TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Por:   •  12/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.250 Palavras (9 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 9

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM II

CIDADE/ANO

Nº.

NOME

RA

01

Deise Monteiro da Silva

1955765

02

03

04

05

06

Espaço reservado para apresentar e descrever, de forma adequada e objetiva, os aspectos relevantes da pesquisa (teórica/prática). Em caso de citações deverá conter referências bibliográficas baseando-se nas normas da ABNT. Mínimo de sete e máximo de dez páginas.

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM II, apresentado como um dos pré-requisitos para aprovação do bimestre vigente no curso Superior Gestão Comercial.

INTRODUÇÃO

O presente projeto Integrado Multidisciplinar II , requisito obrigatório para conclusão do segundo bimestre do curso Superior em Gestão Comercial Da Universidade Paulista Unip , tem como objetivo apresentar o conceito e importância das matérias Economia e mercado, Matemática aplicada e Recursos patrimoniais, nas quais foram aplicadas na empresa EF Englishlive Do Brasil a fim de colocar em prática todo o conhecimento adquirido no decorrer deste bimestre.

Ao final deste projeto espero demonstrar como podemos melhorar a gestão de um negócio aplicando técnicas corretamente, tendo conhecimento de mercado e de recursos materiais, podendo indicar também o que se pode melhorar . O conhecimento destas matérias aqui apresentadas é de extrema importância para o desenvolvimento de qualquer negócio.

  1. ECONOMIA DE MERCADO
  1. Conceito

A economia é a ciência que estuda os fenômenos relacionados com a obtenção e utilização dos recursos materiais. Ela estuda as formas de comportamento humano resultantes das relações entre as necessidades do homem e os recursos disponíveis para deixa-los satisfeitos.

Ela estuda as formas de comportamento humano e os recursos disponíveis para satisfazê-las.

Pode ser aplicada em variados campos, por exemplo , industrial, religioso,político ou ate mesmo saúde.

Na empresa EF English Live do Brasil foi analisado os principais problemas econômicos que fazem parte dessa ciência econômica : Necessidades humanas ilimitadas, e recursos produtivos necessários para a produção de bens ou serviços escassos.

Sabemos que a escassez é o ponto principal quando falamos de economia , pois os recursos são limitados para satisfazer todas as necessidades da população. Por isso neste estudo da economia e mercado aparecem questões como inflação, desemprego, etc. Assim, o melhor a se fazer é propor uma melhor utilização dos recursos de modo a atender o Maximo de necessidades humanas possível.

Na empresa EF Englishlive do Brasil, por exemplo, já ocorreu escassez de professores disponíveis para dar aulas de inglês em determinados horários, o que leva ao aluno extrema insatisfatez e até a busca em outras concorrentes da empresa.

Por conta da escassez dos recursos, relacionada as atividades do homem é que começa os “problemas econômicos”, deixando assim novos desafios para a economia “ o que e quanto, como e para quem produzir”. Em relação ao que produzir e quanto produzir, com essa escassez de recurso de produção, devem se decidir quais os horários disponíveis e quais aulas serão dadas .

Na escassez de professores de inglês,         a empresa decidirá ao que tem menor custo ou valor mais acessível em sua contratação.

Mercado:

É o local onde são realizadas as transações econômicas , ou seja, venda e troca de bens e serviços , entre empresas e particulares, através de um processo de negociação. Determinam preço e quantidade do bem a ser transacionado entre ambos, sendo a principal atividade econômica do homem.

Na economia, é contemplada a existência de varias classes de mercados:

Retalharistas, grossistas, de matérias-prima, e de ações.

São dois os mercados principais:

Formal> formado por lojistas, empresários, frotistas, comerciantes, que possuem firma registrada na junta comercial de forma legal. E o mercado que tem menos oportunidades a oferecer por ser muito exigido por trabalhadores.

O mercado da empresa Englishlive do Brasil é o mercado formal.

Este mercado é o que as pessoas procuram empregos que sigam as normas, como por exemplo, respeitar o direito do trabalhador, assinar carteira, além de um bom salário.

Existem muitas estruturas de mercado, por exemplo, o monopólio, onde é uma única empresa que domina a oferta de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam. Desta forma elas têm aquele direito de exclusivamente desfrutar da exploração dos consumidores e colocam preços absurdo em seus produtos, afinal, só elas comercializam aquilo.

O que não ocorre na Empresa EF English Live do Brasil pois existem várias concorrentes no mercado aberto.

Mas o mercado monopolista tem domínio no setor que atua, e se torna o “dono do mercado”.

Já o oligopólio é uma forma de mercado caracterizado por varias empresas que dominam o setor da economia ou produto colocado no mercado, cada um detem uma grande parcela do mercado, e tem autonomia para mudar os preços comercializados, representando assim uma concorrência imperfeita, como por exemplo empresas de mineração, alumínio, aço e bancos.

Tem também o monopsonio, é uma forma de mercado com apenas um comprador e vários vendedores.

Existe também o mercado de concorrência perfeita, é onde o consumidor e o produtor se encontram em equilíbrio , ambos tem a informação de quando e quanto consumir determinado bem, sendo assim caracterizado pela de um grande números de compradores e vendedores por uma situação limite , na qual nenhuma empresa ou consumidor tem o poder de influenciar o preço do mercado, o produto em questão é homogêneo.

1.2

Microeconomia e macroeconomia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (100.9 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com