TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE NEGOCIO

Dissertações: PLANO DE NEGOCIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2014  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 4

1.1.1. TENDÊNCIAS DE MERCADO

Cada país tem sua bebida típica. A cachaça de cana-de-açúcar é uma bebida genuinamente Nacional, ainda que haja produção de uma bebida parecida, denominada aguardente, derivada de muitos outros produtos. A genuína cachaça teve origem na colonização portuguesa no Brasil, nos antigos engenhos de Açúcar, quando o refugo da produção era dado aos animais e aos escravos, e estes deixavam a borra do melaço fermentar por alguns dias, criando assim a primitiva cachaça.

A cachaça é o produto que mais tem a cara brasileira segundo a pesquisa de opinião do Centro de Indústria do Estado de São Paulo, ocupando o segundo lugar. O primeiro lugar foi ocupado pelo Petróleo da Petrobrás e o terceiro pelo café, e se levarmos em consideração que petróleo e café têm em quase todo o mundo e a cachaça somente no Brasil. Ela passa a ocupar o primeiro lugar em preferência e importância.

A cachaça sempre foi considerada bebida de classes mais baixas no passado. E atualmente assumiu o status de destilada e é apreciado por todas as classes sociais, podendo uma garrafa de alta qualidade atingir preços superiores aos de um bom vinho.

Hoje a cachaça de alambique tornou-se um produto que freqüenta as melhores rodas sociais, competindo ao lado de destilados importados, que antes eram sinônimos de status. E da preferência popular aos paladares mais refinados o interesse pela cachaça não para de aumentar, fazendo surgir locais especializados na venda da bebida, as cachaçarias. E de olho nesta tendência de mercado os proprietários da cachaçaria BLUE LOUGE resolveram investir em um estabelecimento comercial e de entretenimento voltadas à comercialização de cachaças nacionais e importadas, e também dos seus principais concorrentes, os destilados e outras bebidas alcoólicas e não alcoólicas, com o intuito de agregar qualidade e sofisticação ao ambiente e proporcionar satisfação completa aos principais apreciadores deste mercado consumidor.

O Mercador consumidor de cachaças artesanais certificadas e rotuladas tornou – se um mercador promissor com tendência de crescimento e reconhecimento mundial para os próximos anos, e com o evento da Copa do Mundo de 2014 este crescimento tende a acelerar com a presença de muitos estrangeiros no País. Em razão disso, podemos concluir partindo dessas premissas que o Mercado de cachaças é um mercado que nos dá confiabilidade para investir e acreditar no segmento como um negócio muito rentável.

3 – ANALISE DE MERCADO

COMPLEMETO... ESTUDO DE MERCADO

O mercado de cachaça no Brasil

O Brasil possui capacidade instalada de produção de cachaça de aproximadamente 1,4 bilhões de litros. Atualmente são mais de 40 mil produtores (Quatro mil marcas). As micro-empresas correspondem a 99% do total de produtores. O setor de cachaça é responsável pela geração de mais de 600 mil empregos diretos e indiretos.

Os estados brasileiros que mais se destacam na produção de cachaças são: São Paulo, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais e Paraíba.

De cerca de 1,4 bilhões de litros de cachaça produzidos anualmente no Brasil, 30% são de cachaça de alambique e 70% de cachaça de coluna ou industrial.

A cachaça é o terceiro destilado mais consumido no mundo e no mercado nacional tem 86% do mercado de destilados.

Estima-se que no Brasil existam 1,2 milhões de pontos de venda de cachaça.

Participação de bebidas destiladas no Brasil

- Cachaça 86%

- Conhaque 5%

- Uísque 4%

- Vodca 2%

- Outros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com