TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE NEGOCIOS

Pesquisas Acadêmicas: PLANO DE NEGOCIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2013  •  1.491 Palavras (6 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 6

APRESENTAÇÃO

O Plano de Negócio é um projeto desenvolvido no curso de Pós -Graduação de MB A– em Executivo de Negócios da Universidade Unopar – Universidade Norte do Paraná - que tem por objetivo estimular a capacidade e criatividade exercitando o potencial pessoal e motivando o empreendedorismo.

É fato que o desenvolvimento do país está diretamente relacionado ao desenvolvimento de empresas brasileiras. Estas movem a economia, gerando empregos e oportunidades para o desenvolvimento das regiões e do próprio ser humano. Por isso, é fato também a necessidade, tanto para economia como para o bem-estar profissional individual o desenvolvimento da capacidade empreendedora das pessoas. "Hoje, o empreendedor é o pequeno e micro empresário, porque eles trabalham muito mais com liderança e convencimento do que com ordem hierárquica", (CARDOSO, 2006).

Na perspectiva do ex-presidente, nos grandes setores, valem menos a coragem e mais a persistência. "Não é assim com os micros e pequenos, são eles que inovam e garantem postos a milhões de brasileiros", afirmou.

Esta busca por melhores condições de trabalho e a sobrevivência no mundo competitivo compõe um grande desafio para qualquer empreendedor. A utilização de métodos como pesquisa de mercado e plano de negócios não são considerados como auxílio, mas como aparelho vital para um bom resultado numa atividade empreendedora.

Um plano de negócios bem estruturado é fundamental para o sucesso do novo empreendimento. Muitos empreendedores fracassam por não terem feito com devida atenção a lição de casa. O plano do novo empreendimento não precisa ser sofisticado. Mas tem que tocar nos aspectos certos, permitir as análises certas, induzir às decisões críticas para o sucesso do empreendimento.

Antes de qualquer coisa é preciso haver uma definição clara e objetiva das características do novo negócio. O conjunto das características que resolvemos dar a um negócio chama-se conceito do negócio. Não basta termos uma boa idéia - é preciso ter um conceito, que é essa idéia detalhada em toda a sua riqueza.

JUSTIFICATIVA DO NEGÓCIO

Com o crescimento do consumo de cafés especiais os Coffee Shops surgem como excelente oportunidade de negócio para empreendedores brasileiros. O segmento de cafés especiais tem experimentado um crescimento vertiginoso nas últimas décadas. A "rebelião dos cafés especiais", como está sendo chamado o boom do segmento em todo o mundo, ocorre, sobretudo nos Estados Unidos, país que concentra atualmente o maior número de Coffee Shops do planeta, e na Europa.

Para se ter uma idéia da dimensão dessa "rebelião", basta lembrar que há apenas 24 anos, em 1975, o consumo de cafés especiais nos Estados Unidos era tão inexpressivo que sequer constava nas estatísticas oficiais do setor. A paixão crescente dos norte-americanos pelos specialty coffees mudou essa realidade: hoje, o segmento representa 13% do mercado, e cerca de 47% da população dos Estados Unidos já consomem cafés especiais. Há previsões de que, até o final desta década, as vendas ultrapassem 30% do mercado total de cafés naquele país. Nenhuma outra categoria de café registrou crescimento semelhante, segundo a Associação Nacional de Café dos Estados Unidos. Nada mal para um mercado que até 1975 era totalmente constituído de cafés comerciais, direcionado pelo preço e com produtos altamente homogeneizados.

De 1967, quando surgiu a primeira loja especializada de cafés nos Estados Unidos, até hoje, o que se nota é uma gigantesca reviravolta nos hábitos de consumo de café dos americanos. Redes de Coffee Shops gigantes, como a Starbucks Coffee, com 1.500 unidades em operação, chegam a abrir a cada ano cerca de 215 novas unidades, espalhando pelo país a febre pelos cafés especiais. E essa specialty coffee mania está chegando ao Brasil.

A oportunidade de montar um negócio em Terra Nova do Norte – MT surgiu em uma pesquisa de campo através do SEBRAE, que detectou um mercado promissor e em crescimento. Terra Nova do Norte está localizada entre Peixoto de Azevedo e Nova Santa Helena, no Eixo da BR 163, com grande possibilidade de expansão de crescimento econômico alto, dona da maior bacia leiteira do estado de Mato Grosso e extrativismo madeireiro e de reflorestamento em grande escala, além da produção orgânica e principalmente café orgânico, com isso surge à necessidade de montar um espaço que atende este público específico que quer tomar um bom café em um ambiente gostoso e agradável, onde possa ser motivo de encontro de amigos e passeios, como de negócios e reflexão.

RAMO DE NEGÓCIO

Cafés especiais são cafés que alcançam qualificação ótima ou excelente, segundo critérios de avaliação estabelecidos por órgãos competentes. São grãos da variedade arábica, cultivada em altas altitudes, o que resulta em mais corpo e mais densidade do que os cafés da variedade robusta, que constitui os cafés comerciais. "Trata-se de produto destinado a um público formador de opinião, que está disposto a pagar qualquer preço pela qualidade, raridade e mística do produto, e que levará essa paixão a outras camadas da sociedade", diz Carlos Henrique Brando, consultor da P&A Marketing Internacional, (BRANDO, 2000). Existem três grupos de cafés especiais: os cafés de origem - produto de determinada região, como cerrado mineiro, sul de Minas e mogiana, os orgânicos e os destinados ao café expresso. Os principais canais de distribuição para esses cafés são os Coffee Shops. Verdadeiros "templos do café gourmet", esses locais incorporam um conceito de loja de cafés que vai muito além das simples cafeterias. É o local onde o consumidor encontra diferentes tipos de cafés de alta qualidade, para consumo imediato, ou apresentados em grão torrado para moagem no local ou já moídos e empacotados.

Além do café, principal produto da loja, o consumidor também encontrará acessórios, como cafeteiras e moedores, chocolates, xaropes com gosto de frutas, chás, temperos para o café (como baunilha, cardamo e outros), livros e muitos outros itens. Uma das principais características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com