TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM VIII

Ensaios: PIM VIII. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  2.116 Visualizações

Página 1 de 5

Nome da Empresa: E6

Orientador (a): Elaine Araújo

Nome RA

Wagner Machado 1119044

Wellington Braga de Matos 1319864

Relatório sobre Jogos de Empresas – PIM VIII

PROCESSOS GERENCIAIS

Após a participação das rodadas do jogo, relate(m) quais são os pontos importantes da gestão empresarial, ou seja, as decisões de impacto conforme as diretrizes abaixo:

1. Justifique(m) como ponto de partida a região escolhida para atuar. Faça(m) as considerações positivas e negativas sobre esse cenário para o negócio. Por meio dessa escolha, qual vantagem competitiva foi estabelecida como objetivo para ser explorada?

Baseado nas informações da pesquisa anterior de demanda da RPB (Media anual de 131.705) e as características de mercado (Consumos, n°de concorrentes, custos), traçamos que nosso objetivo seria chegar a produção de 22.000 RPB trimestre ate o final do 8 semestre correspondendo a 14,28% (1/7) da demanda anterior da pesquisa. Usamos esse mesmo valor para traçar os objetivos de venda em cada região, respeitando as características mencionadas para cada região. Baseado na previsão de vendas e custo de frete fizemos um cruzamento de onde teríamos a menor despesas com frete. Na simulação ficou assim: Se a S6 fosse instalada na Região 1 teríamos o custo de $ 678.743,33, na Região 2 $ 508.620,00 e na Região 3 R$562.730,00. Baseado nessa simulação optamos pela Região 2.

2. Analise(m) os pontos positivos e negativos das regiões concorrentes e pondere(m) sobre quais poderiam ser as vantagens competitivas a serem exploradas nas outras regiões.

A Nossa ideia inicial era atender proporcionalmente as regiões baseado nos 14,28% (1/7) da pesquisa anterior. Foi um ação conservadora respeitando a fatia de mercado dos concorrentes. Pela estratégia que abordamos a região 2 era a mais interessante e mais adequada. Na Região 1 e 3 teríamos um custo com transporte mais alto. Para escolhermos outras régioes teriamos que mudar a nossa estratégia inicial. Se instalado na Região 1 – Poderiamos cobrar um pouco a mais pelo produto e teríamos que investir mais em qualidade. Região 3 – Cobrar o valor na media e qualidade mais baixa.

3. Na definição da visão, foram feitas escolhas de lideranças, ou por lucratividade ou faturamento. As ações registradas nas rodadas atenderam essas premissas? Responda(m), analisando pontos como: preço de venda, investimento em propaganda, escolha da região e tamanho da empresa.

Na definição realizamos a escolha por liderança na Região 3, onde representaria quase 45% das vendas da S6. Incialmente optamos em vender O RPB por uma valor mais baixo nessa região, valor baseado na pesquisa de quanto o mercado estava disposto a pagar, o investimento em propaganda utilizamos o critério da previsão de vendas para a definição de % de investimento, as nossas ações de marketing foram bem sucedidas, devíamos ter investido menos em propaganda, pois a demanda atraída foi muito maior do que atendida. Na região 1 não conseguimos atender nenhum pedido do 4° ao 7° trimestre, os nossos produtos ficaram focados na Região 3 e o residual ia para a Região 2. Baseado nos resultados divulgados inicialmente, do interesse pelo produto (grande demanda) e capacidade de produção dos concorrentes (baixa capacidade), optamos por expandir a fabrica já no primeiro trimestre de operação para a capacidade máxima 30.000, porem não investimos em qualidade algo que fizemos nos trimestres seguintes, baseado nos dados dos concorrentes que apresentavam um produto com a qualidade superior ao nosso.

4. Justifique(m) a política de preço e propaganda por região.

A Nossa politica de preço no início foi conservadora, tínhamos um produto de qualidade baixa e grande volume de produção. Conforme aumentamos a qualidade do produto e com as dificuldade de mercado (aumento de frete, questões sindicais, etc), no ultimo periodo para não termos prejuízo ou um retorno inferior que se tivéssemos o valor incial aplicado no banco, reajustamos o valor para $150,00 o que garantiu um retorno de resultado de 51,06% do capital investido.

5. A tomada de decisão requer a escolha de se comprometer e seguir um caminho em detrimento de outros. Neste jogo foram tomadas decisões como: tamanho da empresa, localização, política de compras, público-alvo, política de preço, quantidade de funcionários, quanto investir em P&D, entre outras. Sem exceção, as decisões precisavam de ajustes de acordo com as ocorrências no cenário informadas no sdenews. Sendo assim, relate(m) quais foram as decisões equivocadas que você

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com