TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Boticário é A Empresa Certa No País Certo

Artigo: O Boticário é A Empresa Certa No País Certo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.557 Palavras (7 Páginas)  •  700 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

3 CONCLUSÃO .....................................................................................................10

REFERENCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

A presente produção textual, tem o objetivo de analisar e utilizar os conceitos abordados nas disciplinas ministradas no 5º semestre de Administração, quanto ao artigo citado “O Boticário é a empresa certa no país certo”, referindo-se ao caso de sucesso de gestão e de marketing da empresa “O Boticário”, utilizando-se de material extraído da internet, livros textos, matérias em revistas e do próprio texto em anexo, tornando-se na maior rede de franquias em perfumaria e cosméticos do mundo, com cerca de 3.220 lojas, distribuídas em mais de 1.640 municípios brasileiros.

2 DESENVOLVIMENTO

• A C.I.M. e a fixação no mercado

A Comunicação Integrada de Marketing vem tomando espaço nas organizações, e resumidamente consiste nas várias formas de atingir o seu público alvo, através da Propaganda, Promoção de Vendas, Relações Públicas, Marketing Direto, Vendas Pessoais, etc.; buscando a empresa atingir e ampliar o canal com o mercado em que atua, visando chegar à uma identidade corporativa, e mantê-la da forma mais positiva possível, ressaltando o valor agregado da marca e promovendo a consciência sobre ela, tornando-se assim essa relação duradoura.

De acordo com (Sandhusen, 1998), a busca pela eficácia da comunicação, junto dos clientes, por meio da perspectiva da CIM, advém da necessidade de que as empresas transmitam uma mensagem coesa, independentemente da ferramenta de comunicação utilizada. O objetivo é gerar consistência na campanha de marketing, com chance de atingir os clientes certos, no momento e local certos, com as mensagens certas em um processo comunicacional eficiente.

Segundo (Kunsch, 1986), a CIM é uma das quatro áreas integrantes do composto de marketing, o “P” de Promoção, e abrange o conjunto de ações integradas de comunicação e promoção, que tem como objetivos:

a) Fixar o produto na mente do consumidor;

b) Criar uma imagem única, consistente, compreensível e crível sobre o produto;

c) Construir uma imagem de marca diferenciada e sustentável na mente do consumidor;

d) Oferecer informações e incentivos para o consumidor adquira o produto ou serviço da empresa;

e) Gerar atitude favorável dos diversos segmentos de público para as iniciativas da empresa.

O composto de marketing ou promocional abrange as seguintes formas de comunicação:

• Propaganda: Consiste numa apresentação impessoal e de promoção de um

produto ou serviço. O trabalho é pago e possui apoio de patrocinador identificado.

• Promoção de vendas: São incentivos em curto prazo, destinados a encorajar

a experimentação ou mesmo a própria compra de produtos ou serviços.

• Relações Públicas e Publicidade: Relaciona-se com uma diversidade de

programas que visam o desenvolvimento da Promoção ou Proteção de um determinado produto, serviço, marca ou organização.

• Marketing Direto: Refere-se ao uso de algumas ferramentas de contato

impessoal para comunicar ou solicitar resposta direta dos consumidores ativos ou até mesmo consumidores em potencial. Por exemplo: uso de correios, telefone, fax, email, outros.

• Venda Pessoal: Trata-se da interação (face a face) pessoal com os compra-

dores em potencial, de forma individualizada ou grupal, que tem como finalidade responder as dúvidas e retirar pedidos, por intermédio da apresentação de vendas. Sem dúvida, a primeira ação de marketing da empresa “O Boticário”, foi a instalação da sua primeira loja no aeroporto Afonso Pena em Curitiba – PR, pois serviu para que os viajantes comprassem os produtos e fizessem propaganda boca a boca em sua cidade de origem.

A empresa procura mostrar os benefícios que seus produtos podem oferecer no tratamento de beleza e colônias.

Atuar em um seguimento de mercado, onde havia crescimento na demanda e a utilização do sistema de franquias para minimizar os custos e chegar em praticamente todas as regiões do país, e foco nas camadas mais baixas da população, onde o crescimento do poder aquisitivo gerou um aumento na procura por esses produtos, foram os fatores que levaram a empresa a chegar ao seu sucesso.

As pesquisas de mercado são a ferramenta certa para entender melhor a concorrência que existe no seu mercado, trabalhar devidamente com o market share do seu negócio e encontrar soluções estratégicas com alto grau de precisão. A contratação de uma empresa de pesquisa de mercado pode ser fator determinante para entender concorrência, demanda e trabalhar campanhas de marketing e lançamento de produtos de forma otimizada, o que certamente a empresa faz com muita competência.

No meu ponto de vista, por ser uma empresa sólida, onde suas dívidas atualmente representam apenas 13% do patrimônio, os diretores optaram por não abrir o capital da empresa, continuando assim a manter controle sobre a gestão da empresa, onde o sistema de franquias possibilita que os franqueados assumam a maioria das despesas com reformas e imóveis é uma vantagem, e a entrada de empresas de capital aberto como a Natura na concorrência é uma desvantagem.

Em uma pesquisa a Bolsa de valores encontramos uma empresa de cosméticos denominada NATURA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com