TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE SUSTENTABILIDADE L&CONSTRUÇÃO

Artigos Científicos: PLANO DE SUSTENTABILIDADE L&CONSTRUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  1.142 Palavras (5 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Todas as empresas não importando o ramo de negócio precisam ter um modelo de sustentabilidade, pois esse enfoque é de suma importância no âmbito corporativo. Neste artigo abaixo encontraremos um modelo de sustentabilidade sugerido para que a construtora L&Construção tome medidas em relação à sustentabilidade, em várias áreas, como econômica, ambiental e social. Para desse modo amenizar os impactos que vem causando ao meio ambiente, já que tem adotado práticas extremamente poluentes e com um produto final que consome muitos recursos naturais.

Para alcançar o objetivo e criar um modelo de sustentabilidade foi investido tempo em pesquisa em várias áreas envolvendo a sustentabilidade, com o objetivo de criar projetos, e buscar áreas de estudo que possam amenizar os impactos ambientais dentro da construtora, ao mesmo tempo conscientizando os colaboradores e inspirando outras organizações.

A partir do projeto de modelo de sustentabilidade foram propostas medidas em várias áreas e a começa a trabalhar com materiais menos poluentes, a utilizar recursos como água e energia de forma sustentável e a pesquisar nessa área para descobrir cada vez mais tecnologias e processos menos impactantes ao meio ambiente.

Passo 1- Impactos da Construção Civil no Meio Ambiente

O setor da construção civil tem papel fundamental no desenvolvimento do país, e desta forma se torna peça chave para o atendimento dos objetivos globais do desenvolvimento sustentável. A indústria da construção é uma das atividades humanas que mais consome recursos naturais. Estima-se internacionalmente que entre 40% e 75% dos recursos naturais existentes são consumidos por esse setor, resultando assim em uma enorme geração de resíduos. Só no Brasil, a construção gera cerca de 25% do total de resíduos da indústria. Dados revelam que o volume de resíduos gerado - entulho de construção e demolição -, chega a ser duas vezes maior que o volume de lixo sólido urbano.

Além dos impactos relacionados aos resíduos sólidos, líquidos e gasosos, há também consumo de matéria e energia. Estima-se que mais de 50% dos resíduos sólidos gerados pelo conjunto das atividades humanas sejam provenientes da construção. A produção de materiais de construção é, ainda, responsável por poluição que ultrapassa limites tolerados em poeira e CO2. O processo produtivo do cimento necessariamente gera o gás carbônico, um dos principais causadores do efeito estufa. Para cada tonelada de clinquer (componente básico do cimento) produzido, mais de 600 kg de CO2 são lançados na atmosfera. Junte-se o sedimento ambiental da produção de outras indústrias com o crescimento mundial da fabricação de cimento, o resultado é que a participação do insumo no CO2 total mais que dobrou no período de 30 anos, entre 1950 e 1980.

Tais aspectos ambientais, somados à qualidade de vida que o ambiente construído proporciona, sintetizam as relações entre construção e meio ambiente.

Passo 2- Sustentabilidade Econômica

Objetivo Ação resultado

A economia tradicional sempre se preocupa com resultados

econômicos. Isto gerou ao longo do tempo uma aparente

incompatibilidade entre crescimento econômico e Sustentabilidade.

Essa visão vem sendo mudada.

Uma maneira do empresário se voltar às práticas reais da

Sustentabilidade é através da Ecologia Industrial que promove

mudanças na forma de tratar os resíduos o crescimento econômico e a sustentabilidade do meio ambiente devem atuar de forma conjunta para a preservação do ambiente e da vida.

Gestão de pessoas e processos e organização de palestras Projetistas, executores de obra, gestores de negócios, agentes financeiros, conscientizados e capacitados de modo multidisciplinar para a sustentabilidade desenvolvendo procedimentos para reduzir as perdas de materiais e aprimorar o manejo dos resíduos, gastando menos energia e o uso racional da água

Pesquisas sobre materiais e sistemas Mapeamento e disseminação de sistemas e ferramentas de projetos para redução de perdas de materiais.

Materiais e sistemas sustentáveis, e de menor custo

Implementação de bancos de dados públicos com informações técnicas e declarações ambientais

Passo 3– Sustentabilidade Ambiental

Objetivo Ação Resultado

Utilizar energia elétrica e água de maneira sustentável e investir na utilização de materiais menos poluentes Processos produtivos que usem de forma racional a energia elétrica e água Equipe consciente sobre o desperdício ocorridos na construção civil

Captar a água da chuva para utilizar nas construções e reutiliza-la sempre que possível Reduzir o volume e desperdício de água usada nas construções

Adaptar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com