TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Por:   •  27/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.060 Palavras (9 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 9

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM I

MARABÁ/2020

Nº.

NOME

RA

01

GLEISSIANE CARNEIRO MARACAIPE

2045923

02

03

04

05

06

Espaço reservado para apresentar e descrever, de forma adequada e objetiva, os aspectos relevantes da pesquisa (teórica/prática). Em caso de citações deverá conter referências bibliográficas baseando-se nas normas da ABNT. Mínimo de sete e máximo de dez páginas.

INTRODUÇÃO

O vocábulo Administração surgiu do latim, ad – que significa direção, tendência para, e minister – que significa subordinação ou obediência, ou seja, quem realiza uma função sob comando de outra ou presta serviço a outro, (CHIAVENATO, 2003 apud CARVALHO, 2008). Esse conceito de administração foi desenvolvido, e atualmente, é entendido como um conjunto de ações que servem para planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos com a finalidade de alcançar os objetivos das organizações.

A administração é necessária para o crescimento de qualquer organização, assim como, as técnicas da Tecnologia da Informação. Dessa forma, atrelando o conhecimento administrativo com a Tecnologia da Informação, haverá um bom desenvolvimento organizacional. Contudo, é importante ressaltar que sem o planejamento, a organização, a liderança, a execução e o controle são considerados decisões e/ou funções, sem as quais o ato de administrar estaria incompleto.

E o que uma organização? A organização é um conjunto de processos que, caso sejam falhos, podem resultar no insucesso da organização. Um processo é qualquer esforço realizado dentro da organização que envolva materiais, pessoas e equipamentos. Portanto, cada setor tem seu processo que se não for bem administrado, não alcançará os objetivos da organização.

Este trabalho retrata a parte de gestão organizacional administrativa da empresa Sorvetes Tocari, a partir da base teórica das disciplinas de Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática, conseguiu-se realizar uma análise funcional da empresa. Para o desenvolvimento deste, inicialmente, foi feita uma visita in loco, no qual foi apresentado o ambiente laboral, que funciona a parte administrativa e de produção da empresa.

        Ainda, foram realizadas entrevistas com o diretor da empresa, as relações humanas, faturamento e financeiro do empreendimento para entender como funciona todo o processo administrativo da organização. Assim, com as informações obtidas sobre o funcionamento administrativo da organização e a teoria da sala de aula à distância, foram feitas as análises, buscando observar se a empresa apresenta o padrão esperado para se ter um êxito empresarial.

  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Fundamentos da administração é um tema que nos remete a pensar sobre gerir pessoas, recursos, com o intuito de alcançar metas. Portanto, para ser um bom administrador é de suma ter O amadurecimento das teorias de administração, que inclui em sua definição o processo de planejar, organizar, liderar e controlar, resultando em um ciclo.

De acordo com Peinado (2007), o planejamento estabelece que as decisões sejam tomadas com suporte de informações e dados, pois o risco de insucesso pode ser alto, ao se basear em apenas palpites ou suposições. Quanto ao fator organizar, pode-se dizer que é o processo de designar o trabalho, a autoridade, os recursos e os membros da organização, ou seja, organizando se cria um mecanismo para colocar em prática o que foi planejado. Liderar consiste em motivar a equipe, ser justo e dar o melhor de si. Muitas vezes o líder trabalha como mediador. Por fim, mas não menos importante, é necessário controlar, verificar se tudo está saindo de acordo com o planejado, e caso haja algum desvio, o administrador deve tomar providências para que volte à normalidade.

Esse diagnostico visa conhecer e analisar a empresa Sorvetes Tocari, apresentando seus pontos fortes e deficiências, tanto no que diz na administração da organização como nas questões de tecnologia informacional e comunicação, que são quesitos que caminham junto para um bom desenvolvimento do empreendimento.

 A Sorvetes Tocari tem sua sede localizada na Folha 32, quadra 19, lote 1, no Bairro Nova Marabá, no município de Marabá, no estado do Pará. Ela está no mercado a mais de 20 anos, atuando no ramo alimentício, com a produção de sorvetes e picolés com frutos típicos da Amazônia e trabalha com a fabricação e distribuição de produtos por Marabá e região.

A estrutura organizacional da empresa é simples e enxuta. A empresa tem vinte e quatro (24) funcionários, dos quais quatro (4) trabalham no escritório, sendo responsável pela administração da empresa, sendo que o sócio administrador realiza a função da direção da empresa; a gerente de recursos humanos, organiza a parte de contratação, pagamentos de funcionários, férias, e todo assunto relacionado aos recursos humanos; e ainda tem duas auxiliares administrativas, uma trabalha com faturamento e cobranças , e a outra trabalha na parte de recepção da empresa.

Os demais funcionários desempenham papeis na produção, na venda e na entrega do produto. O vendedor externo que possui a função de oferecer o produto a clientes, como comércios, posto de gasolina, comerciantes em geral. O motorista, que desempenha o papel de dirigir o transporte que leva os produtos. E ainda, os colaboradores que fazem parte da equipe da produção, limpeza do local e atendimento a clientes físicos que compram na empresa.

O vendedor externo utiliza um aplicativo chamado Smart dolls no smartphone. Nesse aplicativo, apresenta o controle de estoque da empresa, assim, o vendedor apenas venderá o que tiver a pronta entrega. Esse tipo de sistema de venda é conhecido como Just in Case. Quando o vendedor faz o pedido, já aparece no sistema de faturamento da empresa, para ser feito a separação e a entrega da mercadoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (135.7 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com