico, a empresa tem a prudência de atentar para as variações constantes do mercado e de suas perspectivas e especulações: toda empresa deve se atentar para as mudanças constantes do mundo globalizado em que vivemos hoje. A comunicação empresarial é de fundamental importância para o funcionamento coeso de toda uma empresa, todavia, as formas que as empresas utilizam dessas ferramentas são as mais diversas possíveis, haja vista, que não se sobrevive sem se comunicar; o fato é que a empresa busca melhorias constantes em todos esses aspectos citados anteriormente.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo fazer um levantamento sobre a empresa VFC assessoria esportiva, situada na cidade de Rio Branco- Acre, que veio para esta cidade para assessorar os times de futebol local. A empresa é composta por um grupo de diretores renomados no mercado nacional, que criou esta empresa para crescer o esporte na região como forma de integrá-lo no âmbito nacional. Seus diretores já desenvolveram trabalhos sólidos em outras regiões do Brasil, trabalhando com times de grande porte como: Club de Regatas Vasco da Gama, São Paulo Futebol Clube, Fluminense Football Clube.

Alguns pontos importantes da empresa em análise, destaco: sua composição hierárquica, seus diretores, o ramo de atuação e as novas práticas organizacionais que a empresa adota.

Seu ramo, o futebol, varia muito, e com essa variação constante, cabe aos profissionais estarem atentos ao mover do mercado. A empresa tem como produto principal e ferramenta essencial, a internet e um “estoque” de jogadores profissionais que já fazem parte do empreendimento. Não obstante às negociações empresariais com clubes, a VFC assessoria esportiva, trabalha também com consultorias internas à clubes e empresas que trabalham com esporte.

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I

1. A EMPRESA

A VFC assessoria esportiva é uma empresa LTDA, com o NIRE 12 2 0025478 – 1, CNPJ 02.336.758/0001-28, que atua no ramo do futebol nacional e internacional, com o porte de Micro Empresa, sem filiais, atualmente com 12 funcionários e sua diretoria composta por 6 diretores, totalizando 18 colaboradores. O produto principal é o futebol. Este mercado, é um mercado muito dinâmico e complexo. Hoje, profissionais do mais alto gabarito constituem o corpo da empresa. São profissionais com vasta experiência em negociações diretas com clubes e jogadores.

A empresa VFC assessoria esportiva é composta pelos seus diretores executivos e seus agentes de negociação, que são responsáveis pelas negociações diretas com clubes, jogadores e agentes do último. A diferença básica que compõe o grupo, é que possuem sedes próprias nos lugares onde trabalham, não apenas sedes virtuais, e com isso, elaboraram setores administrativos como: Setor Pessoal, Setor de Marketing, Setor Financeiro e Diretoria Executiva. Diferente de empresas que possuem um número reduzido de funcionários, a meta da empresa é abranger mais colaboradores possíveis para o crescimento da empresa. Portanto, a empresa visa, criar, sedes em territórios, cuja a prática é do futebol é essencial.

1.1 FORMAS DE ADMINISTRAÇÃO

Toda empresa adota técnicas administrativas para atingir suas metas elaboradas em seus planejamentos específicos, no caso da VFC assessoria, adotou-se o planejamento por resultados, aliada a teoria das relações humanas. A forma de gerenciamento da VFC é a mais participativa possível, tendo em vista o clima organizacional favorável e o ramo a ser trabalhado. Todavia, as decisões finais são dos seus diretores administrativos em comum acordo com reuniões realizadas sobre determinados assuntos delegados a seus agentes.

A empresa possui setores próprios e definidos no corpo da administração, porém, isso não resulta na permanência absoluta no setor. Há promoção de cargos. Pessoas que aparentemente são capazes de exercer somente os cargos administrativos, podem ser treinadas e avaliadas para serem promovidas à agentes e até diretoria, isto é, passa ser uma motivação a mais trabalhar na VFC assessoria.

O processo motivacional aplicado pela VFC assessoria é causante no que tange ao indivíduo crescer profissionalmente; não somente a questão salarial, mas ter a oportunidade de conhecer outros tipos de profissionais, o processo de viagens constantes, a prática de negociar com pessoas importantes no cenário nacional esportivo, causa uma sensação de poder absoluto, isto é, reconhecimento profissional.

Reconhecimento profissional é algo essencial na produção de resultados motivacionais e empresarias. A VFC, teve a brilhante ideia de planejar a “migração destaque”, ou seja, foram elaboradas competições internas com simuladores “managers” no mercado, e o colaborador que mais se destacasse no simulador, ganharia a migração destaque, e o mais importante: todos tem o direito de participar, desde que mantenham o interesse em virar agente da VFC assessoria esportiva ou crescer profissionalmente. O “migração destaque”, sem dúvida, é motivador, pois a empresa precisa crescer e cresce rapidamente. No corpo administrativo, 03(três) pessoas foram promovidas à agentes, e estão bem profissionalmente em suas áreas. O Simulador Manager que a empresa possui é o Football Manager 2014, baseado no dia a dia de um clube de futebol, cujo colaborador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com