TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL PORTIFOLIO GRUPO

Ensaios: PRODUÇÃO TEXTUAL PORTIFOLIO GRUPO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  2.226 Palavras (9 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 9

Ipatinga

2014

INTRODUÇÃO

A partir de agora vamos conhecer um pouco da história da empresa Itapuã Calçados. Essa empresa sólida, e bem estruturada, que está no mercado brasileiro e internacional há quase 60 anos. Relatos sobre a trajetória de Severino Matias de Souza, que tinha um grande sonho, e esse sonho se tornou realidade.

Com base em estudos da Administração, destacamos Fundamentos e Teoria Organizacional; Comportamento Organizacional; Homem, Cultura e Sociedade e Comunicação e Linguagem.

Além da entrevista realizada em uma das filiais da empresa. O Gerente de Loja Leonardo Fernandes, que trabalha na organização desde abril do ano 2000, que iniciou sua carreira como estoquista, logo após foi vendedor, e pelo excelente desempenho, foi promovido ao cargo. Conta-nos um pouco do dia a dia dentro da loja com a equipe.

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE

Itapuã, uma indústria de calçados, sonhos e realizações!

Calçados Itapuã S/A CISA, está é a razão social. Conhecida por seu nome fantasia Itapuã Calçados. Situada na Avenida Vinte e Oito de Abril, 187, no Centro de Ipatinga, Minas Gerais. Telefone para contato é (31)3094-4015. É a mais nova filial da região, de número 145, inaugurada em novembro de 2011. No total são 155 filiais, e a matriz em Vila Velha no Espírito Santo. A estrutura e organização das filiais seguem o mesmo padrão, desde o gerenciamento, recrutamento e seleção de funcionários, layout de loja e demais áreas.

O jovem Severino Matias de Souza saiu de Surubim, PE, em busca de um sonho e melhoria de vida. Em Cachoeiro de Itapemirim, ES, montou seu primeiro negócio: uma lojinha com uma pequena fabriqueta de calçados ao fundo, que mais tarde se tornaria a Indústria Itapuã. Em 76, chamou a atenção do setor calçadista brasileiro inaugurando a sua primeira grande fábrica Itapuã. Na década de 80, fez da fábrica um grande complexo industrial e não parou mais de crescer.

Hoje a Itapuã é uma empresa com 2 unidades de negócio, uma rede

de lojas e uma unidade fabril. A rede de lojas é um varejo de calçados multimarcas atuante em três estados: ES, RJ e MG. A Itapuã Indústria fabrica e comercializa três marcas para lojistas do Brasil e do exterior: Sandálias Itapuã, New Face e ItSandal. É considerada uma empresa de grande porte, de acordo com a variável de faturamento, segundo o SEBRAE. O sonho de Severino tornou-se a realidade de milhares de colaboradores, fornecedores, clientes lojistas do Brasil e do mundo, além de milhares de consumidores. A imprensa e todo o setor calçadista do país reconhecem a qualidade dos calçados, além das competências e da dedicação da empresa nesses quase 60 anos. A estrutura organizacional utiliza o modelo de organograma, formal, que é planejado, o fluxo de autoridade é descendente. A estrutura começa com o Núcleo de Acionistas, responsável por investimentos financeiros. A administração é composta pelo Diretor Presidente, ele é quem aprova ou não, as diretrizes da empresa, responsável pelo sucesso e qualidade da organização, delega poder à outros cargos administrativos, dentre eles; Diretor Comercial define a estratégia comercial da empresa, custos, marketing, relação com fornecedores. Gerente de Vendas acompanha o mercado, lançamentos de novos produtos e serviços. Supervisor acompanha o gerenciamento de todas as filiais, avalia a gestão loja por loja, desempenho e organização, e avalia o mercado local, os concorrentes, e possibilidades de melhoria em geral. Gerente de Loja coordena a equipe de colaboradores dentro da loja, limpeza de setores, distribuição de metas, motiva a equipe para melhorar cada dia mais o atendimento ao cliente, conferência de mercadorias, abastecimento de loja. A equipe de colaboradores é composta pelos Vendedores, que mantem o contato direto com os clientes, responsável pelo atendimento, demonstração de produtos e seus benefícios, fidelização e fechamento de vendas. Operador de Caixa responsável pelo encerramento da compra, que é o recebimento, tanto pagamento de mercadorias, prestações e abertura de crédito. Estoquista responsável pela organização e conferência das mercadorias dentro da loja.

FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL

As lojas Itapuã se identificam com uma estrutura organizacional forma, e uma estrutura planejada, o fluxo de autoridade é descendente, ela é mais estável, é sujeita ao controle da direção e pode crescer a um tamanho imenso, dependendo da organização. A comunicação é basicamente vertical, onde os funcionários respondem aos chefes diretos. As estruturas formais são, em outras palavras, a idealização da organização. A função típica deste nível é tomar decisões estratégicas. Isto significa que, ao máximo que puder, os ocupantes de cargo estratégicos devem evitar atividades administrativas de nível tático e atividades de execução de nível operacional.

Níveis hierárquicos das lojas Itapuã

É o nível de decisões estratégicas gerais que afetam toda a Organização. É aqui que a Organização define e gerencia seu Planejamento Estratégico, definindo, por exemplo, missão, visão e valores, suas estratégias genéricas, as forças e vantagens competitivas a priorizar, sua curva de valor, o seu grupo estratégico e suas movimentações estratégicas (levando em conta a estrutura de seu segmento de mercado, e as barreiras e custos de mudança), as estratégias corporativas, entre outros fatores, sempre olhando para dentro (análise interna), para seus stakeholder, para o macro ambiente (análise externa e de tendências) e para os sinais de seu mercado. Função típica dos ocupantes deste nível: tomar decisões estratégicas (especialmente de posicionamento da Organização frente ao mercado) e dar condições de que haverá recursos humanos e financeiros para os projetos estratégicos. Ocupantes deste nível: Núcleo de acionistas, diretor presidente, diretor comercial Palavra-chave ao ocupante deste nível: empreender.

Ocupantes deste nível: Gerente geral e regional de vendas, supervisores, gerentes de lojas (que também atua no nível operacional). Palavra-chave ao ocupante deste nível: administrar.

Planejamento PODC Itapuã

O gerenciamento acima de outras coisas deve seguir alguns princípios da administração, os quais podem ser agrupados em quatro funções essenciais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com