TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Ensaios: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.624 Palavras (7 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Teoria Geral da Admnistração; Comunicação e Linguagem; Homen, Cultura e Sociedade e Comportamento Organizacional.

Prof.(s): Fabiano Galão, Ivan Campos, Elisa Nantes, Wilson Sanches e Mônica Silva

RESOLUÇÕES DAS QUESTÕES PROPOSTAS

01 - Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nesta constatação: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

R)De acordo com a Web Aula 90394: Unidade 2 – Teorias da Administração – pág. 03, para Max Weber a Teoria Burocrática, está ligada com: Normas; Regras; Divisão do trabalho; Impessoalidade; Formalização e Profissionalismo.

Os tipos de organizações descritas no texto se referema algo totalmente contrária á ideia de burocracia, já que elas fazem uso de profissionais Freelancers, totalmente informais, pois trabalham em casa, sem compromissos com horários, não estão submissos às normas e às regras da empresa, já que não são considerados como funcionários da mesma. Seu vinculo é curto e limitado, com objetivo único de desenvolver o projeto para o qual foi contratado, ditando a si mesmo o horário e o local para trabalhar, seu compromisso e apenas com o prazo para entrega.

02 - Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que se refere a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

R)De acordo com a pesquisadora, Rosabeth Moss Kanter, empresa de vanguarda é aquela que coloca seus valores no centro da cada estratégia, de cada ação. Os valores da empresa de vanguarda, uma vez que ela tem um senso de propósito, estão em sintonia com a criação de valor para a sociedade –o que é tão importante, para elas, quanto a criação de valor para o acionista ou os funcionários. Já que falamos neles, nessas organizações, os colaboradores decidem onde e quando trabalhar. Também discutem os valores com os seus líderes, bem como sua aplicação aos negócios. Tem mais: por vanguarda, entenda a empresa do século XXI.

Ao pesquisar sobre a empresa IBM foi possível encontrar que de acordo com sua proposta oficial, ela quer tornar-se uma companhia que influência as mudanças do mercado e não apenas uma empresa que reage às mesmas. Para isso pretende ser uma companhia dirigida para o mercado, através de uma cultura “obcecada pela qualidade”. Os argumentos estratégicos para a implementação da gerência do processo dentro do MDQ (Market DrivenQuality) são: abordagem gerencial que melhor faz frente a um ambiente competitivo, com objetivos de negócios crescentes e cada vez mais complexos, o aumento do nível de exigência dos clientes, os recursos limitados e a enorme carga de trabalho existente.

Já quando se trata da forma em relação a seus funcionários foi possível encontrar que dentro da empresa cada “ibmista”, (nome dado aoempregado da IBM), deve sentir-se intimamente relacionado aos resultados da divisão onde trabalha e luta pelos objetivos da mesma em uma atitude competitiva. Descentraliza-se a empresa, devendo o empregado inserir-se totalmente na divisão onde trabalha. A fim de estimular-se esta inserção, bem como a absorção de novos valores e criação de novas atitudes, como a participativa, a “obsessão interna pela qualidade”, assumir riscos, assumir riscos, a implementação do MDQ, para superar-se resistências a mudanças, como o fim do estilo de gerência paternalista, utilizam-se de elementos da cultura paternalista, utilizam-se de elementos da cultura organizacional da empresa, em um processo de ressocialização dos empregados, a partir de novos significados que foram estabelecidos na mudança de paradigma.

Já a empresa Google, de acordo com o site Computerworld, foi o primeiro colocado no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar em TI e Telecom de 2010, tem como filosofia que só com um ambiente de trabalho descontraído e regras flexíveis seus funcionários ¬ou Googlers, como são chamados internamente ¬terão condições de atingir o principal objetivo da empresa: criatividade para desenvolver soluções e produtos inovadores no mercado.

Um indício do modelo pouco convencional de gestão das pessoas é o ambiente de trabalho. Nos escritórios do Google no Brasil (em São Paulo e em Belo Horizonte), mesas de pingue-pongue, videogames, pufes e redes de descanso dividem espaço com mesas, cadeiras e computadores. Além disso, as baias de trabalho de cada um dos funcionários, inclusive a do presidente da empresa, são decoradas individualmente, graças a uma verba de 100 dólares que os empregados recebem quando entram na companhia.

"Um diferencial, seguramente, é o ambiente. Além de todas as atividades lúdicas, voltadas a fazer com que as pessoas se divirtam e trabalhem ao mesmo tempo, temos uma série de espaços de convivência", explica a gerente de recursos humanos do Google para América Latina, Monica Santos, que completa: "Isso está ligado com a cultura de colaboração".

A Empresa Facebook segue praticamente o mesmo padrão de gestão da empresa Google já que de acordo com uma pesquisa global realizada pela consultoria Glassdoor, o Facebook foi eleito a melhor empresa do mundo para se trabalhar no ano de 2012.Entre os diferenciais está uma longa lista de jogos para entretenimento como pebolim, videogames e pingue-pongue. Além disso, pais de primeira viagem na empresa recebem um bônus de US$ 4 mil para gastos.

“A atmosfera é incrível. Todos estão unidos para ajudar a empresa a alcançar seus objetivos em que todos nós acreditamos,e ao mesmo tempo é uma empresa aberta e acolhedora”, disse um dos funcionários do Facebook ao Glassdoor.

