TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE NEGOCIOS

Ensaios: PLANO DE NEGOCIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/7/2013  •  5.141 Palavras (21 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 21

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS) – DISCIPLINA EMPREENDEDORISMO

Trabalho do 1º semestre do Curso de Ciências Contábeis, apresentado para avaliação parcial da disciplina de EMPREENDEDORISMO, ministrada pela Prof.ª Ma. Renata M. G. Dalpiaz.

Alunos Integrantes:

ISRAEL RÊGO NANTES DOS SANTOS – RA 425262

LUCAS REFFATTI DE GOES – RA 41537

CARLISE CLEMENTE – RA 412913

BEATRIS ROSSATO – RA 415052

ANA PAULA RUBERT – RA 440539

Faxinal do Soturno – RS

2013

Sumário

1 Empreendedorismo no Brasil: As dicas para os iniciantes e para quem quer ainda mais 3

2 Definições de um novo negócio 5

3 PLANO DE NEGÓCIOS – LOJAS DE PRODUTOS COLÔNIAIS 7

3.1 UMA BREVE HISTÓRIA DA QUARTA COLÔNIA 7

3.2 Sumário Executivo 8

3.2.1 Descrição do Projeto 8

3.2.2 Dados dos Empreendedores, experiência profissional e atribuições 10

3.2.3 Dados do Empreendimentos 11

3.2.4 Missão da Empresa 11

3.2.5 Forma Jurídica 11

3.2.6 Enquadramento Tributário 12

3.3 Análise de Mercado 12

3.4 PLANO DE MARKETING 14

3.4.1 Apresentação e Marca 14

3.4.2 Análise de Mercado 15

3.4.3 Localização do Empreedimento 16

3.5 PLANO OPERACIONAL 17

3.5.1 Layout 17

3.6 ANÁLISE ESTRATÉGICA 18

3.7 ANÁLISE SWOT 18

3.8 ANÁLISE DE VIABILIDADE FINANCEIRA 19

3.9 QUADRO DE ATIVIDADES 19

3.10 RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DO PROJETO – EMPRESA RAÍZES DA QUARTA COLÔNIA. 20

4 CONCLUSÃO 21

5 BIBLIOGRAFIA 22

1 Empreendedorismo no Brasil: As dicas para os iniciantes e para quem quer ainda mais

O ato de empreender nos dias de hoje tem sido o grande motor propulsor da economia brasileira, visto que, é um fato nosso país líder no que tange o empreendedorismo a nível mundial, porém, como José Dornelas cita em seu artigo por meio das palavras de Ênio Pinto gerente de atendimento do Sebrae: “ por mais que haja alto índices de empreendedores, ainda é grande a quantidade de empresas que fecham suas portas, frente a outros países”.

Grande parte do motivo pelo qual a micro e pequenas empresas fecham se dá devido a falta de informações sobre produtos e insumos para produtos dos mesmo, falhas na gestão do negócio e a concorrência, aliando ainda a carga tributária de nosso país. Pontos fortes e pouco explorados pelos pequenos empreendedores que devido a falta de informações, tropeçam em negócios promissores que se bem administrados teriam máximo de sucesso. Donerlas afirma em seu artigo que as informações para um bom empreendimento existe, porém não procurada pela maioria dos pequenos, justamente pelo fato de que a maioria dos pequenos empreendedores possuem apenas a ideia e um conhecimento pouco prático do que pretende empreender, mas sabe-se que para o mercado em constante evolução e um público exigente, onde estes buscam novos produtos com qualidade, com isso muitos microempreendedores ainda pecam quanto a falta de informação.

Segundo o gestor do Sebrae o sucesso de um empreendimento não se baseia totalmente em conhecimento básico, mas sim no constante aprendizado sobre o produto e negócio com qual trabalha, na viabilidade financeira do próprio negócio, além da postura do mercado frente a novos negócios. O gestor informa que para tal existe soluções simples, como cursos voltados para gestão de pequenas empresas, tais cursos relevantes a empreendimentos e técnicas de como empreender, na qual o mais o recomendado seria o de Técnicas de Gestão. Este curso foi desenvolvido, haja vista que, a maioria das quebras de pequenos empreendimentos, se dá pela má gestão dos negócios, pois, a maioria dos pequenos empresários quando se veem diante de adversidades, não possuem postura adequada para administrar tais oscilações comuns no mercado de negócios.

Então por que eles quebram tão cedo? O que falta para evitar tal quebra de negócios propriamente promissores, visto que, existem ferramentas expostas no mercado de cursos e apoio para os microempreendedores?

A resposta está no próprio Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, que num estudo realizado em 2011 apontam como o maior responsável pelas quebras, a falta de informação, não somente o produto, mas sim de quesitos exigentes de mercado e economia em nosso país, postos da seguinte ordem:

• Identificação Pessoal com negócio;

• Afinidade com o segmento escolhido;

• Atualização constante sobre acontecimentos do ramo escolhido;

• Viabilidade financeira e de mercado;

• Capacitação profissional de pessoal;

• Aplicabilidade de Técnicas de Marketing do Produto

É certo que o proposto acima seja o norteador para um empreendedor, seja qual for seu negócio, parte dele é planejamento constante sobre o que vais fazer e como agir em situações adversas, a outra parte se dá pelo próprio empreendedor diante do seu negócio, como local apropriado para o seu negócio, respeito a capacidade financeira da empresa, atenção quanto aos impostos, inovação quanto a novos produtos e melhoramento da qualidade dos mesmos, um bom marketing dos produtos, aliado aos valores do próprio empreendedor.

2 Definições de um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com