TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Por:   •  4/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.983 Palavras (8 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

MILLENA CARNEIRO RODRIGUES

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR 1

DROGARIA SÃO PAULO/ PACHECO (DPSP)

ITANHAÉM/SP

2021

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

MILLENA CARNEIRO RODRIGUES

DROGARIA SÃO PAULO/ PACHECO (DPSP)

Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) 1 apresentado à UNIP (Universidade Paulista) para avaliação bimestral do curso de Gestão de Recursos Humanos

ITANHAÉM/SP

2021

AGRADECIMENTOS

Dedico este trabalho aos professores do primeiro semestre do curso de Gestão de Recursos Humanos que através de vossos ensinamentos puderam me dar a base que tenho até o momento para a elaboração deste projeto que nada mais é do que uma conquista intelectual pautada na resolução de futuros desafios em minha carreira.

RESUMO

O presente trabalho, Projeto Integrado Multidisciplinar 1 trás o levantamento de informações a cerca da empresa denominada “Drogaria São Paulo/ Pacheco”, que atua no ramo do varejo com foco em vendas de produtos. O presente trabalho trás informações ante sua história, sua fundação, estrutura organizacional, forma como se dá sua comunicação empresarial, técnicas de informática bem como suas estratégias administrativas e utilização de recursos.

Palavras-chave: vendas; varejo; administração.

ABSTRACT

The present work, Integrated Multidisciplinary Project 1 brings up information about the company called “Drogaria São Paulo / Pacheco”, which operates in the retail sector with a focus on product sales. The present work brings information about its history, its foundation, organizational structure, the way its business communication takes place, computer techniques as well as its administrative strategies and use of resources.

Keywords: sales; retail; management.

SUMÁRIO

      INTRODUÇÃO.....................................................................................7

  1. HISTÓRIA E ADMINISTRAÇÃO...................................................... 8
  2. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL...................................................10
  3. TÉCNICAS DE INFORMÁTICA.......................................................12
  4. CONCLUSÃO.................................................................................14

BIBLIOGRAFIA...................................................................................15

INTRODUÇÃO

Pretende com o presente trabalho introduzir os conhecimentos adquiridos com as disciplinas ministradas no atual semestre em conjunto com as áreas de atuação da empresa “Drogaria São Paulo/ Pacheco” para demonstrar o grau de aproveitamento e entendimento que tive ao longo do curso. Os dados coletados da empresa são através de conhecimento prévio ante estudo, pesquisa na área, sites e conversa com colaboradores da área.

Neste trabalho serão citadas as formas de comunicação empresarial que facilitam a comunicação entre os colaboradores e que também afetam de forma positiva com seus clientes.

As técnicas de informática serão mencionadas a modo de passar como será e seria a evolução de todo esse processo sistêmico e como isso impactaria em sua estrutura organizacional.

HISTÓRIA E ADMINISTRAÇÃO

A administração tem forte embasamento em um processo cíclico, processo esse que destina ao “PODC” (planejar, organizar, direção e execução). A administração gira em torno deste plano ante estratégicas competitivas, sejam elas a curto, médio ou longo prazo que possam alavancar um empreendimento ao sucesso mas, nada disso se torna possível sem que os recursos sejam aplicados de forma correta, eficiente e eficaz. Os recursos humanos são o que impulsionam uma organização ao sucesso e, foi o que fez a grande rede de farmácia ao investir na capacidade e desenvoltura de seus colaboradores bem como seu lema que sempre foi a “empatia”, saber se colocar no lugar do outro, para assim poder saber e entender o real significado de eficiência e eficácia dentro de uma organização.

[1]A Drogaria São Paulo é uma rede que nasceu em 1943 atuando com venda por atacado e criou um novo conceito de farmácias, graças à intuição de seu fundador, Thomaz de Carvalho.

Nesses 73 anos de história, a Drogaria São Paulo também foi pioneira na implantação de atendimento 24 horas e na concessão de descontos especiais para aposentados através de seu cadastro apenas com CPF, telefone e e-mail, além disso, suas ações são referência no segmento, como a criação da Campanha de Doação de Ambulâncias, Campanha de Doação de Sangue, Campanha do Agasalho, Campanha de Doação de Brinquedos e programas permanentes de recolhimento de pilhas e baterias.

A Drogaria São Paulo e drogaria Pacheco (localizada no Rio de Janeiro) em 2 de agosto de 2011 anunciam uma fusão, motivo este que seria pelo faturamento que ambas teriam juntas, tornam-se um rede única interligadas ha um mesmo sistema, seja ele logístico, setor de RH e administrativo como um todo

[2]Juntas as duas somam uma receita bruta R$: 4,4 bilhões tornando-se no aspecto de faturamento a maior do Brasil. Em número de lojas elas somam 691 lojas, já sua concorrente a Raia Drogasil possui 720 drogarias.

O varejo farmacêutico nacional vai se definindo pela tendência de fusões para formar grandes grupos. Com mais de 100 anos de atuação, a Drogarias Pacheco S.A. é uma empresa que comercializa medicamentos e produtos de higiene e beleza. Seu capital é 100% nacional.

A Drogarias Pacheco, atualmente contam com mais de 350 lojas, distribuídas no Estado do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.

O crescimento da empresa se deu de forma mais abrangente em 2001 quando a sede e o depósito foram transferidos para a atual instalação, localizada na Rodovia Presidente Dutra, no bairro da Pavuna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (108.8 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com