TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLano De Negócio

Exames: PLano De Negócio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.452 Palavras (6 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 6

IETEC - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Módulo V – Gestão da Inovação

MBA em Gestão de Negócios

Turma 19

ARTIGO TÉCNICO

INOVAÇÃO ABERTA X MODELO FECHADO NAS EMPRESAS

Danilo Alves de Souza

daniloasouza@gmail.com

IETEC – INSTITUTO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

MBA GESTÃO DE NOGÓCIOS

Turma 19

Título: INOVAÇÃO ABERTA X MODELO FECHADO NAS EMPRESAS

Autor: DANILO ALVES DE SOUZA

Belo Horizonte, 11 / 04 / 2011.

AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO

AUTORIZO(MOS) A PUBLICAÇÃO DO ARTIGO TÉCNICO NA INTERNET, JORNAIS E REVISTAS TÉCNICAS DO IETEC.

NÃO AUTORIZO(MOS) A PUBLICAÇÃO OU DIVULGAÇÃO DO ARTIGO TÉCNICO.

CURSO: MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS

SEMESTRE/ANO: 1º semestre/2011 TURMA: 19a

TÍTULO DO ARTIGO: Inovação Aberta x Modelo Fechado nas Empresas

NOME (LEGÍVEL) ASSINATURA

Danilo Alves de Souza

Belo Horizonte, 11 / 04 / 2011.

RESUMO

Em razão da globalização e a crescente competitividade que profissionais e empresas vem enfrentando, o termo inovação vem tornando-se cada vez mais discutido no mundo empresarial. As empresas vêm desenvolvendo produtos, serviços, com base em constatações de números gerados por sistemas, pesquisas, entre outros. Estes resultados permitem que as empresas possam tomar um rumo/direção/estratégia para buscar algo novo a ser colocado no mercado. Sendo assim, as empresas e profissionais nos últimos tempos procuraram se manter mais perceptivos a inovação propriamente dita, pois através de tantas crises já vividas ao longo do tempo, pesquisas mostram que empresas que continuam a investir em suas capacidades inovadoras durante uma crise econômica, são as que têm o maior lucro quando o crescimento retorna.

Palavras-Chave: inovação, mercado, empresas, globalização, competitividade, gestão.

1. INTRODUÇÃO

Nos últimos anos a inovação tem ganhado cada vez mais importância, se estabelecendo assim como um dos fatores mais importantes para garantir o crescimento e competitividade às empresas. Já está mais do que comprovado sobre as diversas as evidências da importância do tema onde a inovação é fundamental para a sobrevivência em ambientes competitivos.

E uma das formas de inovação que vem ganhando força nos últimos anos é a Open Innovation (inovação aberta) onde esse termo foi promovido pelo professor Henry Chesbrough e que vem recebendo uma boa aceitação no meio acadêmico.

Com o Open Innovation é possível que empresas saiam daquele pensamento de que se a empresa possui os melhores talentos, ela então terá garantia de ter as melhores idéias ou ainda, empresas que pensam que se ela inventou algo, nada melhor do que ela mesma para realizar a comercialização.

O objetivo deste artigo é mostrar que, cada vez mais as empresas estão se atentando para a inovação aberta, devido às possibilidades de sucesso que estas podem ter realizando parcerias, compartilhando dessa forma informações entre entidades.

2. REVISÃO DE LITERATURA

Com base no site Wikipedia, inovação tem o significado de novidade ou renovação. Derivada do termo latino innovatio, inovação se refere a uma idéia, método ou objetocriado e que possui pouca ou nenhuma ligação com os padrões anteriormente conhecidos.

Inovação Aberta, de uma forma geral, foi introduzida por Henry Chesbrough. Henry Chesbrough apud Rafael Barifouse Revista Época on-line 02/03/2009, o modelo anterior, de inovação fechada, era de auto-suficiência. Faziam-se tudo por conta própria e não se contava a ninguém. Hoje, o conhecimento está em todo lugar e as companhias têm de usar melhor idéias de fora. Não é necessário nem esperto fazer tudo sozinho. A pesquisa está encarecendo, o ciclo de produtos está encurtando, e é preciso trabalhar mais duro para recuperar o investimento. Ser mais aberto permite não só poupar dinheiro, mas também tempo e compartilhar riscos. Mas a abertura não é só na entrada, também deve ser na saída de idéias da empresa. As companhias devem deixar outros usarem suas idéias para levá-las ao mercado em outros negócios.

De acordo com o Instituto de Inovação (2009), inovação é a exploração com sucesso de novas idéias, onde o conceito de inovação é bastante variado, dependendo principalmente da sua aplicação.

Inovação, no contexto da economia, foi introduzida por Schumpeter. Segundo a Wikipedia, Schumpeter concluiu que para que uma economia saia do seu estado de equilíbrio e entre em um processo de expansão é o aparecimento de uma inovação, que provocará uma alteração no estado de equilíbrio anteriormente observado. São exemplos de inovações: a introdução de um novo produto num determinado mercado, a descoberta de um novo método de produção ou de comercialização de mercadorias; a conquista de novas fontes de matérias-primas, ou ainda, entrada de um novo concorrente em qualquer segmento de mercado.

Chesbrough (2006) apud Instituto Inovação argumenta que as competências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com