TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim iii processos gerenciais

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.152 Palavras (17 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

MARINA BIANCHI MIRANDA

PIM III

TECNISA S/A

PROCESSOS GERENCIAIS

São Paulo / SP

2014

Agradecimentos

Dedicamos este projeto aos nossos familiares e amigos, que sempre nos incentivaram para realização dos nossos ideais, encorajando-nos a enfrentar todos os momentos difíceis de nossas vidas.

Aos professores que ensinaram e nos orientaram ao longo do curso.

E a Deus, por ter colocado todas estas pessoas em nossos caminhos.

RESUMO

Este trabalho tem como tema identificar, analisar e propor melhorias para gestão, utilizando os conhecimentos adquiridos nas disciplinas, Contabilidade, Fundamentos da Gestão Financeira e Estatística Aplicada. Esses fundamentos serão aplicados à realidade da empresa, Tecnisa S/A. Será feita uma análise das demonstrações financeiras do ano 2013/2014 pelo enfoque econômico-financeiro. Também, será analisado as atribuições do administrador, o planejamento a curto prazo, as estáticas de mercado e a gestão ambiental, concluindo com as considerações finais sobre o tema.

        

Palavras-chave: Contabilidade; Fundamentos da Gestão Financeira; Estatística Aplicada; Construtora, Tecnisa S/A

SUMÁRIO

 

1        INTRODUÇÃO        

2        CONTABILIDADE        

3        FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA        

3.1        Atribuições do administrador        

3.2        Planejamento financeiro Curto prazo        

4        ESTATÍSTICA APLICADA        

4.1        Analise de Mercado Tecnisa        

4.2        Analise de Mercado Global        

4.2.1        Região Metropolitana de São Paulo        

4.2.2        Outros municípios        

4.2.3        Lançamentos na RMSP        

4.2.4        Interior e Baixada Santista        

4.2.5        Crédito Imobiliário        

4.2.6        Economia        

5        GESTÃO AMBIENTAL        

5.1        Desempenho Ambiental        

6        CONCLUSÃO        

7        REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA        


  1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é analisar a empresa Tecnisa S/A empresa de capital aberto, uma das maiores e mais inovadoras empresas do mercado imobiliário brasileiro. Ao longo de 37 anos, imprime como diferencial da marca a disposição de inovar continuamente em todas as áreas: seja na maneira de construir, respeitando o meio ambiente, de lançar novidade e facilidades nos empreendimentos, de antecipar tendências e de relacionar-se com os clientes. A companhia tem como principais diferenciais a forte reputação, a qualidade de seus produtos e a consistente rentabilidade.

Será levantado nesta analise a estrutura do balanço patrimonial, descreverei as atribuições do administrador financeiro e desenvolverei um planejamento financeiro em curto prazo.

Aplicarei os dados estatísticos na análise de mercado mostrando os cálculos estatísticos na análise de participação de mercado

Como tema sugerido da gestão ambiental, discorrerei sobre os compromissos corporativos e o monitoramento dos impactos ambientais dos projetos da Tecnisa.

  1. CONTABILIDADE        

Ao projetarmos o balancete de junho/2014, a receita líquida da empresa apresenta um decréscimo 4,53%, os custos e despesas seguem nesta linha e a Companhia encerra o período com redução de ser EBITDA em 16%, porém permanece positivo R$ 219 milhões, com margem de 12,52%.

Financiada por capital de terceiros (33,07%), sua dívida bancária de curto prazo aumenta até o período analisado, seu passivo circulante tem aumento de aproximadamente 15%. Este fato contribui para prejudicar a liquidez imediata da empresa.

O imobilizado da Tecnisa é composto por móveis e utensílios, equipamentos de informática, veículos, estandes de vendas, entre outros. Em 2013 este imobilizado tem redução de 3,42% quando comparado com o ano anterior e em 2014 5%.

O endividamento apresenta-se sempre crescente, com crescimento concentrado no curto prazo. Apesar disso, a projeção é que a Tecnisa encere o ano de 2014 com R$ 285 milhões de lucro.

  1.  FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA        

  1.         Atribuições do administrador

As atribuições do administrador financeiro podem ser avaliadas em relação às demonstrações contábeis básicas da empresa.

Suas três atribuições primordiais são:

• Transformação dos dados financeiros em uma forma que possa ser utilizada para orientar a posição financeira da empresa e promover a sua continuidade;

• Avaliação da necessidade de aumento ou redução da capacidade produtiva; e

• Determinação de que tipo de financiamento adicional deve ser realizado. Essas três atividades são sustentadas pelas decisões de natureza estratégica, tática e operacional. Os demonstrativos contábeis, principalmente o Balanço Patrimonial e Demonstração do resultado do Exercício, são importantes fontes de informações para elaboração de análise e planejamento financeiro. Cabe ressaltar que o enfoque do caixa é essencial para o gestor financeiro. Assim, a utilização dos Fluxos de Caixa também é imprescindível, destacando a principal diferença entre a ótica do contador e a do administrador. Enquanto o primeiro gera informações com base no regime de competência, o segundo precisa aplicá-las com base no regime de caixa, denotando a importância dos Fluxos de Caixa nesta atividade;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (310.4 Kb)   docx (115 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com