Em conclusão pode-se afirmar que todas as empresas acima citadas possuem modelos de gestão muito parecidos atualmente, ambas buscam oferecer ao máximo, o bem estar ao funcionário, garantindo-lhe muita flexibilidade dentro dotrabalho. Porém foi possível observar que mesmo tendo uma grande semelhança no modelo de gestão, as empresas se utilizam de caminhos diferentes para tal, por exemplo, a IBM faz com que seus funcionários a vejam como uma verdadeira “mãe”, fazendo com eles se sintam como fossem parte da empresa, Já o Facebook, aposta no entretenimento e na interação de seus funcionários, dando-lhes total autonomia. E o Google, se concentra em oferecer aos seus colaboradores felicidade e satisfação, pois acreditam que desta forma seus funcionários produzam melhor e de forma maiseficiente.

03 - A construção dos sentidos de um texto ancora-se em alguns recursos argumentativos. Discorra sobre os recursos utilizados nos itens acima. Observe que nos itens “d” e “e” temos recursos diferenciados dos anteriores. Comente sobre essa diferença.

R)Nos textos da questão foram utilizados alguns recursos argumentativos. Nos itens a, b e c foram utilizados: dados estatísticos e vozes de autoridade de forma indireta, ambos com objetivo de dar credibilidade ao tema abordado. Já nos itens “d” e “e” pode ser observado o uso do discurso direto onde o autor utiliza-se da fala de outra pessoa, no caso a voz de autoridade de Fernando Mantovani, eximindo-se da responsabilidade sobre o que foi dito no texto.

4 - O texto apresenta o que ele afirma ser “uma tendência que veio para ficar” que são os Freelancers. O texto também apresenta as vantagens deste tipo de contratação para a empresa, restringindo-se a um último parágrafo sobre uma insatisfação pontual por parte dos trabalhadores. Estabeleça um olhar critico sobre situação e discorra sobre a seguinte questão: Quais são as vantagens e desvantagens para o trabalhador do trabalho temporário?

* não faça uma simples listas das vantagens e desvantagens, mas discorra sobre cada ponto.

* indique no mínimo 4 vantagens e desvantagens.

R)Todo tipo de trabalho possui suas vantagens e desvantagens, e com os Freelancers não é diferente. Ser Freelancer significa que a pessoa não tem carteira de trabalho assinada, logo não tem direitos trabalhistas, e já que não possui trabalho fixo, fica praticamente impossível ter estabilidade financeira, porém nem tudo são pedras, pois ser Freelancer é ser informal, então, não há necessidade de cumprir horários pré-determinados, nem carga horária semanal, pode assumir vários projetos ao mesmo tempo, desde que cumpra com os prazos estipulados, pode trabalhar no conforto de sua casa, e em horários flexíveis, seu salário depende da quantidade de trabalho feito durante o mês.

5 - As novas formas de organização do trabalho, apresentadas no texto, podem ter consequências para o estresse do trabalhador? Quais seriam essas consequências? Elas são positivas ou negativas? Justifique a sua resposta

R)Devido às mudanças na estrutura interna das empresas, e as novas formas de organização do trabalho, o trabalhadordesenvolve suas tarefas de forma mais confortável, porém a cobrança de metas e de resultados por parte da empresa é contínua,a insegurança em relação ao dia de amanhã, se haverá trabalho ou não, a falta de estabilidade financeira, todos esses pontos negativosexerce sobre o trabalhador uma tensão diária, sendo esta um dos fatores culminantes para o surgimento da depressão.

REFERÊNCIAS

ESTRESSE no Trabalho e na Vida Pessoal. In: Instituto Ráshuah do Brasil, Meditação e Terapias Complementares. Disponível em: <http://www.rashuah.com.br/estresse_no_trabalho.htm>. Acesso em: 03 Abr. 2013.

FACEBOOK é eleito a melhor empresa para trabalhar. In: Exame.com. 2013. Disponível em:<http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/facebook-e-eleito-a-melhor-empresa-para-trabalhar>. Acesso em 04 Abr. 2013.

GOOGLE: os segredos da Melhor Empresa para Trabalhar em 2010. In: Computerworld, o Porta-voz do mercado de TI e Comunicação. 2010. Disponível em: <http://computerworld.uol.com.br/carreira/2010/07/23/google-os-segredos-da-melhor-empresa-para-trabalhar-em-2010/>. Acesso em 06 Abr. 2013.

ORGANIZAÇÕES burocráticas. In: ADMINISTRADORES, o Portal da Administração. 2008. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/organizacoes-burocraticas/23425/>. Acesso em: 03 Abr. 2013.

SUA empresa é de vanguarda ou vai a reboque?. In: HSM Online. 2010. Disponível em: <http://www.hsm.com.br/artigos/sua-empresa-e-de-vanguarda-ou-vai-reboque>. Acesso em 04 Abr. 2013.

UNIDADE 2 - Teorias da Administração. In: Colaborar, Ambiente virtual de aprendizagem. 2013. Disponível em: <https://www20.unopar.br/unopar/ava/aluno/formwebaula.action?gecronofer.gcofCd=229892&geoferturm.goftCd=6161259&gediscofer.gofdCd=1985076#3>. Acesso em 03 Abr. 2013.

...

Baixar como  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »