TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO: DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS

Dissertações: PROJETO: DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  7.765 Palavras (32 Páginas)  •  2.875 Visualizações

Página 1 de 32

1. INTRODUÇÃO

A maioria das bebidas elaboradas com cereais nos últimos 8.000 anos é hoje considerada como cerveja. Os sumérios e egípcios produziam cervejas há mais de 5.000 anos e os babilônios já fabricavam mais de dezesseis tipos de cerveja de cevada, trigo e mel há mais de 4.000 anos antes de Cristo.

Na América do Sul, séculos antes da chegada dos espanhóis, os incas já bebiam cerveja de grãos de milho. O mais antigo código de leis conhecido, o de Hamurabi da Babilônia (cerca de 1.770 antes de Cristo), declara que a pena de morte poderia ser imposta àqueles que diluíam a cerveja que vendiam.

Papiros egípcios, de cerca de 1.300 antes de Cristo, referem-se ao regulamento de venda de cerveja. Na Idade Média, a cerveja foi utilizada como mercadoria para comércio, pagamento e impostos. Os monges aperfeiçoaram a tecnologia cervejeira e serviram, de certo modo, como vendedores por atacado. No século 14, a cidade de Hamburgo, no norte da Alemanha, era o centro cervejeiro da Europa, com mais de mil mestres cervejeiros.

1.1 A HISTÓRIA DA CERVEJA NO BRASIL

"Cerveja Marca Barbante" foi à denominação genérica dada às primeiras cervejas brasileiras que, com sua fabricação rudimentar, tinham um grau tão alto de fermentação que, mesmo depois de engarrafadas, produziam uma enorme quantidade de gás carbônico, criando grande pressão. A rolha era, então, amarrada com barbante para impedir que saltasse da garrafa. Refrescante e de baixo teor alcoólico, a cerveja foi aos poucos conquistando popularidade em nosso país tropical.

No Brasil a cerveja demorou a chegar, pois os portugueses temiam perder o filão da venda de seus vinhos. A cerveja chegou ao Brasil em 1808 trazida por uma família real portuguesa de mudança para o então Brasil colônia. Consta que o rei, apreciador inveterado de cerveja, não podia ficar sem consumir a bebida. Com a abertura dos portos às nações amigas de Portugal, a Inglaterra foi a primeira a introduzir a cerveja na antiga colônia.

Nos dias atuais a indústria de cerveja é um setor que vem crescendo cada vez mais e as cervejarias tem se beneficiado com a expansão da renda da população brasileira, o consumo só tende a aumentar.

1.2 A EMPRESA

OBJETIVO

Com o presente projeto, temos a satisfação de estar apresentando a empresa Distribuidora de Bebidas Jambalaia Bar, tendo como objetivo focar os pontos principais da empresa. A empresa fica localizada em São Carlos – SP, a sua característica é a distribuição de bebidas em geral.

Os principais clientes ficam localizados em São Carlos – SP, sendo assim a empresa tem mais agilidade e eficiência na sua emprega. Os fornecedores são distribuidores de grande porte e com um conhecimento da população bastante avançada.

Descrevemos a empresa em definições podendo transmitir Missão, Visão e Valores. O Objetivo da empresa é crescer 50% expandindo-se às principais cidades da região e a nossa estratégia e estar localizado em um local de fácil acesso e estar próximo aos nossos clientes.

MISSÃO

Oferecer produtos e serviços adequados às necessidades do mercado, agregando valor ao negócio com qualidade, respeito à vida e ao meio ambiente.

VISÃO

Saciar a sede dos consumidores de maneira divertida, ágil e competente

VALORES:

Oferecer serviços com melhoria continua mantendo com nossos clientes e colaboradores um relacionamento transparente e de confiança, promovendo o desenvolvimento social.

2. DIAGNÓSTICO DO AMBIENTE

Em 2010 o mercado de cerveja movimentou 11,3 bilhões de litros segundo dados do Sindicerv em todo o país. Com isso o mercado proporcionou novas marcas, ou novas filiais no Brasil.

Segundo dados da ABIR, revelam que o mercado de refrigerantes teve um aumento significativo, tendo um maior desenvolvimento, deixando o consumo de bebidas alcoólicas em 2° lugar, é o mais desenvolvido do seguimento.

Na Busca da melhor forma de distribuição física de seus produtos “engarrafados”, as empresas investem na formação de centro de distribuições próprios ou terceirizados com localidade estratégicos para facilitar a distribuição.

Em 2010, as vendas de cerveja tiveram um crescimento surpreendente. O consumo ultrapassou 126 milhões de hectolitros, além de a média anual de consumo ter elevado de 54 litros (2008) para 64,4 litros por habitante em 2010

As vendas têm crescimento continuo e nesse período, diversos fatores como a estabilidade econômica da bebida, o aumento na quantidade de consumidores, a diversidade de cervejas e as embalagens inovadas influenciaram no aumento do consumo por habitante

2.1. CLIENTES

O consumo de bebidas no Brasil apresenta números significativos. A cada ano são consumidos bilhões de litros de cerveja, de refrigerantes e de aguardente. Seja para uma reunião em família, um bate-papo com amigos, uma comemoração especial ou nas festas sazonais, as bebidas estão sempre presentes (SEBRAE, 2010).

O Distribuidor se destaca no mercado de bebidas como um elo entre o produtor e o consumidor. A grande maioria opta por vender produtos de marcas variadas, podendo atingir um número maior de clientes.

Os consumidores de cerveja, refrigerantes e bebidas em geral são encontrados em todas as regiões do país, caracterizando o público consumidor como bastante abrangente. Definir o alvo é importantíssimo para o empreendimento. Conhecer a faixa etária, hábitos alimentares, preferências de bebidas e faixas salariais são alguns dos itens necessários para esta definição. Sem dúvida alguma, a diferenciação é conseguida pela qualidade e variedade dos produtos comercializados e pelo atendimento aos clientes.

A diversificação do público dar-se-á com mais de um canal de vendas, sendo eles comerciantes, restaurantes, bares, lanchonetes e pessoas físicas. E o principal nicho a ser explorado será as empresas de eventos, que organizam festas de casamentos, formaturas, aniversários e outros eventos que contam com distribuidores próprios de bebidas em que estabelecem a quantidade a ser fornecida, a data de entrega, o valor do pagamento e outros. Portanto, essas empresas têm constituído um mercado bem promissor para as distribuidoras de bebidas.

Pensando em agregar ao negócio, também haverá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com