TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL "O Boticário é A Empresa Certa No País Certo"

Pesquisas Acadêmicas: PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL "O Boticário é A Empresa Certa No País Certo". Pesquise 787.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  2.468 Palavras (10 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

O principal objetivo deste trabalho é entender os fatores que contribuíram para o crescimento da empresa “O Boticário”, empresa de cosméticos e perfumaria.

Em um empreendimento é de grande valia um conhecimento de Marketing, pois é uma ferramenta essencial para o crescimento de uma empresa. Nas organizações a inovação e as mudanças também estão presentes. São provocadas por elementos complexos e interatuantes, como a mundialização da economia e a rapidez das alterações no contexto social e político, que afetam a sobrevivência imediata e a viabilidade futura das organizações. A comunicação integrada de Marketing é o processo de desenvolvimento e de implementação de várias formas de programas de comunicação com clientes existentes e potenciais no decorrer do tempo e tem como objetivo influenciar ou afetar diretamente o comportamento do público-alvo das comunicações. Com ajuda da CIM (comunicação integrada de marketing), é possível conhecer as formas de comunicação como: propaganda, promoção de vendas, relações públicas, marketing direto e vendas pessoais, que estarão exemplificadas ao decorrer do trabalho.

Logo, o trabalho abaixo fica bem visível como se faz num processo de negociação, quais as informações importantes se devem saber na hora de negociar algo.

2 DESENVOLVIMENTO

A CIM (comunicação integrada de marketing) é o processo de desenvolvimento e de implementação de várias formas de programas de comunicação com clientes existentes e potenciais no decorrer do tempo. O objetivo da CIM é influenciar ou afetar diretamente o comportamento do público-alvo das comunicações. O conceito de Comunicação Integrada em Marketing surgiu na década de 80, quando algumas empresas começaram a sentir uma necessidade de desenvolver estratégias para integrar suas ferramentas de comunicação. Contudo, é no final dos anos 90 que ela começa a ganhar força, juntamente com o processo de globalização, que traz como decorrência mudanças no comportamento social e de consumo da população, bem como um maior nível de competitividade entre as empresas. Hoje, o desafio para as empresas e agências de comunicação é saber como sobressair nesse cenário e fixar sua mensagem na mente dos clientes.

As cinco características são críticas para conhecer a filosofia da CIM e tomar consciência do que deve ser feito para programar essa filosofia na prática, tais são elas:

1 - O cliente é o ponto de partida para todas as atividades de comunicação de marketing.

2 - Esse segundo elemento é uma extensão natural do primeiro e de sua ênfase em iniciar a partir do cliente. Para analisar totalmente essa segunda característica chave da CIM, compensa fazer uma analogia entre as ferramentas disponíveis para os comunicadores de marketing (publicidade, promoções de vendas, patrocínios etc.) e as utilizadas pelo pessoal nos setores de trabalho artesanal, manual, como carpintaria, encanamentos e consertos de automóveis.

3 - As diversas mensagens devem falar com uma única voz. É inerente à filosofia e prática da CIM a exigência de que todos os diversos elementos de comunicação de uma marca.

4 - A quarta característica da CIM é a ideia de que a comunicação de marketing bem-sucedida exige a construção de relações entre as marcas e seus consumidores/clientes.

5 - Uma característica final da CIM é ter o objetivo de afetar o comportamento do público-alvo. Isso significa que a comunicação de marketing deve fazer muito mais do que apenas influenciar a conscientização da marca e otimizar as atitudes do consumidor no sentido da marca.

A comunicação integrada surgiu nas organizações como forma de aproximar os conteúdos dos diversos setores dentro de uma empresa. Com isso, houve a necessidade dos profissionais de comunicação, publicitários, relações-públicas, designers e jornalistas, dentre outros, passassem a trabalhar em conjunto, complementando as várias competências das habilidades distintas.

A CIM abrange as seguintes formas de comunicação:

• Propaganda - trata-se de qualquer forma paga de divulgação que tem como objetivo apresentar e promover ideias, produtos ou serviços, de caráter não pessoal, subsidiada por um patrocinador.

• Promoção de Vendas: São estratégias de marketing, efetivadas dentro e fora da mídia, em um período limitado, oferecendo suporte e incentivo a ações de venda pessoal (utiliza ferramentas de merchandising).

• Relações Públicas: Variedade de esforços para criar e manter uma imagem positiva da organização com seus diversos públicos (trabalha também com a geração de publicidade).

• Marketing Direto: Sistema interativo de comunicação que usa um ou mais meios de propaganda para obter uma resposta ou transação mensurável sem o uso de intermediários.

• Vendas Pessoais: É a venda em si; busca a interação e o relacionamento pessoal com o cliente, visando apresentar soluções com base em benefícios percebidos e valores agregados.

Como consumidor, analiso as ações que a empresa “O Boticário” tem em relação às formas de CIM da seguinte maneira :

Propaganda: As campanhas publicitárias dos produtos de O Boticário são desenvolvidas e criadas por agências especializadas em propaganda. Portanto, observo em quais meios de comunicação são feitas as propagandas, quais os pontos dos produtos que são mais destacados e as vantagens do produto para que eu como consumidora sinta confiável ao usar o mesmo.

Promoção de Vendas: Em relação à promoção de vendas destaco um ponto importante, pois observo qual é a diferença entre O Boticário e as suas concorrentes? Será que seus produtos despertará a necessidade de consumir? Quais benefícios terei como consumidor?

Relações públicas: Observo principalmente se a imagem da empresa é a mesma do inicio da sua abertura até hoje, pois é fundamental tenhamos conhecimento dos métodos que a empresa usa para manter uma imagem positiva.

Marketing direto: Percebo se de que e qual forma a empresa usa para se comunicar comigo, ou seja, eu como consumidora tenho que está atenta em relação as propagadas e a utilização de meios diretos que ela usa para se expressar como todos os clientes tanto os específicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com