TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Por:   •  18/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.861 Palavras (8 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 8

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM I

NOVO HORIZONTE/2019

Nº.

NOME

RA

01

Candido Aparecido de Aguiar

1907242

02

Veruska Aparecida Mendes Barbosa

1926220

03

04

05

06

RESUMO

        O presente trabalho tem como objetivo analisar a empresa S. M. Loto & CIA. LTDA., baseando-se nos conteúdos: fundamentos da administração, comunicação empresarial e tecnologia da informática. Neste artigo será explicado o desenvolvimento de cada área na empresa, desde seu início até os dias atuais.

INTRODUÇÃO

A empresa no ramo alimentício com gestão familiar tradicional, atuante a mais de 30 anos no comércio na cidade Novo Horizonte no interior de São Paulo, se destaca pela sua diversidade e qualidade dos produtos com os preços mais competitivos, proporcionando economia e principalmente a liberdade de pesquisa de seus clientes, priorizando sempre a excelência de atendimento do mesmo e principalmente a qualidade dos fornecedores.

A metodologia utilizada para adquirir as informações da empresa foi a entrevista. São utilizados alguns recursos de fundamentos da administração como: Gestão administrativa e estratégica. A comunicação empresarial é apenas interna.

 Percurso técnico de informáticas tais como software de vendas e controle de matérias através de códigos de barras assim mantendo a integridade dos relatórios e controle financeiro da empresa.

  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Mario Alberto Loto, brasileiro, casado, CPF 186.748.828-87, residente na Rua Tenente Ferreira, 580 Jardim Aeroporto – Novo Horizonte – SP, que no início da sua carreira começou com uma pequena loja de distribuição de materiais alimentícios há 30 anos, em meados de 1989 e seu abastecimento era através do estoque de um primo que também tinha um comércio na cidade, através dessa parceria Mario e seu primo deram início a uma sociedade.

Localizada na cidade Novo Horizonte, interior de São Paulo, na Avenida Guido Della Togna, 489, onde desenvolveu o seu trabalho.  Mario foi se capacitando cada vez mais dentro da sua área aprendendo muito com seu primo, com a experiência que o mesmo já tinha no ramo, no dia-a-dia com a rotina de vendas e principalmente a negociação e fidelidade com os fornecedores e seus clientes, começou a ver uma grande oportunidade de ampliar sua loja.

Ao lado do seu estabelecimento, havia um terreno que atuava como uma distribuidora de gás, e elaborou um plano de estratégia para realizar a compra do mesmo, já que ali ele tinha uma grande oportunidade de ampliar seu estabelecimento sem precisar se deslocar do seu endereço atual, e sem mexer com o comodismo da sociedade que já tinha sua loja como ponto de referencia.

E assim como planejado conseguiu realizar a compra do terreno, dando início a sua obra, com foco em cada detalhe da sua construção, sem deixar que a mesma afetasse na produção de sua atual loja, a qual se manteve em funcionamento ate o término da obra.

No final do ano 2000 Mario inaugurou a sua nova loja com amplas e modernas instalações, ambiente climatizado, sala de desossa de carne, câmara fria, sala de produção para padaria, depósito de mercadorias, entre outros, melhorando ainda mais seu atendimento ao cliente.

Atualmente sua loja ultrapassa a marca de cinco mil clientes com crediário interno ou pagamento a vista, em média seu faturamento mensal é de 700mil reais ao mês. Para desenvolver todo este atendimento são necessários 26 funcionários com carteira assinada, que são distribuídos nas seguintes funções conforme tabela abaixo;

Tabela 1 – Função, tempo de serviço e escolaridade. (Autoria própria).

[pic 2]

Proprietário; que é o empreendedor responsável por toda a empresa, cuida da missão, visão e assina por elas; faz pedido e elabora estratégias de vendas junto com os demais gerentes, recebe pagamentos dos clientes fidelizados no crediário, etc.

Gerente administrativo; que desenvolve a contabilidade da empresa cadastramento de produtos, etiquetas e cartazes de preços, etc.

Gerente geral; cuida da parte de recursos humanos, sinaliza ao proprietário qualquer necessidade a respeito do seu funcionário, desenvolve e planeja material de comunicação interno, fiscal de caixa, recebe mercadorias, faz pedido e negociação com fornecedores buscando melhor preços e prazos cuida do layout da loja, supervisiona toda a parte estrutural da empresa, como; instalações, veículos, maquinários, freezers, matérias de uso funcional, EPIs, etc.

Gerente de produção; é encarregado de supervisionar e produzir os alimentos da padaria e confeitaria, controla pedidos e encomendas, responsável pela organização do balcão e atendimento da padaria etc.

Encarregado de açougue; recebe e confere se as carnes são de boa qualidade, supervisiona e coordena a desossa e abastecimento do balcão frigorífico, ilhas e das câmaras frias, controla os pedidos e encomendas, responsável pela organização e atendimentos do açougue etc.

Operador de caixa; desenvolve o atendimento direto ao cliente com pagamento e recebimento de valores, fechamento de caixa e emissão de notas fiscais, etc.

Repositor de mercadorias; é responsável pela limpeza e o abastecimento de mercadorias nas gôndolas, atendimento ao cliente, tais como orientar o local exato de um determinado produto, etc.

Hortifrúti e varejo; realiza o abastecimento, armazena, organiza, higieniza o local de trabalho priorizando a limpeza de bancas e expositores de frutas e legumes, seleciona mercadorias separando as impróprias, precifica os produtos atende os clientes, embala as mercadorias conhecendo todos os códigos e produtos existentes em seu local de trabalho, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (195.6 Kb)   docx (74 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com