TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM- PLANO DE NEGOCIO EMPRESA FERSOL S/A

Dissertações: PIM- PLANO DE NEGOCIO EMPRESA FERSOL S/A. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  1.813 Palavras (8 Páginas)  •  1.815 Visualizações

Página 1 de 8

. PLANO DE NEGÓCIOS

O Plano de Negócios é um documento que especifica, em linguagem escrita, um negócio que se quer iniciar ou que já está iniciado, o empreendedor formalizará os estudos a respeito de suas idéias, transformando-as num Negócio. É uma ferramenta cada vez mais presente no mundo empresarial, fundamental para se planejar o início e o andamento de uma organização. Ele também é chamado de “Plano Empresarial”.

Muitas pessoas que abrem suas empresas hoje, não pensam que para ter sucesso precisam planejar todas as ações que serão tomadas.

De acordo com Salim, Plano de Negócios é um documento que contém caracterização do negócio, sua forma de operar, suas estratégias, seu plano para conquistar uma fatia do mercado e as projeções de despesas, receitas e resultados financeiros.

Pode ser uma representação do modelo de negócios a ser seguido. Reúne informações tabulares e escritas de como o negócio é ou deverá ser, conforme a descrição pesquisada no site Wikipédia.

De acordo com o pensamento moderno, a utilização de planos estratégicos ou de negócios é um processo dinâmico, sistêmico, participativo e contínuo para a determinação dos objetivos, estratégias e ações da organização; assume-se como um instrumento relevante para lidar com as mudanças do meio ambiente interno e externo e para contribuir para o sucesso das organizações. É uma ferramenta que concilia a estratégia com a realidade empresarial. Ele é considerado um documento vivo, no sentido de que deve ser constantemente atualizado para que seja útil na consecução dos objetivos dos empreendedores e de seus sócios.

O plano de negócios também é utilizado para comunicar o conteúdo a investidores de risco, que podem se decidir a aplicar recursos no empreendimento.

Para E. Bolson, a estratégia de inserção no mercado talvez seja a tarefa mais importante e crucial do planejamento de novos negócios.

No Plano de Negócios estarão registrados o conceito do negócio, os riscos, os concorrentes, o perfil da clientela, as estratégias de marketing, bem como todo o plano financeiro que viabilizará o novo negócio. Além de ser um ótimo instrumento de apresentação do negócio para o empreendedor que procura sócio ou um investidor.

O Plano de Negócios é um importante para ajudar o empresário a planejar como enfrentar obstáculos e mudanças de rumos na economia ou no ramo em que atua. Para montá-lo você irá utilizar como parâmetros de planejamento dados que aconteceram no passado, para planejar o negócio no futuro, podendo se programar de possíveis eventualidades que possam atingir o andamento da empresa. Montar estratégias para todas as decisões a serem tomadas, prevalecendo sempre o objetivo e o bem estar da organização. Em geral é importante esse Plano de Negócios ser revisado ao menos anualmente, estipulando o período a ser feito, em maiores ou menores escalas, dependendo do tipo de negócio e da situação do mercado, pois existem ramos de atuação que são sazonais e outros que mantém seu fluxo sem grandes oscilações.

O Plano de Negócios é um documento confidencial. Deve ser distribuído somente àqueles que têm necessidade de vê-lo, tais como a equipe gerencial, conselheiros profissionais e fontes potenciais de recursos.

Um bom Plano de Negócios é uma peça indispensável para o sucesso de qualquer negócio.

A Fersol, denominada sua Razão Social, FERSOL INDÚSTRIA E COMÉRCIO S/A.

3. ANÁLISE DE MERCADO

Neste sentido, nesta parte do plano de negócio o nosso objetivo é descrever a forma como a empresa será gerida, qual será a sua estrutura física e de equipamentos, sua formatação legal, o histórico e a motivação da criação do empreendimento.

Análise da Indústria/Setor

A análise da indústria deve apresentar as informações a respeito do tamanho, crescimento e estrutura da indústria/setor em que sua organização está inserida. Inicia-se com a coleta de informação do setor ao qual pertence o produto/serviço. Essa informação é geralmente discriminada em termos dos objetivos e podem estar relacionadas com a estrutura da indústria e do setor em termos estatísticos, práticas de marketing e o composto de marketing. Essa informação pode ser usada para monitorar mudanças no setor e aproveitar as oportunidades decorrentes dessas mudanças em nichos específicos.

Através de pesquisa de campo realizada no Grupo Fersol, foi possível coletar informações pertinentes para compreender seu processo de crescimento, coadunadas com o processo de inversões no setor de bens de capital agrícola no Brasil.

A Fersol atua no setor de defensivo agrícola (fitossanitários), dedetizantes (domissanitarios), saúde publica e veterinária. Conta com 227 trabalhadores (168 pela CTL e 59 terceirizados) e esta localizada na zona rural do município de Mairinque, no oeste de São Paulo.

Nossa empresa é detentora de um complexo parque fabril de sínteses e formulação de produtos destacando-se por sua capacidade de promover ou incentivar tecnologias sustentáveis inovadoras. Suas práticas nas relações humanas e de responsabilidade social transcendem a cooperação do capital e o trabalho, conduzem à humanização dos mesmos.

A Fersol atua como facilitadora do processo de transformação da sociedade que se inicia com o fortalecimento da diversidade e a inclusão dos setores historicamente excluídos da sociedade (mulheres, afrodescendentes, pessoas maiores de 45 anos, portadores de necessidades especiais, homo-afetivos e pessoas com liberdade assistida), como também, a garantia de uma remuneração digna que tem como indicador o salário mínimo definido pelo DIEESE.

A Fersol acredita que a sustentabilidade se dá por meio do desenvolvimento econômico e do progresso socioambiental. Para isso, reforça seus valores na afirmação de responsabilidade, solidariedade e de que a sustentabilidade vai além da viabilidade econômica; deve vir acompanhada de um processo de formação social e política capaz de emancipar e incentivar o protagonismo dos trabalhadores permitindo construir a cidadania plena com dignidade.

Descrição do Segmento de Mercado

Definido o setor em que atua e seu mercado geral, você também quer e precisa saber identificar e clarificar quais porções particulares, ou segmentos deste mercado são seu alvo. O segmento de mercado é definido a partir das características do produto, estilo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com