TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE COMUNICAÇÃO

Artigo: PLANO DE COMUNICAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 5

DESENVOLVIMENTO

Atualmente a comunicação esta vivendo uma era muito importante, hoje a comunicação é um dos mais importantes requisitos do mercado de trabalho. A forma de se comunicar com exatidão, ser bem informado e saber repassar tais informações, ter conhecimento da área de atuação, são atitudes muito valiosas, pois assim os colegas de trabalho, fornecedores e clientes passam a receber tal informação de forma objetiva e clara.

Hoje a comunicação é o passaporte de sucesso para qualquer organização em qualquer ramo, até porque se comunicar é compartilhar informações. Toda empresa deve realizar um plano de comunicação entre os colaboradores e clientes, onde torna esta comunicação mais precisa. A falta de comunicação dentro do ambiente de trabalho pode levar a empresa à deriva, e se a empresa decidir mudar a forma de comunicação dentro do ambiente de trabalho uma vez que ela é falha ou quase inexiste certamente causará um caos entre os seus colaboradores, por isso para realizar um plano de comunicação é necessário bastante pulso firme e estudo para assim fazer este plano ir muito além de uma simples norma, ser também um método de integração entre colaborares e clientes.

Quando o líder percebe que a falta de comunicação dentro da empresa se torna uma coisa quase que constate, é a hora de entrar em sinal de alerta e ação para identificar o principal problema para esta falha. Não é fácil para qualquer profissional viver dentro de uma organização aonde aparentemente todos falam idiomas completamente diferentes, e acaba fazendo com que este profissional fique descontente com o seu trabalho levando assim a falta de produtividade deles, e automaticamente eles procuraram novos desafios e começará a rotatividade de profissionais dentro da empresa onde será ainda mais difícil trabalhar e certamente a comunicação só irá piorar, desestruturando assim qualquer organização, por mais reconhecida que seja.

A partir do momento em que o líder identificar a raiz da falta de comunicação dentro da organização, cabe a ele estudar a melhor forma de realizar um plano de comunicação que certamente se bem elaborado e planejado vai fazer com que vire não apenas uma norma mais também uma cultura dentro da organização.

Esta nova politica de linguagem deverá ser Transparente, Simples e Realista. O novo plano de comunicação só obterá resultados se houve um real compromisso da liderança e dos escolhidos a disseminar este projeto, também se o meio escolhido for adequado a cada público. É de suma importância decidir quem é que irá dirigir este novo plano de comunicação, nas grandes organizações está cada vez mais comum existir o cargo de diretor de comunicação, já as organizações menores este cargo não existe e a escolha de quem disseminará tal informação fica mais complicada, e na maioria das vezes fica por conta do corpo de Recursos Humanos para executar tal atividade, a outra alternativa muito comum é recorrer a agencias de comunicação para apoiar a empresa neste projeto.

A liderança juntamente com o corpo administrativo tem que definir um orçamento para este novo método de comunicação, pesando assim todo o investimento que será aplicado.

Conhecer cada ferramenta para esta nova comunicação é de suma importância para analise de qual se aplicaria melhor, neste momento a liderança tem que ter certeza de quais são os maiores problemas de comunicação para que não se tome uma decisão e faça um investimento falho no novo meio de comunicação. Podemos utilizar os meios: Orais, Escritos, Audiovisuais e Tecnológicos, após isso tem que se pesarem os custos, os prós e os contras de cada um destes meios.

A partir de todo o planejamento, diagnostico e controle, é hora de identificar e testar todos os pontos da nova politica de comunicação da sua empresa, e também observa as expectativas de cada colaborador com a nova politica. Após a identificação de cada um destes aspectos a liderança deve reunir-se com sua equipe para definir de forma participativa as novas normativas da comunicação. A identificação dos alvos desta nova comunicação é essencial para o sucesso do planejamento, lembrando que todas as organizações são constituídas por vários grupos, quando vamos direcionar uma mensagem é importantíssimo definir a quem e a que tipo de pessoa esta mensagem esta sendo direcionada, se é para um colaborador, fornecedor, cliente entre outros. Também não se esquecer de observar o nível de instrução de cada pessoa, pois se for utilizar uma linguagem muito formal com uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com