TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLano De Negócios - Agencia De Publicidade

Pesquisas Acadêmicas: PLano De Negócios - Agencia De Publicidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  2.562 Palavras (11 Páginas)  •  1.232 Visualizações

Página 1 de 11

INSTITUTO AFRO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR

Faculdade Zumbi dos Palmares

Curso de Publicidade e Propaganda

EMPREENDER EM PUBLICIDADE:

PLANO DE NEGÓCIO DE AGÊNCIA DE PUBLICIDADE

CARLENE LIMA, ÉRICA ALVES, MARCONE PINTO

São Paulo

Dezembro 2012

CARLENE LIMA, ÉRICA ALVES, MARCONE PINTO

PLANO DE NEGÓCIO DE AGÊNCIA DE PUBLICIDADE

Trabalho multidisciplinar do 4º semestre, Noturno, do Curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Zumbi dos Palmares, Instituto Afro brasileiro de Ensino Superior.

São Paulo

Dezembro de 2012

INTRODUÇÃO

A alta competitividade do mercado moderno exige que toda empresa desenvolva alguma forma de planejamento. Estar atento às mudanças que ocorrem nos cenários econômico, social e político é inevitável para que as novidades não interfiram negativamente nos negócios e para ajustar o tempo de tomar algumas medidas evitando, assim, o encontro com possíveis surpresas desagradáveis.

O presente trabalho acadêmico teve objetivo compreender como se dá o processo de planejamento que antecede a abertura de uma agência de publicidade. Usando como meio de desenvolvimento o Plano de Negócio, este foi composto pelos seguintes aspectos: Análise das condições mercadológica, operacional, administrativa e jurídica; análise da viabilidade econômico-financeira e planejamento de marketing e comunicação para divulgação da mesma. Com tal exercício foi possível um contato maior com o ambiente e a rotina de trabalho de um administrador empreendedor. Desse modo pudemos desenvolver e aprimorar qualidades que nos tornarão bem-sucedidos em nossa vida profissional, tais como: Busca de oportunidades; Perseverança; Comprometimento; Atuação com qualidade; análise de riscos, Estabelecimento de metas e objetivas; Busca constante por informações; Viabilização de contatos e parcerias; tomada de decisão e obter acima de tudo confiança e independência;

3.1 Resumo Executivo

A agência Add+ surgiu em 2003 por iniciativa de três estudantes do curso de publicidade e propaganda, que sentiram no mercado a necessidade das empresas em se aproximar dos seus consumidores de forma mais humana.

Com foco neste novo conceito em que o consumidor final se demonstra mais exigente com padrões éticos, punindo empresas quando elas adotam atitudes por eles reprovadas, a Agência Add+ entrou no mercado publicitário com o objetivo de criar campanhas de comunicação, visando os novos conceitos da publicidade e do marketing 3.0, voltados para os valores e bem-estar do consumidor atual que está cada vez mais informado e exigente com o seu consumo.

A Agência Add+ transita entre as empresas privadas e empresas do terceiro setor, viabilizando a conexão entre os dois setores, atendendo as necessidades da empresa privada que busca agregar a sua marca e adquirir o status da responsabilidade social, e ONGs que buscam apoiadores e patrocinadores para seus projetos socioculturais.

A Agência tem como missão, a criação de campanhas de comunicação estratégica, voltadas para o marketing 3.0., a fim de fornecer subsídios de planejamento, criação e execução de ações, capazes de levar ao consumidor final, a percepção de uma marca preocupada com responsabilidade social.

3.2 Oportunidades

O agravamento dos problemas sociais mundiais ocasionou uma mudança no cenário empresarial. Um novo conceito, denominado marketing 3.0, passou a ser abordado e encarado pelas organizações como compromisso.

Segundo Philip Kotler os principais valores do marketing 3.0 são: fazer um mundo melhor, tecnologia de uma nova era, consumidor com coração, mente e espírito, valores, missão, visão e valores, funcional, emocional e espiritual e colaborações muitos para muitos.

O marketing 3.0 visa desenvolver uma postura empresarial onde a preocupação com a construção de uma sociedade mais justa, social e economicamente responsável e sustentável, acompanhe os valores e objetivos das empresas. E é nesse contexto que o marketing social ganha maior visibilidade no cenário empresarial mundial.

Marketing social é uma estratégia de mudança de comportamento. Ele combina os melhores elementos das abordagens tradicionais da mudança social num esquema integrado de planejamento e ação, além de aproveitar os avanços na tecnologia das comunicações e na capacidade do marketing [...] O termo marketing social apareceu pela primeira em 1971, para descrever o uso de princípios e técnicas de marketing para a promoção de uma causa, ideia ou comportamento social. Desde então, passou a significar uma tecnologia de gestão da mudança social, associada ao projeto, implantação e controle de programas voltados para o aumento da disposição de aceitação de uma ideia ou prática social em um ou mais grupos de adotantes escolhidos como alvo. (KOTLER e ROBERTO, 1992, p. 25).

No Brasil, a consciência de responsabilidade social surgiu em 1989 com o Grupo de Instituições, Fundações e Empresas (GIFE), mas foi formalizada em 1995. E a partir daí, as organizações não governamentais se fortaleceram e passaram a atrair incentivos públicos e privados, em razão de desempenharem atividades voltadas para o desenvolvimento da sociedade.

Um estudo recente realizado pelo Segundo o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), identificou o crescimento no investimento em ações sociais. O terceiro setor vem atraindo 16% a mais de investimentos públicos e privados.

Uma pesquisa realizada com três mil Ongs brasileiras, pelo centro de Estudos do Terceiro Setor da Fundação Getúlio Vargas, revelou que 55% das organizações são subsidiadas por recursos públicos. A soma é representada por: 30% que vivem de recursos próprios, privados e públicos; 11% que recebem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com