TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita A Empresa Lider Distribuidora De Bebidas

Dissertações: Visita A Empresa Lider Distribuidora De Bebidas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.678 Palavras (7 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4.

3 ENTREVISTA 7.

3.1 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA 7.

3.2 MERCADO DE CAPITAIS 8.

3.3 DIREITO TRIBUTÁRIO 8.

4 ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES COLETADAS 10.

5 IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS.....................................................................11.

6 CONCLUSÃO........................................................................................................12.

REFERÊNCIAS 13

APÊNDICES 14

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 15

ANEXOS 16

ANEXO A – Título do anexo 17

1 INTRODUÇÃO

A Administração financeira é uma ferramenta onde são armazenados todos os dados e informações das finanças, portanto verificando a análise das finanças que venha a fazer parte do dia a dia organizacional controlando bens, investimentos, compras com fornecedores, planejamentos e informações financeiras diretamente para tomada de decisões.

Visando também os conceitos econômicos e contábil que é fundamental para administrar e decidir a continuação de qualquer negócio considerando essas decisões fundamentais e necessárias para um bom desempenho de uma organização.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A administração é uma ferramenta simples, mas extremamente útil e poderosa para tornar a gestão financeira de sua empresa mais eficiente, auxiliando no planejamento financeiro e fornecendo informações para tomada de decisões. É considerado um dos principais instrumentos de avaliação da capacidade de uma empresa gerar recursos. Permite analisar como a empresa desenvolve sua política de captação e aplicação de recursos, o acompanhamento entre o projeto e o efetivamente realizado, identificando as variações e suas causas.

O custo de oportunidade e representado pelo valor de das oportunidades sacrificadas (não escolhidas). Diferente dos custos contábeis que são escriturados na contabilidade de uma empresa, custo de oportunidade é um custo implícito, que não aparece na contabilidade de uma empresa, porém é bastante utilizado pelos economistas para determinar a viabilidade de projetos empresariais. Custo de oportunidade, por indicar o custo resultante da não utilização da melhor alternativa de emprego de um recurso produtivo, ou numa linguagem mais coloquial o custo da alternativa deixada de lado.

Exemplo de custo de oportunidade: custo de oportunidade do capital; custo de oportunidade do imóvel; custo de oportunidade de mão de obra.

Toda empresa deve possuir orçamentos empresariais, orçamento é o plano financeiro estratégico de uma administração para determinado exercício. O orçamento geralmente e anual, mas que também pode ser mensal, trimestral, plurianual, etc. O orçamento deriva do processo de planejamento da gestão.

A administração empresarial, com a finalidade de atingir os resultados lucrativos deve estabelecer objetivos e metas para um período determinado, materializados em um plano financeiro, isto é contendo valores em moeda, para o devido acompanhamentos e avaliação da gestão.

O PlayBack Descontado demostra o tempo que leva para se ter o retorno do investimento, ou seja, o tempo necessário para o investimento se pagar e começar a dar lucro, levando em consideração o feito de ser trazer o fluxo de caixa o valor presente, descontado pelo TMA.

O PlayBack Descontado tem exatamente a mesma definição do PlayBack Nominal, porém o cálculo do é mais preciso por levar em consideração o valor do dinheiro no tempo.

È muito comum ocorrer confusão entre o que é um imposto, uma taxa ou contribuição. Todos eles são tributos cobrados por entes públicos (município, estado ou união), e servem para custear toda a máquina pública. Impostos, Taxas ou Contribuições são diferentes.

[...] as empresas procuram obter alavancagem operacional sempre que os seus custos fixos precisam ser cobertos pela ampliação da produção e, consequentemente, das receitas advindas das vendas. De forma geral, os projetos de alavancagem visam a aquisição de ativos imobilizados que aumentem o volume produzido e resulte em receitas mais que suficientes para cobrir todos os custos fixos e variáveis.

Taxa é um valor cobrado por conta de uma prestação de serviços de um ente público, seja ele municipal, federal ou estadual. Como por exemplo: taxa para emissão de um documento, taxa de limpeza pública.

Contribuição e especial ou de melhoria. Contribuição Especial é cobrada quando se destina a um determinado grupo ou atividade como por exemplo: INSS;PIS. Contribuição de Melhoria é quando ocorre uma melhoria que resulte em benefício ao contribuinte, como por exemplo quando é feito asfaltamento em uma rua, o valor do imóvel acaba aumentando por conta desta melhoria e isso gera a contrapartida do cidadão pois ele teve um claro benefício.

Impostos podem incidir sobre o patrimônio, sobre a renda ou sobre o consumo e servem para financiamento de serviços universais (educação, segurança).

Competência Tributária é o poder de criar tributos, sendo esse poder conferido pela Constituição Federal à União, os Estados-membros, ao Distrito Federal e aos Municípios. O lesgislador constitucional determinou quais tributos cada ente político pode criar, bem como limitou esse poder de criação, impondo limites.

O Mercado de Capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o objetivo de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização.

O Mercado de Capitais é constituído pelas Bolsas de Valores, Sociedades Corretoras e outras instituições financeiras autorizadas. O mesmo é subdividido em Mercado Primário e Mercado Secundário.

Mercado Primário é onde se negocia a subscrição de novas ações ao público, isto é, onde os valores mobiliários circulam pela primeira vez e onde a empresa obtém o capital para seus empreendimentos, pois o dinheiro da venda vai para a empresa.

Já o Mercado Secundário são as demais negociações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com